Dicas do XP: como criar atalhos para abrir programas

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do XP: como criar atalhos para abrir programas

Sempre vemos dicas de como melhorar a velocidade de upload, como aumentar a velocidade da Internet e da navegação com o Mozilla Firefox, além de conferir vários artigos com informações sobre como aproveitar o melhor desempenho do computador. Mas, como anda a sua produtividade? Você já pensou em formas de agilizar seu trabalho?

Uma maneira bastante simples de poupar tempo e esforço é criar atalhos de programas, jogos e ficheiros utilizados com mais frequência, colocando-os tanto na área de trabalho quanto na barra ao lado do Menu Iniciar.

Se você precisa acessar muitos arquivos e prefere não formar uma poluição visual no desktop ao criar um atalho para cada um deles, a alternativa é fazer uma Barra de Ferramentas com a pasta que contém os documentos, imagens e planilhas. Você pode conferir como criar a barra, passo a passo, no artigo Economia de cliques.

Crie atalhos na Barra de Ferramentas

Teclas de acesso rápido

Porém, é possível economizar ainda mais nos cliques e diminuir o uso do mouse. Os maiores exemplos são os clássicos comandos “Ctrl+C e Ctrl+V” e “Ctrl+Alt+Delete”, entre inúmeros outros, é claro. Só o Photoshop possui uma matéria inteira com a relação de todos os seus atalhos (clique aqui para ver a lista completa). Ou seja, assim como funciona dentro dos programas, você pode digitar uma combinação para executar o próprio programa!

Acesse as propriedades do programa

É bem fácil, tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse no ícone do software — ou qualquer outro arquivo — e selecionar a opção “Propriedades”. Digite o comando desejado no campo “Tecla de atalho”, sendo que deve conter um caractere (letra, número ou símbolo) combinado com Ctrl+Shift ou Ctrl+Alt.

Faça uma combinação para servir de atalho

É necessário um pouco de atenção na hora de utilizar o novo comando. Dependendo da janela que está aberta, você pode acabar acionando a combinação de alguma tarefa do programa em vez de executar outro arquivo. Confuso? Então, aqui vai um exemplo: se você usar Ctrl+Shift+O com o Word em exibição, você vai abrir o campo de pesquisa querendo, na verdade, abrir outro programa.

ATENÇÃO: Somente podem ser criados atalhos para programas e arquivos que estão na área de trabalho ou no Menu Iniciar do Windows.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.