Core 2 Quad e Quad Core: qual é melhor?

3 min de leitura
Imagem de: Core 2 Quad e Quad Core: qual é melhor?

Os processadores de quatro núcleos ganharam espaço e notoriedade. Hoje, eles fazem parte de séries de médio e alto desempenho. Todavia, em meio a tantas CPUs, surge uma dúvida quanto a um modelo em específico: o Core 2 Quad. Afinal, o que difere esse componente dos demais? Outros tipos de Quad Core são melhores?

Um modelo em extinção

Lançados em meados de 2007, os processadores da linha Intel Core 2 Quad vieram como sucessores dos modelos da série Core 2 Duo. Essas CPUs de quatro núcleos vieram para aproveitar a arquitetura de nome “Core 2”, daí o motivo de ter o algarismo 2 no nome dos componentes.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

Apesar de contar com uma estrutura semelhante, os processadores Core 2 Quad não tinham especificações modestas como seus antecessores. Além do dobro de núcleos, alguns modelos traziam duas vezes mais memória cache, frequências mais elevadas, maior consumo de energia e diferentes valores de multiplicador.

Vale salientar, no entanto, que os Core 2 Quad não contavam com quatro núcleos independentes. Na verdade, esses modelos traziam dois módulos de processamento, cada qual com dois núcleos do tipo Core 2 Duo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

Esse é o principal motivo pelo qual a memória cache dessas CPUs é dividida em duas partes, em vez de quatro setores. Atualmente, a Intel não produz mais modelos dessas linhas de processadores, pois novas linhas vieram para substituir tais produtos. Portanto, se alguém lhe oferecer um componente “novo” que seja Core 2 Quad, não caia na pegadinha!

A explosão dos processadores Quad Core

Qualquer CPU com quatro núcleos pode ser chamada de Quad Core. Não existe um modelo específico que receba essa nomenclatura justamente porque tal nome sugere apenas uma característica do componente.

Existem processadores da Intel e da AMD com quatro núcleos, mas eles trazem nomes completamente diferentes. Em suma, é essencial que você esteja informado quanto às especificações do produto que pretende adquirir, afinal, conhecimento é fundamental.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

Se você é uma pessoa que prefere a Intel à AMD, então você deve procurar modelos da linha Intel Core i5 ou Core i7. Componentes da série i5 são voltados a um mercado intermediário que busca excelente desempenho e preços razoáveis. As CPUs da família i7 têm como alvo principal computadores robustos que necessitem de poder máximo.

Agora, se sua praia é AMD, então você deve se preparar, pois a fabricante trabalha com diversas famílias de processadores. Os modelos mais antigos são os Athlon II X4, que sucedem a antiga série de componentes com arquitetura Athlon, e os Phenom II X4 — baseados na velha linha de núcleos de alto desempenho da companhia.

(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

Recentemente, a fabricante mudou sua estratégia e agora oferece CPUs e APUs com quatro núcleos. Os processadores top de linha são os da série Bulldozer, mas somente os modelos FX-4000 trazem quatro núcleos. Para computadores intermediários, a AMD trabalha com a linha A6-3600 e A8-3800. Existem também componentes diferentes para notebooks.

Necessidade ou luxo?

Em épocas passadas, os Core 2 Quad, os Athlon II X4 e até mesmo os Phenom II X4 eram modelos de alto desempenho voltados para gamers. Contudo, mesmo naquele tempo, o poder oferecido por quatro núcleos não era algo essencial. Muitas vezes, os aplicativos e jogos não aproveitavam os componentes de forma eficiente.

Com o passar dos anos, a evolução dos sistemas operacionais, e também dos softwares, exigiu uma melhoria nos processadores. Claro, não podemos exagerar e dizer que os Quad Core são requerimentos essenciais para quaisquer aplicações. Aliás, ainda hoje, os modelos mais avançados de dois núcleos são capazes de executar jogos em configurações máximas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

A diferença, no entanto, pode ser notada no uso de alguns programas mais pesados, como é o caso de softwares que exigem a codificação de vídeo. E a tendência é que cada vez mais aplicativos venham configurados para explorar uma maior quantidade de núcleos. Assim, os componentes com menos recursos devem apresentar menor desempenho com o decorrer do tempo.

A tendência que invadiu os portáteis

Até aqui, falamos muito nos processadores da Intel e da AMD. Entretanto, a realidade é que existem chips de quatro núcleos que já equipam dispositivos mais compactos. A tecnologia Quad Core saiu dos computadores e invadiu os tablets e consoles.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

O PlayStation Vita e o ASUS Transformer Prime são excelentes exemplos de aparelhos portáteis que já contam com processadores Quad Core. Além deles, podemos citar o iPad de terceira geração, um produto que traz uma CPU dual-core, mas que faz bonito com um chip gráfico de quatro núcleos.

Assim como já aconteceu nesses gadgets, a tendência é que tais chips cheguem aos smartphones. Evidentemente, a evolução dos processadores é inevitável, e logo veremos aparelhos providos de componentes com seis, oito e muito mais núcleos. Nosso artigo fica por aqui, até uma próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.