O que é script?

Os tipos de script e suas finalidades.
  • Visualizações135.210 visualizações
Por André Luiz Pereira em 25 de Julho de 2012

O que é script? (Fonte da imagem: Reprodução/BlogAmorinn)

O que exatamente são scripts? Se você tem um blog ou já pensou em programar em alguma linguagem de computação, você certamente já se deparou com scripts.

De maneira direta, scripts são “roteiros” seguidos por sistemas computacionais e trazem informações que são processadas e transformadas em ações efetuadas por um programa principal. Parece complicado, mas não é.

Digamos que você precisa de um programa que realize a soma de notas escolares e como elas serão apresentadas. O script é a sequência de passos que o computador vai interpretar para somar e apresentar as notas na tela.

Isso também pode ser feito para modificar uma fonte que será exibida em algum site ou programa, repetições etc. Quando você clica em algum botão do seu navegador, a barra com opções é exibida. Parece simples, mas, para que isso aconteça, um script foi ativado no momento em que você clicou com o botão do mouse e desencadeou a exibição do item.

Tipos de script e suas linguagens

Falamos sobre alguns elementos que podem ser usados em programas, mas existem também scripts para sites. Quem não se lembra dos scraps animados no Orkut, cheios de gifs e músicas que tocavam do mais absoluto nada e assustavam usuários desavisados? Aquilo era obra de scripts de formatação, pois os códigos são usados para formatar mensagens, aplicar efeitos especiais, mudar cor do cursor do mouse etc.

O que é script? (Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)Existem ainda os scripts shell, os quais possuem uma sequência de comando do DOS que são executados quando solicitados. Este tipo de script é normalmente é usado por usuários mais avançados.

Existem diversas formas de se criar um script, seja de formatação como de programação. Essas linguagens têm pontos em comum, mas diferem em outros importantes. Algumas das mais comuns para criação de scripts são Java, C++, Lua, Python, entre outras.

Cuidado! Isso pode ser perigoso

Como visto, scripts são sequências de comandos a serem executados, por isso podem ser perigosos. Algumas páginas na internet podem acionar scripts que burlam a segurança de navegadores, instalando vírus e outros malwares no seu computador.

Por esta razão, hoje os navegadores bloqueiam qualquer script que não esteja autorizado pelo usuário a ser executado. Mesmo assim, é interessante ficar atento ao tipo de conteúdo que é acessado e sempre ter um bom antivírus instalado no computador. Caso queira saber um pouco mais sobre os perigos que scripts podem trazer à sua máquina, clique aqui e leia o nosso artigo sobre o assunto.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!