Primeiro-Ministro de Cingapura publica código para solução de Sudoku

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro-Ministro de Cingapura publica código para solução de Sudoku

O Primeiro-Ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, publicou em seu Facebook um código que criou para a resolução de Sudoku, um quebra-cabeça baseado em matemática. O post é um sucesso, com mais de 43 mil curtidas e 15 mil compartilhamentos.

A publicação vem depois que ele afirmou, em um fórum de tecnologia, que havia feito o programa anos atrás e que alguém pediu para conhecer. Loong compartilhou o código-fonte, feito na linguagem C++, o executável e um exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com graduação em Matemática e Ciência da Computação pela Universidade de Cambridge, as habilidades do Loong são muito superiores às de Obama, que foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a escrever um código de computador. Depois de estudar na Inglaterra, o Primeiro-Ministro fez mestrado em Administração Pública em Harvard, nos EUA.

Nação tecnológica

Esse é um caso do bom exemplo que vem de cima. A Cingapura é um dos países com os melhores desempenhos no teste PISA, que verifica a proficiência dos estudantes de 15 anos de cada país. Em 2012, a nação de Loong ficou em segundo lugar em Matemática e em terceiro em Ciência e Leitura, superando países como Japão, Coreia do Sul e Finlândia.

É curioso, mas não totalmente surpreendente, ter surgido de lá um problema matemático que se tornou viral na internet ("Quando é o aniversário da Cheryl?"). Cingapura é um dos países com maior penetração de tecnologia do mundo, sendo que 85% das casas possuem computador e 84% têm acesso à internet (quase todas as conexões são de banda larga), de acordo com um estudo interno.

A publicação do código de Loong acontece em meio a uma iniciativa do governo para o país se tornar um polo para startups de tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.