Windows: como criar arquivos zipados com senha?

2 min de leitura
Imagem de: Windows: como criar arquivos zipados com senha?
Imagem: MerceneriaWindows

Você já aprendeu a proteger seus arquivos de bisbilhoteiros por meio do programa Quick Crypt, certo? Pois saiba que inserir senhas em extensões compactadas é outra das formas mais populares de acabar com enxeridos. Neste tutorial, você vai aprender a usar dois dos mais conhecidos descompactadores para criptografar os arquivos armazenados por pastas zipadas. Use este útil recurso dos softwares 7-Zip e WinRAR e proteja seus dados desta forma:

7-Zip (download)

Passo 1 – Selecione uma pasta e ative a função

Antes de tudo, o download de 7-Zip deve ser feito (clique aqui). Uma vez instalado, uma função alternativa de compactação deverá ser então ativada. Selecione então a pasta que vai ser compactada e dê um clique sobre ela com o botão direito do mouse. Passe o cursor sobre a opção “7-Zip” e clique em “Adicionar ao arquivo...”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Importante: este processo não vai ocultar suas pastas – existem outros procedimentos capazes de realizar esta tarefa (saiba mais por meio deste link). Os arquivos serão normalmente compactados, mas, no momento em que a descompactação for ser feita, o programa vai exigir a inserção de uma senha.

Passo 2 – Insira uma senha

Após ativar a função “Adicionar para o arquivo...”, uma nova aba será aberta. Diversas opções serão exibidas: se realizar uma compactação completamente customizada for o seu desejo, escolha o formato de arquivo, o nível de compressão, o método de compressão, o tamanho do dicionário, da palavra, do bloco sólido e até mesmo o número de threads da CPU.

Nesta nova janela, o campo “Encriptação” deverá ganhar sua atenção: digite seu código em “Inserir senha”, confirme o comando por meio do espaço “Re-inserir a senha” e pronto. Clique sobre o botão “OK”, aguarde o processo ser concluído e utilize seu computador de forma despreocupada – agora, sua senha sempre será requerida nos momentos em que a descompactação dos arquivos hospedados pela pasta em xeque for feita.

WinRAR (download)

O procedimento descrito abaixo vai guiar a operação do WinRAR rumo à proteção de seus arquivos zipados. Siga estas dicas e use o compactador para criptografar seus arquivos.

Passo 1 – Selecione uma pasta e ative a função

Novamente, antes de selecionar a pasta que deverá ter seus arquivos criptografados, o programa em questão deve ser baixado (clique aqui para fazer o download de WinRAR). Assim como feito com 7-Zip, um clique com o botão direito do mouse deverá ser dado sobre a pasta que será protegida; a opção “Adicionar para o arquivo...” precisa ser selecionada.

Passo 2 – Insira uma senha

Ao clicar sobre a opção “Acionar para o arquivo...”, a aba “Geral” será aberta como janela-padrão. Mas outra orelha do programa deve ser acionada: clique sobre “Avançado” e selecione o botão “Configurar senha...”.

Em “Enter password”, janela aberta em decorrência da ativação da opção “Configurar senha...”, sua sequência de símbolos secreta deverá ser inserida no campo “Digite a senha”. Faça a confirmação por meio do campo “Redigite a senha para a verificação” e aperte “OK”. Bem como acontece com 7-Zip, a descompactação de arquivos hospedados pela pasta zipada só poderá ser feita a partir da inserção de senha.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.