App nacional para acessibilidade de cadeirantes vence prêmio global da ONU

1 min de leitura
Imagem de: App nacional para acessibilidade de cadeirantes vence prêmio global da ONU
Imagem: YouTube/guiaderodas

O app guiaderodas foi criado para reconhecer a acessibilidade de diferentes edificações. Fruto das experiências de Bruno Mahfuz, idealizador do projeto e cadeirante há 15 anos, o software colaborativo foi o único brasileiro indicado e vencedor na categoria “Inclusão e Empoderamento” do Prêmio World Summit Awards — WSA Mobile 2016, evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Premiação teve participação de 451 projetos de mais de 178 países

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Para nós do guiaderodas, a conquista desse prêmio representa que a sociedade está cada vez mais consciente para a questão da acessibilidade. Cada um que baixa e usa o app pode ajudar milhões de pessoas do mundo todo a sair de casa com mais segurança”, celebra Mahfuz.

O Prêmio WSA busca as melhores práticas de inovação digital do mundo, com participação de mais de 178 países. Nesta edição foram selecionados 451 projetos nas frentes “Governo & Dados Abertos”, “Saúde & Meio Ambiente”, “Aprendizado & Ciência”, “Entretenimento & Jogos”, “Cultura & Turismo”, “Mídia & Jornalismo”, “Negócios & Comércio” e “Inclusão e Empoderamento”.

A escolha preliminar foi realizada por um júri internacional de especialistas em inovação, conexão e transformação (ICT - Innovate, Connect, Transform). Em seguida, os membros das Nações Unidas de cada país elegeram uma solução por classe.

O aplicativo

Com apenas um ano de vida, o guiaderodas reúne informações de locais em mais de 700 cidades de 32 países e está disponível para os dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS.

Edificações podem receber o selo Qualificação guiaderodas, que é obtido sob avaliação técnica de arquitetos

Ao baixar o app, você pode ver os locais mais próximos e as notas dadas por usuários do Foursquare ao lado esquerdo. No canto direito, o ícone de um cadeirante indica se o estabelecimento é Acessível (verde), Parcialmente Acessível (amarelo), Não Acessível (vermelho) ou Não Avaliado (Cinza). Confira o vídeo promocional:

Para ajudar na busca, o software oferece seis categorias: Comida, Hospedagem, Vida Noturna, Diversão, Compras e Saúde. Os imóveis que estiverem rigorosamente em dia do ponto de vista técnico — sob avaliação de arquitetos — recebem a Qualificação guiarodas, que dura 4 anos ou até sofrer uma reforma. Para saber mais clique aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.