20 aplicativos para quem quer abrir e gerenciar uma empresa

9 min de leitura
Imagem de: 20 aplicativos para quem quer abrir e gerenciar uma empresa

Abrir um negócio próprio é um investimento que sempre envolve riscos, além de exigir muito empenho e dedicação de seus proprietários. Porém, com o advento da tecnologia, ficou muito mais fácil gerenciar diversos aspectos da empresa.

A mobilidade oferecida por smartphones e tablets foi responsável por uma das principais revoluções na área. Graças a ela, é possível abrir e editar documentos, enviar arquivos, controlar as finanças, organizar projetos e até realizar pesquisas de opinião – tudo isso à distância.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essa enorme flexibilidade é ideal para quem costuma viajar a negócios ou precisa estar sempre se ausentando da companhia. Por isso, o TecMundo preparou uma lista com diversos aplicativos  que podem ser usados por empreendedores para otimizar os resultados.

1. ZeroPaper

ZeroPaper é um aplicativo de controle financeiro simples, especialmente desenvolvido para Autônomos, Profissionais Liberais, MEI's e Micro empresas. O aplicativo permite analisar situações financeiras, além de apontar os caminhos para que você melhore sua gestão por meio de verificações orçamentárias.

Dentre as várias funcionalidades, o aplicativo oferece ao usuário a possibilidade de incluir fotos de comprovantes de pagamento, geolocalizados e associados a fornecedores.

Download: Android | iOS

2. GuiaBolso

O GuiaBolso tem uma tecnologia inovadora de conexão com os bancos que puxa automaticamente todas as suas informações financeiras e coloca em um único lugar de forma organizada e gráfica.

Como tudo é automático, você pode começar a controlar o orçamento imediatamente, com apenas alguns cliques. A tecnologia do GuiaBolso já é utilizada por milhões de pessoas no mundo que procuram inteligência para suas decisões financeiras e pela primeira vez está sendo lançada no Brasil.

Download: Android | iOS

3. Office para iPad e tablets Android

A Microsoft lançou os principais programas do Office em versões especialmente criadas para o iPad e para os tablets equipados com Android. Dessa forma, você poderá produzir conteúdos de texto, apresentações e planilhas também nos dispositivos com a comodidade e familiaridade das ferramentas do pacote.

Para utilizar o software é necessário que você efetue a conexão com a sua conta da Microsoft. Feito isso, você tem acesso à interface do aplicativo, porém em modo de leitura. A edição e a criação de novos documentos requer que você faça uma assinatura do Office 365.

Download iOS: Word, Excel e PowerPoint | Android: Word, Excel e PowerPoint

4. Microsoft Office Mobile

Microsoft Office Mobile é a versão mobile da suíte de edição de documentos da Microsoft. Através dele, você poderá abrir e também editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint. Além disso, também é possível criar novas planilhas e arquivos de texto do Word e Excel.

Todo o conteúdo do Office Mobile é enviado diretamente para a nuvem e poderá ser aberto em outros dispositivos, como smartphones e tablets Android, PCs, dispositivos com iOS (iPads e iPhones) e Windows Phones. Além disso, você poderá acessar os documentos do Office armazenados no Ondrive, no Ondrive for Business e no SharePoint.

Download: Android | iOS | Windows Phone

5. Dropbox

O DropBox  é um aplicativo de armazenamento e sincronização em nuvem bastante popular que permite aos seus usuários guardarem diversos tipos de arquivos, como fotos, vídeos, músicas, documentos, programas e muito mais. Você pode acessar seus documentos via internet a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo.

Além disso, ele também tem outra utilidade interessante para o mundo dos negócios:  o compartilhamento de conteúdo entre mais de uma pessoa. Assim, você pode manter arquivos que podem ser alterados e editados por diversos colaboradores, mantendo-os sempre sincronizados.

Download: Android | iOS | Windows Phone

6. Google Drive

Google Drive é mais um serviço lançado pela Google que tem causado furor na internet. Ele oferece 5 GB de espaço na nuvem para você armazenar arquivos, documentos e pastas online em uma espécie de disco virtual.

Esta possibilidade começou com o Google Docs, que agora é integrado ao Drive. Você agora pode compartilhar itens com seus amigos e ainda tem a possibilidade de disponibilizar documentos e arquivos offline, para consultar e acessar quando quiser.

Download: Android | iOS

7. SurveyMonkey

SurveyMonkey permite criar questionários e pesquisas, enviá-los a qualquer pessoa e monitorar seus resultados em qualquer lugar e a qualquer hora. Agora, a plataforma de questionário líder mundial pode acompanhá-lo onde quer que vá. 

O aplicativo da SurveyMonkey torna mais fácil: escrever e elaborar questionários e pesquisas em poucos minutos; enviar questionários para qualquer pessoa pela web, email ou através das mídias sociais; monitorar respostas em tempo real; e transformar seus dados em insights práticos.

Download: iOS

8. Evernote

Evernote é um aplicativo que praticamente dispensa introduções, sendo um dos serviços mais conhecidos para fazer anotações e organizar arquivos.  Com ele, você pode registrar ideias, criar lembretes, guardar imagens e deixar tudo separado em um sistema de “fichários”.

Dessa forma, você pode garantir uma boa identificação visual do conteúdo e muita facilidade para encontrar o material posteriormente. Além disso, agora é possível compartilhar notas e conversar com outras pessoas para realizar um trabalho conjunto.

Download: Android | iOS | Windows 8 | Windows Phone

9. OneNote

O Microsoft OneNote é uma das principais novidades do lançamento do Office 2010, e traz em si a ideia de um bloco de notas totalmente reformulado, em que o principal objetivo é a facilidade de uso e versatilidade.

Com ele, você pode realizar anotações de forma rápida, com direito a adição de imagens, capturas de tela e até mesmo vídeos e gravações de voz.

O OneNote pode ser interpretado como um verdadeiro caderno de anotações, funcionando de forma semelhante à sua versão física. Você pode adicionar novos cadernos, separar cada um deles por sessões, criando lembretes separados para cada tema.

Download: Android | iOS | Windows 8 | Windows Phone

10. Controle de Vendas

Se você trabalha como autônomo certamente enfrenta dificuldades para controlar suas vendas e cobranças. Controle de Vendas é um aplicativo desenvolvido totalmente em português, que tem como objetivo auxiliar você na hora de registrar os produtos vendidos.

É possível criar um cadastro de clientes e vendas, receber notificações de cobranças, emitir relatórios completos e fazer backup dos dados. E tudo isso pode ser protegido por uma senha, garantindo a segurança de suas informações no Android.

Download: Android

11. Serasa Experian

Consulta Serasa Experian Mobile é um aplicativo criado para você obter acesso ao Decisor Mobile, primeiro produto de decisão da Serasa Experian para smartphones e tablets.

É a solução ideal para empresas que precisam de agilidade, segurança e mobilidade na concessão de crédito. Com o Decisor, você pode avaliar e tomar decisões precisas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Download: Android

12. Trello

Trello é o aplicativo oficial do gerenciador de projetos gratuito. Com ele, você pode ficar sempre de olho no andamento dos processos, além de poder fazer mudanças no status das tarefas e incluir detalhes sobre os projetos.

Antes de tudo, você precisa criar uma conta no Trello. Coloque seu nome, endereço de email e senha. Se preferir, você pode fazer login usando sua conta do Google (pode ser a mesma usada para fazer downloads no Google Play). Depois disso, o Trello já está pronto para ser usado.

Download: Android | iOS |Windows 8

13. Trabalhista

Trabalhista é um aplicativo ideal para quem tem curiosidade em saber como funcionam os cálculos trabalhistas na CLT ou até para profissionais da área utilizarem para cálculos e simulações rápidas. É bastante simples de usar e possui um bom nível de precisão. Utiliza tabelas de INSS e IRRF que são atualizáveis.

Mas não tem a intenção de ser uma ferramenta profissional para cálculos trabalhistas formais e exatamente aferidos com as leis trabalhistas. É apenas uma ferramenta para uso rápido e informal. Para isso, procure sempre um bom profissional de contabilidade.

Download: Android

14. Cielo Mobile

Diante das formas de pagamento digital, o dinheiro de papel é cada vez menos utilizado. Qualquer um pode efetuar suas compras com o cartão de pessoa física, ou cartão PJ, em diversos estabelecimentos físicos ou mesmo nos principais sites da internet. No entanto, profissionais liberais sofrem com a falta de solução, uma vez que os equipamentos para a transação não permitem mobilidade.

Usuários do iPhone, iPad e iPod Touch podem transformar seu dispositivo em uma máquina de cartão de crédito com Cielo Mobile. Totalmente seguro, o aplicativo permite que seus clientes efetuem o pagamento pelo cartão por meio de conexões sem fio. Além de criptografar os dados, ele não salva qualquer informação no aparelho e envia comprovantes de pagamento para o email do cliente.

Download: Android | iOS

15. Comanda eletrônica restaurante

Comanda eletrônica restaurante é um aplicativo desenvolvido para aumentar a agilidade no atendimento de restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais. Com o auxílio do software, o pedido de cada cliente pode ser feito diretamente na tela de um smartphone ou tablet, sendo enviado em seguida a uma impressora conectada por uma rede wireless.

Não só isso garante uma maior rapidez na hora de atender consumidores como ajuda a aumentar a confiança do serviço. Além de os pedidos podem ser conferidos pelo cliente antes de serem enviados, os documentos gerados também servem como uma forma de obter um controle maior sobre os itens comercializados durante um dia de trabalho.

Download: Android

16. Nota Fiscal Paulistana

O aplicativo mobile da Nota Fiscal Paulistana, da Prefeitura de São Paulo, é compatível com qualquer modelo de smartphone. Sua maior inovação é a emissão de notas fiscais pelo celular, dispensando o uso de computadores e impressoras. O aplicativo apresenta uma série de outras funcionalidades, que podem ser utilizadas tanto pelos prestadores de serviços quanto pelos tomadores. Confira as principais características:

Prestador de serviço: Empresas (Pessoas Jurídicas), Autônomos e Profissionais Liberais (Pessoas Físicas): Emite Notas Fiscais; Envia em tempo real as Notas Fiscais por SMS e e-mail; Cancela Notas emitidas; Consulta e visualiza as Notas emitidas, recebidas e canceladas; Recebe mensagens do Programa Nota Fiscal Paulistana; e Configura e altera os dados da sua empresa.

Download: Android

17. Taskmind

Taskmind é um gerenciador e sincronizador de tarefas, especialmente desenhado para administrar equipes. Com ele, você pode planejar e organizar projetos e de forma fácil, sempre focando o trabalho em conjunto. O app também ajuda você a se manter 100% atualizado, sincronizando as listas de atividades dos seus colegas. Você também pode delegar tarefas e fazer modificações offline – tudo é automaticamente sincronizado quando o seu dispositivo se conectar à internet.

O programa permite que você converse diretamente com qualquer pessoa, evitando desentendimentos e emails longos e complicados. Ainda, o sistema inteligente de taskmind alerta você caso algum membro esteja sobrecarregado, sugerindo mudanças na organização das atividades, o que ajuda a manter a equipe em equilíbrio.

Download: Android

18. ArioFlow

ArioFlow - Forms for Tablets é um criador de formulários feito para empresas que querem se livrar de vez dos papéis e passar todos os seus dados para o meio digital. Com ele, realizar cadastros vão passar a ser muito mais rápidos, além de poderem ser facilmente corrigidos, no caso de algum dado ser preenchido da forma errada.

Usar o ArioFlow é extremamente fácil. Todo o processo de criar um formulário e preencher suas informações pode ser feito diretamente por ele, agilizando consideravelmente essa tarefa. Os dados resultantes ficam cuidadosamente armazenados no sistema, mas podem ser transmitidos entre outros aparelhos Android com o aplicativo que estiverem sincronizados.

Download: Android

19. Consulta CPF/CNPJ

Com este aplicativo você pode consultar e comprovar a situação cadastral de um contribuinte ou de uma empresa na Receita Federal. Você informa o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ ( Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e o sistema retorna se há ou não alguma pendência referente a entrega de declarações de imposto de renda no último exercício fiscal.

Download: Android

20. Wrike - Gestão de Projetos

Wrike – Gestão de Projetos é o aplicativo para Android que conecta você ao serviço online de gerenciamento de projetos homônimo, permitindo que você acompanhe a evolução dos trabalhos que esteja participando onde e quando quiser.

O Wrike é uma plataforma online que visa oferecer ferramentas e recursos para que a sua rotina profissional se torne mais eficiente, descomplicada e ágil. A flexibilidade das funcionalidades disponibilizadas possibilita que equipes multifuncionais colaborem uma com as outras e finalizem suas tarefas com sucesso em um só lugar.

Download: Android

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.