Projeto da Microsoft permite aprender a programar com Minecraft [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Projeto da Microsoft permite aprender a programar com Minecraft [vídeo]
Imagem: Microsoft

Que tal aprender a programar com a ajuda de Minecraft? Essa proposta dos sonhos acaba de se tornar realidade, graças a uma iniciativa da Microsoft. Feita com uma ajudinha da Mojang, a empresa criou um software extremamente simples que serve de tutorial para o mundo dos códigos na forma de uma série de “missões” em um cenário 2D feito de cubos.

O sistema, que é parte da terceira anual de programação Hour of Code, consiste em um total de 14 mini-desafios de programação, feito para crianças de seis anos ou mais. Estes vão evoluindo progressivamente – de um simples comando como “andar um bloco para a frente” a sequências complexas cheias de loopings de repetição, e comandos “If”, necessários para andar pelo mapa, coletar materiais e explorar cavernas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Feito para os novatos

A parte interessante é que você não precisa de nenhum conhecimento prévio de códigos para começar a brincar com o tutorial. Uma vez que o programa utiliza apenas blocos de comando em linguagem normal, que devem ser organizados na ordem certa, é possível entender como a programação funciona, em sua essência; depois que estiver mais capaz, por sua vez, ainda é possível acessar uma opção para ver todo o código Java utilizado no processo.

Todo esse trabalho, aliás, tem uma recompensa bastante interessante: quem chega ao último nível está completamente livre para brincar no mundo 2D feito por eles, seja explorando, minerando ou construindo.

Ficou curioso em ver como é este tutorial? Pois é só acessar a página https://www.code.org/mc para testar o aplicativo por você mesmo. Como dito antes, o processo consiste em um total de 14 fases, que devem tomar entre meia hora e uma hora dos “jogadores”, de acordo com seu nível de habilidade na área.

Aprendendo a programar Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.