Cursos do SENAI Rio capacitam em TI e preparam para o mercado

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Cursos do SENAI Rio capacitam em TI e preparam para o mercado
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O profissional de TI nunca esteve tão valorizado no mercado brasileiro. Especialistas em Tecnologia da Informação estão em alta por conta da recente explosão de aplicativos móveis, startups e a entrada de grandes empresas no mundo digital — e quem está de olho nessa área pode encontrar muitas possibilidades caso tenha a formação certa.

O SENAI Rio oferece uma alta variedade de cursos em diferentes setores de Tecnologia da Informação para quem deseja certificação e profissionalização. Isso vale tanto para quem já trabalha há anos no setor quanto para quem está chegando agora.

SENAI Rio oferece uma alta variedade de cursos em diferentes setores de TI

A instituição tem cursos técnicos e de aperfeiçoamento profissional, sendo alguns inclusive à distância. Isso inclui “Administrador de Redes - CCNA para certificação da Cisco”, “Programação em Ruby, Mobile Android e PHP”e muitos outros.

Um dos diferenciais dos Cursos SENAI Rio é que os instrutores aliam, durante todo o período de aulas, o aprendizado que mescla prática e teoria. Assim, você não só ganha conhecimento suficiente para virar craque no assunto, mas também sai pronto para encarar o mercado de trabalho e buscar uma vaga.

"O profissional de TI brasileiro deve ter capacidade de interagir com os demais profissionais da organização, ser flexível e apresentar uma postura proativa e inovadora", afirma o especialista em Relacionamento Setorial do Sistema FIRJAN, Rafael Gonçalves. Além disso, para os alunos devidamente preparados, a perspectiva de achar uma vaga é alta. "Com a expansão da tecnologia no mundo do trabalho, tornou-se necessária a presença desses trabalhadores em praticamente todos os setores econômicos. Considerando a possibilidade de trabalhar em outros países, as oportunidades são amplas", completa.

O panorama brasileiro

Se você sempre foi fã da área, mas não sabe qual o atual panorama do mercado e dos profissionais nele inseridos, só há motivos para ficar otimista. Programadores e Gerentes de TI estão em segundo e terceiro lugares na lista de profissões criativas mais numerosas na área de Tecnologia, o que mostra que o mercado está aquecido e que a demanda é alta.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, o Brasil concentra 47 mil empresas e 858 mil empregos formais na área. E, para Gonçalves, mesmo em períodos de crise os números são positivos: entre 2009 e 2013, o crescimento nacional no número de estabelecimentos e empregos no setor foi de 44,3% e 39,9%, respectivamente.

Além disso, a remuneração média obteve um crescimento de 9,5% de 2004 para 2013. Foi registrado ainda a criação de 26,9 mil empregos formais na Área Criativa de Tecnologia em 2013, um avanço de 103,6% em relação ao ano de 2004. Os dados são do Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, uma ferramenta do Sistema FIRJAN.

Se você ficou convencido de que essa área realmente reserva boas oportunidades mesmo em tempos de crise, clique aqui para ver toda a oferta de cursos do SENAI Rio em TI e já sair com a pré-inscrição efetuada.

***

Este é um publieditorial patrocinado pelo SENAI Rio

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.