MediaTek Helio X20 detona no teste de múltiplos núcleos do Geekbench

1 min de leitura
Imagem de: MediaTek Helio X20 detona no teste de múltiplos núcleos do Geekbench
Imagem: News Briefs

Revelado antes da metade de 2015, o chip deca-core MediaTek Helio X20 foi o primeiro do mundo a conseguir oferecer dez núcleos, mas mesmo assim a novidade ainda não apareceu em produtos disponíveis para o público até agora. Ainda que continuemos sem poder experimentar diretamente algum aparelho contendo a novidade, agora um teste de benchmark que parece confiável finalmente surgiu na internet.

Em meio aos resultados recentes do Geekbench, um dispositivo com o codinome “alps mt6797” pode ser encontrado dez vezes no mesmo dia. Em todos os testes, o aparelho obteve resultados consistentes, com um pico de mais de 7 mil pontos no segmento de múltiplos núcleos da avaliação.

Dessa forma, pode-se dizer que o chip já oferece um desempenho melhor que o de soluções como o A9 da Apple, o Snapdragon 810 e o Exynos 7420. Mais do que isso, a novidade apresenta bons resultados mesmo quando comparada a outros testes de benchmark vazados, detalhando a performance dos vindouros Snapdragon 820 e Exynos 8890.

Calcanhar de Aquiles?

Por outro lado, o poder de fogo do Helio X20 demonstrado nas pontuações de núcleos isolados mostra que o desempenho de cada um deles não chega sequer ao mesmo nível que o de chips da geração atual, com um valor máximo que nem chega a 2.100 pontos. Em comparação, o A9 passa de 2,5 mil, de forma que os núcleos AMR Cortex-A72 do produto da MediaTek demonstram não ter muita força quando considerados separadamente.

Resta agora esperar para ver como vai ser o desempenho do Helio X20 em um aparelho real e se ele encarará as mesmas dificuldades que os outros chipsets da MediaTek no que diz respeito à reprodução de gráficos. Quanto à GPU, o SoC vem com uma ARM Mali-T880 quad-core, então só podemos torcer para que que os erros anteriores não se repitam.

Você acha que o MediaTek Helio X20 vai conseguir competir com o Snapdragon 820 e o Exynos 8890? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.