Chega de rabiscos! Vídeos mostram nova versão do Paint com recursos 3D

2 min de leitura
Imagem de: Chega de rabiscos! Vídeos mostram nova versão do Paint com recursos 3D

Lembra quando, no auge do clássico Windows 95 ou 98 – dependendo da sua idade –, o Paintbrush era a ferramenta básica para quem queria rabiscar alguma coisa no computador? Pois é, os tempos mudaram e o programa foi se tornando, pouco a pouco, cada vez mais sofisticado. Depois de virar apenas Paint e receber funções extras em edições anteriores do sistema operacional da Microsoft, o software artístico da empresa se prepara para receber uma reformulação completa para o Windows 10. O destaque? Desenhos em 3D!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os rumores a respeito dessa atualização do app já estavam circulando pela internet há um bom tempo – pelo menos desde maio deste ano –, mas só agora a brincadeira ganha um tom oficial. Isso porque o site MSPoweruser teve acesso a alguns vídeos e imagens vazadas antes da hora que dão uma palhinha do que poderemos ver nesse novo Paint, que é construído em cima da Plataforma Universal do Windows (UWP) e otimizado para o uso em telas sensíveis ou com mesas digitalizadoras.

Se você estava acostumado a utilizar o programa para formas e desenhos com o lápis e xingava muito no Twitter quando, ao usar o baldinho de pintura, a cor se espalhava para toda a sua “obra de arte” – possivelmente graças a um minúsculo pixel ausente na junção de duas linhas –, pode ficar tranquilo: isso ainda é possível de ser feito, já que as antigas ferramentas não vão sumir. A ideia, como mostra o clipe acima, é que o app adicione novas funções ao repertório clássico, permitindo que você crie, edite e pinte objetos 3D em tempo real.

Ok, ok, atalhos de seleção inteligente, opções de zoom mais arrojadas e uma interface mais agradável que as anteriores devem ajudar a evitar que, ao tentar pintar o olho de um personagem, o usuário acabe transformando todo mundo presente na cena em um herói de “Avatar” – ou na vila dos Smurfs. A boa notícia é que, no caso das figuras tridimensionais, todo o processo é bem mais intuitivo e menos propenso a desastres artísticos.

Arte de primeira!

Outro dos vídeos vazados mostra que o novo Paint deve incentivar o público a soltar sua criatividade e experimentar sem medo as novidades. Como mostra o funcionário da Microsoft, mesmo ilustrações mais simples podem ganhar mais impacto e volume com os recursos 3D, além de poderem ser combinados para formar cenas ainda mais bacanas. Adicionalmente, parece que vai ser possível importar modelos criados por outras pessoas, tornando a brincadeira ainda mais sofisticada.

E aí, aprovou as mudanças feitas com o software clássico? Acha que o update descaracteriza o app? Gostaria de ver mais ferramentas na versão final? Deixe a sua opinião sobre o Paint mais abaixo, na seção de comentários. Vale lembrar que a Microsoft ainda não falou muito sobre o produto, mas a expectativa, com os vazamentos, é que tenhamos mais novidades sobre ele muito em breve.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.