Saiba como dar um novo visual colorido para as pastas do seu PC

2 min de leitura
Imagem de: Saiba como dar um novo visual colorido para as pastas do seu PC

Se você está querendo dar uma revigorada no visual da sua máquina, que tal começar a mudança dentro dela dando cores para as suas pastas? São detalhes simples como esse que deixam o ambiente do seu computador mais agradável e, é claro, muito mais organizado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se está difícil localizar algum diretório no seu PC, as cores vão facilitar a detecção e ainda é possível mudar a aparência das pastas para formatos de versões anteriores dos sistemas operacionais da Microsoft.

Para alterar os ícones do Windows, é necessário fazer o download do programa Rainbow Folders disponível no Baixaki. O software permite ajustar os níveis de saturação e matiz até chegar à cor desejada.

Além disso, você pode favoritar as cores customizadas e alterar a aparência das pastas usando a opção “Style”. Sem mais delongas, vamos mostrar como essa ferramenta funciona, portanto se acomode e siga as nossas indicações.

1. Selecione as cores

Após instalar o programa inicie o processo de colorir as suas pastas – que é bem fácil. Primeiro você deve ajustar a opção “Hue” (matiz) e “Saturation” (saturação). Se você estiver na dúvida do que escolher, pode clicar na opção “Random”, que vai gerar automaticamente uma combinação de cores. Você também pode favoritar a customização na opção “Favorites”.

2. Escolha o formato das pastas

Depois de escolher as cores, agora é hora de selecionar o formato do diretório. Você pode escolher entre “Modern” (design utilizado no Windows Vista), “Typical” (usado no Windows XP) e “Classic” (design das pastas nos Windows 95 e 98). Se você quiser cores mais vivas, basta selecionar a opção “High contrast icons”.

3. Cores e mais cores

Pronto, agora vamos finalmente colorir e aplicar os estilos. Primeiro é preciso localizar o diretório que você deseja colorir na opção “Folder” (você pode selecionar diversas pastas com a opção “Multiple select”).

Depois disso, basta clicar em “Colorize” abaixo de “Operation” (caso você não tenha gostado da alteração, clique em “Decolorize” para remover a tintura). A opção “Extract color” ainda permite extrair a cor da pasta para poder utilizá-la em outras.

As cores não foram aplicadas, o que eu faço?

Fique calmo, em alguns casos é comum que o software não reconheça rapidamente uma alteração imediata. Caso isso aconteça, acesse a opção “Rebuild” localizada em “Options”. Se mesmo assim a mudança não ocorrer, procure fechar o programa e abri-lo novamente.

Agora você já sabe como deixar o visual do seu computador muito mais agradável com esses simples detalhes de cores. Sem desculpas para confundir as suas pastas com as da namorada ou namorado!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.