WhatsApp atualiza termos de privacidade e divide seu número com Facebook

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp atualiza termos de privacidade e divide seu número com Facebook

Aficionados por privacidade/invasão de dados, fiquem alerta: o WhatsApp acaba de atualizar seus termos de política e privacidade, num grande update, pela primeira vez em quatro anos. Agora, o app de conversação vai compartilhar seu número de celular com o Facebook. Sim, é isso mesmo.

É claro que, para quem utiliza só o comunicador, nada vai mudar; as conversas continuarão criptografadas de ponta a ponta. Só você e o destinatário e ninguém mais pode ler. No entanto, ao dividir seus dados com a rede social, sua experiência pode ser sutilmente modificada no site de Mark Zuckerberg – é provável que você veja e reconheça mais pessoas nas sugestões de contato do Facebook, por exemplo, uma vez que as informações serão cruzadas entre as duas plataformas.

Equipe garante que privacidade está assegurada

A publicidade exibida a você será mais filtrada de acordo com as contas de empresa que você eventualmente tiver no WhatsApp. “Planejamos compartilhar algumas informações com o Facebook e as companhias que trabalham conosco para podermos coordenar tudo melhor, como o combate a spams e abusos, e para melhorar a experiência em nossos serviços e naqueles da família Facebook”, afirmou o WhatsApp em nota oficial.

Facebook e WhatsApp integrados: privacidade?

E o serviço lembra: “Nada que você postar no WhatsApp, incluindo mensagens, fotos e informações sobre a conta serão compartilhadas com o Facebook ou quaisquer apps da família Facebook. Isso significa, por exemplo, que embora algumas informações sejam divididas (como o seu número de celular), elas não serão vistas por outras pessoas na rede social. As mensagens criptografadas de ponta a ponta continuarão iguais, só você e a pessoa com quem está conversando podem ler”, pontuou a empresa.

Vale lembrar que o Facebook já foi acusado, pelos usuários, de espionar Tinder e mais apps no passado. Na verdade, a violação de privacidade não é novidade alguma na era em que vivemos, certo? E como o WhatsApp e o Facebook são dois produtos que pertencem ao mesmo dono, essa integração seria, uma hora ou outra, completamente natural.

Resta aguardar a repercussão e ficar atento a eventuais mudanças no comportamento de ambos os serviços com essa permuta. O que vocês acham? Discutam o assunto conosco na seção destinada aos comentários, logo adiante.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.