Novo site divulga telefones, email e endereço de brasileiros

2 min de leitura
Imagem de: Novo site divulga telefones, email e endereço de brasileiros

Depois do polêmico Tudo sobre Todos, agora é a vez da página Telefone.Ninja reunir informações pessoais sobre milhões de brasileiros para quem quiser ver. Basta acessar a página e procurar por um nome para descobrir informações como endereço residencial, telefone celular e endereço de email.

Realizando uma pesquisa na página é possível averiguar que ela realmente funciona, o que é bastante preocupante. Os donos da Telefone.Ninja, entretanto, se apresentam como uma lista telefônica e alegam que todo o material divulgado na página foi obtido de maneira legal por meio de listas telefônicas públicas. A página cita inclusive a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97) para justificar a sua existência.

Retire os seus dados

Qualquer pessoa que se sinta exposta pode pedir a remoção de suas informações. Para isso, basta acessar a página dos dados que devem ser retirados do ar e fazer o requerimento por meio de um link que existe lá. Entretanto, como o site solicita constantemente a lista atualizada de assinantes das operadoras de telefonia, seus dados podem voltar para lá.

Nesse caso, a exclusão definitiva só pode ser feita entrando em contato com a sua operadora de telefonia. Em suma, a coisa aqui funciona de forma tradicional em relação às listas telefônicas: cabe ao assinante informar à operadora que não deseja ter as suas informações divulgadas em nenhum canto. Além disso, uma busca com seu nome ou seus dados no Google pode revelar o quanto eles já estão públicos e disponíveis pela web.

Polêmica

O caso da Telefone.Ninja reascende uma polêmica já antiga. Em anos anteriores, páginas que revelavam os números do CPF de milhões de pessoas ou então outras informações pessoais também ganharam as manchetes. Desta vez, porém, apesar de polêmico, o site não parece incorrer em nenhuma ilegalidade.

Uma suspeita levantada pelo UOL Tecnologia envolvia o possível uso da página para enviar vírus aos usuários ou então roubar dados associando os nomes pesquisados aos endereços de IP das máquinas que realizaram uma busca. Contudo, uma análise feita pela empresa de segurança Kaspersky dizimou essa possibilidade ao garantir não ter encontrado qualquer tipo de irregularidade no site.

Além disso, a página está hospedada na Hungria, e a sua manutenção fora do Brasil dificulta bastante a ação da Justiça sobre ela. E como o site não revela nenhum dado sigiloso, ele funciona apenas como uma espécie de agregador, uma lista telefônica digital, dificultando ainda mais qualquer intervenção. De qualquer maneira, ainda é possível recorrer à Justiça caso a solicitação para a remoção das informações a seu respeito não seja atendida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.