O que é Macro?

  • Visualizações56.718 visualizações
Por Rodrigo Prada em 26 de Agosto de 2008

O nome pode até parecer estranho, mas muita gente usa sem se dar conta do que se trata. Macros são definidos na programação como um padrão de entrada que é substituído por um novo padrão de saída. Podem ser aplicados como recurso de linguagem em programação ou serem aplicadas para converter entradas periféricas em comandos e ações dentro do sistema operacional.

A essa altura o usuário pode estar ainda mais confuso, mas o que dizer do comando ‘Control + C’ (atalho do teclado para copiar)? Na verdade, este é um ótimo exemplo de uma entrada simples convertida em um comando elaborado, ou seja, um macro. O mesmo ocorre para todos os demais atalhos para programas que convertem uma seqüência do teclado ou mouse em uma ação.

É claro que estas são apenas algumas seqüências que já vem gravadas em seu Windows, mas você sabia que também é possível criar os seus próprios macros? Desta maneira você acaba economizando muito trabalho e paciência em suas atividades diárias, além de ganhar uma ferramenta de possibilidades infinitas. EZ Macros, FreeMacroPlayer, WinMacro, Reckey e Journal Macro são alguns dos programas que podem facilitar suas tarefas.

Você não precisa continuar mexendo nas engrenagens, basta apertar um botão!

Estes softwares podem lhe ajudar em um vasto número de aplicações, mas é preciso reconhecer que o seu uso não é tão simples assim. Se o que você procura é um software eficiente para fornecer atalhos a todos os seus programas, a melhor alternativa é o Qliner Hotkeys. Ele é tão prático e intuitivo que faz com que qualquer um mude seu conceito sobre macros e os reconheça como algo casual.

Qliner Hotkeys, excelente para criar atalhos.

Existem ainda outras aplicações para macros, mas que dificilmente atinge a maior parte dos usuários. A verdade é que todas as suas funções seguem o mesmo princípio, só que em níveis diferentes e visando outros objetivos. Se você precisa fazer uma determinada tarefa diversas vezes, crie um botão para executá-la e aproveite melhor o seu tempo.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!