Seleção: programas para corrigir erros de CDs/DVDs

2 min de leitura
Imagem de: Seleção: programas para corrigir erros de CDs/DVDs

Se você não possui um HD externo ou uma boa quantidade de memória no computador, certamente faz backups de arquivos em mídias como CDs e DVDs, que podem ser acessados a qualquer momento.

Entretanto, estes arquivos podem ser corrompidos durante a gravação e, muitas vezes, fazer com que você perca informações preciosas. Além disso, arquivos podem se corromper devido a danos à mídia, caso ela sofra algum tipo de “acidente de percurso”.

Corrija CDs e DVDs com programas dessa seleção

A seleção

Confira a seguir algumas dicas de programas que podem ajudar você na tarefa de recuperar arquivos e danificados, para que você não perca nenhuma informação. Eles foram divididos entre gratuitos e demonstrativos, para que você escolha aquele que mais lhe agrada na hora de recuperar qualquer arquivo de CDs e DVDs.

Gratuitos

FixVTS

Além de muito pequeno (cerca de 20KB), o Fixvts ajusta arquivos em DVD e ainda aumenta o desempenho da mídia. Ele arruma o mínimo possível de informações nos arquivos VOB e IFO, o que mantém a fidelidade na reprodução.

FixVTS

Ele é recomendado para consertar problemas resultantes do uso de ferramentas inapropriadas de gravação, cancelamento de processos antes do seu término e para erros nos arquivos VOB e IFO, que não podem ser abertos com ferramentas como o DVDShrink.

DVDisaster

Este programa conta com código aberto e utiliza duas maneiras de consertar sua mídia danificada por arranhões e deterioração devido ao tempo. Basicamente, ele corrige tanto CDs quanto DVDs em forma não apenas de mídia, mas também no formato ISO.

DVDisaster

A recuperação se dá através da geração de um EEC (Código de correção de erro ou Error Correction Code), que recupera as partes danificadas através de substituição. Caso essa forma não seja bem sucedida, o programa lê a imagem ISO do disco e repassa as partes que não foram lidas pela primeira correção até que as informações tenham sido corrigidas.

Copy Cat

Sem frescura! Através de uma interface simples e direta, você precisa apenas selecionar o arquivo que deseja salvar e o local em que a restauração deve ser feita. A única configuração que pode ser modificada é a quantidade de Bytes a serem ignorados durante o processo.

Copy Cat

Isso quer dizer que você pode “pular” aquelas partes do CD ou DVD que estão riscadas e recuperar todo o resto da mídia, de forma que não haja mais o travamento em seu player. Entretanto, quanto maior o número de riscos, mais difícil é a recuperação.

CD Recovery Toolbox

A vantagem do CD Recovery Toolbox é que o programa mostra cada passo do procedimento para recuperar a mídia danificada. Você seleciona a pasta para salvar os arquivos lidos, além da opção de escolher o conteúdo específico que você deseja copiar, sem a necessidade de copiar todos os dados.

CD Recovery Toolbox

Para testar

Além de programas gratuitos, existem muitos que podem ajudar e são versões de demonstração. Entretanto, vale a pena conferir se algum se adapta ao que você procura, caso os anteriores não tenham dado conta do recado.

Algumas opções são o DVDRemake, Recover Disc, IsoBuster e CD/DVD Data Recovery. Caso precise corrigir problemas com arquivos de mídia já no computador, vale a pena também dar uma boa conferida em programas como o AVI Fixed, All Media Fixer ou o Dema DivxFix.

Boa sorte na recuperação dos dados e aproveite para deixar suas impressões! Não deixe de participar tanto aqui como nos comentários dos programas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.