Comparação de Editores HTML

6 min de leitura
Imagem de: Comparação de Editores HTML

É possível dizer que antigamente a internet era uma “bagunça” quanto à informação. Isso porque você nem mesmo sabia direito por onde começar quando queria buscar algo. Os sites de busca não eram tão poderosos quanto são hoje em dia e, ou você tinha links diretos para o que queria acessar, ou teria que embarcar em uma busca por diretórios de páginas.

Hoje em dia é comum que qualquer um tenha uma página na internet, mesmo que seja algo extremamente simples, como a apresentação de algum trabalho ou projeto. A facilidade de criação é muito maior agora. O número de pessoas que sabem usar esses softwares também é realmente grande hoje.

Sendo assim, vamos fazer uma comparação entre alguns dos mais famosos (talvez não exatamente os melhores) editores de HTML que estão aqui no Baixaki. Tentaremos fazer não somente uma comparação, mas também traçar o objetivo de cada programa — afinal eles são feitos para cada tipo de pessoa. Confira:

O mais completo — e para todos os gostos
Adobe Dreamweaver

O Adobe Dreamweaver é, sem dúvidas, o mais conhecido programa para criação de páginas WEB que existe hoje em dia. Talvez porque o programa consegue se adaptar a todo tipo de necessidade — de iniciante a profissional. Seu suporte principal inclui composições HTML, PHP, ColdFusion, ASP, CSS, JavaScript, XML e várias outras.

O programa se conceituou ainda quando fazia parte da Macromedia. E agora que foi comprado pela Adobe, trouxe melhorias relativas principalmente em relação à sua interface. Se você já utilizou algum programa Adobe CS3 em diante, vai reconhecer o topo diferenciado e muito mais prático. Isso porque a utilização do programa pode ser adaptada da melhor maneira possível ao seu monitor.

Além disso, ele também traz suporte a uma porção de arquivos e associações de outros programas Adobe, como Flash (trazendo até modelos de players de vídeo) e Photoshop.

Enquanto você cria uma página, é possível visualizar somente o código (Code). E é realmente mais prático construir algo com a codificação HTML, já que as Tags podem ser adicionadas através de menus, ao invés de manualmente. É possível até mesmo criar com incrível facilidade um CSS que defina o estilo de todo o seu site.

As outras maneiras de visualização são: Design, que mostra na tela diretamente como está a sua página e tela dividida (Split), que apresenta tanto o código quanto o design, para que você construa algo no Design e veja como está sendo criado o código e vice-versa.

O Dreamweaver também é extremamente organizado, pois você pode criar um projeto que inclua todos os seus sites em pastas separadas. Assim, ao editar uma página que tenha relação com outra, todas serão alteradas. É como se tudo ficasse o tempo todo interligado e você pudesse sempre editar o seu site como um todo, mesmo que só altere uma única página.

Edite e veja na hora – Para os Iniciantes
WYSIWYG Web Builder

O WYSIWYG Web Builder é o perfeito "What-You-See-Is-What-You-Get". Ou seja, "O que você vê é o que obtém". Isso significa que, o que quer que você faça na tela, é o resultado final da sua pagina, literalmente.

Dessa forma, basta escolher qualquer elemento no lado esquerdo da sua página e simplesmente colocá-lo em algum lugar na tela. Você pode escolher de tudo, como imagens, texto, formulários, caixas de texto, plugins e até vídeos. A utilização do programa chega até mesmo a lembrar o PowerPoint, que se baseia nesse mesmo estilo.

A melhor parte é que, por funcionar simplesmente arrastando e soltando, você pode criar uma página muito bonita e funcional sem entender absolutamente nada de HTML. É como se o WYSIWYG Web Builder fosse a aba Design do Dreamweaver, com a diferença de permitir mais liberdade — mas também menos organização quando se fala em webdesign.

O editor de código
Notepad++

O Notepad++ é um programa para profissionais de programação que querem no mínimo migrar do bloco de notas para algo melhor. O programa reconhece automaticamente a linguagem que você estiver usando, seja C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, Java, ASP ou várias outras.

Basta acessar o menu Linguagem para definir qual o tipo de arquivo você está editando, como HTML, por exemplo. Assim, o Notepad++ reconhece as tags que estão sendo usadas em sua página. Além disso, ele tem indentação de texto. Ou seja, ele agrupa “partes” do que você estiver desenvolvendo para uma melhor organização. Assim você pode expandir ou contrair todas as partes que tratarem de Style, de Tabelas etc.

O programa ainda conta com um auto-completar, sistema de busca e substituição, interface bem organizada e funcional e navegação por abas, podendo deixar vários arquivos abertos ao mesmo tempo. E, através do menu, você pode pré-visualizar a sua página tanto no Internet Explorer quanto no Firefox, em botões diferentes.

Definitivamente, o Notepad++ é destinado para aqueles que gostam de criar páginas somente através do código, mas querem mais organização quando fazem isso.

Enquanto cria, veja tudo na hora — a página ou o código.
KompoZer

O KompoZer procura trazer ao menos as funcionalidades mais básicas de um programa editor HTML, mas sendo gratuito. Ele praticamente lembra o Dreamweaver pois separa a edição de uma página em abas. Na primeira, que se chama Normal, utiliza o WYSIWYG (edição simples e prática, para iniciantes). Na aba HTML Tags, o programa simplesmente indica qual tag corresponde a qual elemento na tela, podendo até conhecer melhor o código HTML (caso não o conheça, é claro).

Para os que gostam de código puro, Source é a aba para visualizar e editar diretamente o código HTML. O editor é extremamente inteligente, pois tem códigos indentados (como o Notepad++). Ele também é automático e totalmente limpo (não adiciona tags inúteis no meio da página sem que você queira).

O programa também traz até um Editor CSS e um uploader FTP, para que você salve e já envie a sua página para o servidor. Sendo assim, basta escolher qual estilo é mais apropriado para você, sendo a aba Normal para iniciantes, HTML Tags para intermediários e Source para aqueles que já conhecem o código HTML.

Conclusão

WYSIWYG Web Builder dá um show em praticidade e facilidade de uso para usuários iniciantes (ou até aqueles que só estão com pressa). Mas não é o mais indicado para aqueles que querem um site perfeito. Já o Notepad++ é para profissionais, que querem mexer diretamente no código, mas com total organização.

KompoZer se destaca por apresentar três maneiras diferentes de criação (como o Dreamweaver). Assim, você não precisa ter conhecimento extremamente avançado em HTML para criar boas páginas. Ele é organizado, funcional e gratuito.

Mesmo assim, é quase uma covardia comparar o Adobe Dreamweaver com os outros programas, já que ele é o mais completo, o mais cheio de funções e recursos. O programa é voltado para todo tipo de usuário, do mais iniciante ao avançado, além de se dividir em perfis de uso, seja código, design ou ambos. É como se ele incorporasse todos os tipos de edição HTML em um só. Ainda é o melhor, mas o mais caro de todos.

O que vale a pena é ver qual seu perfil e avaliar o custo benefício. Se você quer algo prático e rápido, use o WYSIWYG Web Builder. Se quer o código, o Notepad++ é ótimo. Mas uma boa idéia é começar pelo excelente KompoZer e adquirir conhecimentos até poder migrar e aproveitar completamente tudo que o Adobe Dreamweaver tem a oferecer.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.