Review: Nokia N85

11 min de leitura
Imagem de: Review: Nokia N85

Surgidas como mera curiosidade nos primeiros modelos de celular, atualmente as funções multimídia possuem destaque na hora de comprar um aparelho. A possibilidade de reproduzir grande quantidade de músicas ou assistir a filmes completos se tornam opções cada vez mais acessíveis para o público. Isso sem contar com a possibilidade de acesso à internet, localização de endereços por GPS e aplicativos para escritórios, só para citar algumas das funções que se tornam cada vez mais necessárias em um aparelho portátil.

O Nokia N85 é uma das opções mais populares quando se fala de um aparelho capaz de assumir o papel de um verdadeiro centro multimídia portátil, além de oferecer funções interessantes como conexão à internet por Wi-Fi ou rede 3G. Fizemos uma análise completa deste que é um dos modelos mais populares da Nokia e trazemos abaixo tudo que você precisa saber na hora de decidir pela compra do aparelho.

Especificações

Antes de falar sobre os principais detalhes e funções do N85, apresentamos uma tabela com todas as informações técnicas referentes ao aparelho. Muita gente simplesmente prefere pular esta etapa, mas, assim como na compra de um notebook ou desktop, é importante saber qual a capacidade de um celular antes de realizar uma compra. Dessa forma, fica mais fácil saber se o aparelho é capaz de proporcionar uma experiência de uso confortável para os objetivos do usuário.

Primeiras impressões

A caixa do Nokia N85 possui dimensões um pouco mais avantajadas dos aparelhos competidores. Porém, isso é justificado pela grande quantidade de conteúdo incluído no pacote. Ao abri-lo pela primeira vez, você  vê o aparelho e a bateria. Ao retirá-los, você tem acesso ao carregador, cabo USB, fone de ouvido divido em duas partes (uma delas permite o controle das canções pelo fone) e cabo para conectar o aparelho a televisores.

Além disso, vêm inclusos no pacote um DVD de instalação de aplicativos, um guia de introdução e o enorme Manual do Usuário, com mais de 200 páginas que explicam de maneira detalhada como operar o celular. Além disso, o aparelho nacional já vem equipado com um cartão microSD com 8 giga de capacidade, uma boa inclusão para quem deseja utilizar o N85 para assistir a vídeos ou como reprodutor de músicas.

O aparelho à primeira vista parece um pouco rechonchudo e desajeitado, mas bastam alguns momentos de uso para se acostumar com o design. A empunhadura é confortável, principalmente devido aos milímetros extras que o aparelho possui de profundidade: com somente uma mão é possível navegar tranquilamente nos menus e realizar ligações, sempre com a certeza de que o N85 não vai cair no chão em algum instante.

Por não se tratar de um aparelho com tela de toque, toda a navegação é feita através de uma série de botões localizados na frente e aos lados do aparelho. Na frente, além do teclado numérico, você encontra botões para realizar ou encerrar chamadas, o quadridirecional responsável pela navegação dos menus e um pequeno botão que abre uma espécie de navegador - alternativa que permite acessar de maneira rápida as funções mais acessadas do celular. Na parte da frente também está localizada a câmera secundária, utilizada principalmente em ligações de vídeo.

Conector proprietário do aparelhoNo lado esquerdo está localizada a entrada para cartões microSD, com uma boa proteção que evita a retirada do dispositivo por acidente. Infelizmente, ouve alguns problemas na hora de trocar o cartão presente no aparelho, principalmente na hora de encaixar o cartão microSD ao aparelho. Isso se deve ao tamanho pequeno da entrada, que não favorece usuários com dedos grossos.

Do lado direito estão os controles responsáveis por acionar a câmera fotográfica, controles de volume e o já clássico botão para destravar o aparelho presente nos modelos mais recentes da família Nokia. Na parte de trás do aparelho fica a câmera fotográfica principal e os dois flash LED utilizados: uma solução inteligente do aparelho é a proteção disponível, que além de evitar riscos, impede que a câmera seja acionada por acidente.

Acabamento e portabilidade

O acabamento do Nokia N85 é bem feito e dá a impressão de um aparelho realmente sofisticado. A tela é bem iluminada e permite a leitura fácil de todas as informações disponíveis de maneira cômoda. Infelizmente, ela sofre de um problema comum à maioria dos celulares: além de ser muito fácil de riscar, o que torna obrigatória a utilização de um plástico protetor, em ambientes muito iluminados a visualização é prejudicada pelos reflexos criados na tela.

Carregar o N85 é uma tarefa fácil devido às dimensões compactas e ao peso leve que possui. O aparelho se acomoda facilmente tanto em um compartimento de mochila quanto em um bolso, e mesmo quando o usuário está sentado não provoca incômodo algum. Um dos aspectos que traz mais conforto é que é difícil o celular deslizar por acidente e abrir o teclado numérico, algo infelizmente comum em aparelhos semelhantes.

O celular ainda conta com um acelerômetro interno responsável por modificar a orientação com que as informações da tela são exibidas conforme o jeito que o usuário segura o aparelho. Isso é especialmente útil durante a leitura de documentos ou reprodução de vídeos. Vale mencionar que o componente é bastante sensível, e basta um mínimo de inclinação para que a orientação da tela seja modificada. Usuários que não utilizam muito a função ficarão felizes em saber que o componente pode ser desabilitado facilmente através das configurações do aparelho.

Interface e funcionamento

Ao ligar o N85 pela primeira vez, caso você tenha inserido um cartão microSD em que esteja salvo uma lista de contatos, o celular apresenta a opção de importar todos os nomes gravados para a memória interna. Da mesma forma, o aparelho reconhece automaticamente qualquer arquivo de mídia presente no cartão de memória, por mais que estejam em pastas com nomeação diferente daquela utilizada pela Nokia, ponto positivo que facilita a vida de quem está migrando de aparelhos de outras marcas.

O sistema operacional Symbian OS 9.3 proporciona uma interface de uso inteligente e permite que o usuário acesse facilmente todas as opções disponíveis simplesmente lendo o que está sendo exibido na tela. Como se trata de um SO leve, somente cerca de 30 segundos são necessários para o aparelho iniciar e poder ser utilizado normalmente.

Configurar aspectos como imagem que deve ser exibida como plano de fundo e toques personalizados se torna uma tarefa fácil, e bastam alguns poucos minutos de uso para se acostumar com o celular. Infelizmente, como é comum em aparelhos que apresentam grande quantidade de opções, algumas configurações são feitas de forma confusa, o que obriga o usuário iniciante a consultar com certa regularidade o grande manual que acompanha o aparelho.

Durante os testes realizados pelo portal Baixaki, um dos aspectos que mais teve destaque foi a qualidade do alto-falante utilizado durante as ligações. Tanto em ambientes calmos quanto naqueles em que havia grande interferência de sons externos foi possível conversar com pouquíssimos problemas devido à qualidade de áudio apresentada. Infelizmente, os alto-falantes destinados à saída de música não apresentaram um nível correspondente: basta aumentar o volume a pouco mais de 50% da capacidade máxima do aparelho para começar a ouvir chiados e distorções que tornam quase obrigatória a utilização de fones.

Um dos pontos que devem ser levados em conta durante a utilização do N85 é a capacidade do aparelho de trabalhar com diversas tarefas simultâneas. Sair da tela de determinada aplicação não significa necessariamente que esta tenha sido encerrada, portanto os recursos necessários continuarão sendo consumidos, o que pode representar lentidão e travamentos durante a utilização do aparelho - algo que acontece principalmente quando o reprodutor de música está ligado e se deseja acessar funções como a navegação web ou jogos. Felizmente a Nokia pensou nisso e permite acessar o Gerenciador de Tarefas do celular com um simples apertar de botões.

Funções online

O Nokia N85 não pode ser chamado necessariamente de um smartphone, embora seja capaz de realizar algumas funções inexistentes em celulares comuns. Além de receber e enviar mensagens e ligações, o aparelho permite ao usuário estabelecer a conexão automática com qualquer rede Wi-Fi que esteja ao alcance. Isso permite utilizar recursos como o navegador web, envio de email em uma conta pré-configurada ou fazer ligações através de VoIP.

Porém os recursos online do aparelho são prejudicados pela falta de um teclado QWERTY, fato que tira a praticidade na hora de navegar em sites ou mesmo enviar mensagens de texto ou emails. Por mais que exista a opção "Entrada de Texto Previsto", que preenche automaticamente as palavras conforme um dicionário interno do aparelho, é desconfortável utilizar a navegação do N85 durante longos períodos.

Quem comprar o aparelho provavelmente vai utilizá-lo principalmente para a composição de emails curtos ou ligações por VoIP, já que é difícil recomendar a utilização do navegador presente, por mais que este seja capaz de exibir corretamente a maioria das páginas acessadas durante os testes realizados pelo Baixaki. Infelizmente, o aparelho não possui suporte para flash, o que impede o acesso a determinados endereços.

Envio de mensagens

O N85 permite o envio rápido de mensagens SMS, MMS, voz ou email. Para isso, basta acessar a opção "Mensagens" no menu principal do aparelho e em seguida selecionar a opção "Nova mensagem": o aparelho exibe um prático menu que possibilita escolher rapidamente o tipo de mensagem que o usuário deseja enviar.

No campo de opções é possível escolher uma grande variedade de contatos para os quais enviar o conteúdo desejado, e dependendo da opção selecionado surge a opção de adicionar extras como fotografias, animações e até mesmo arquivos de áudio presentes no cartão de memória.

Ferramentas para escritório

Assim como o modelo Nokia E71, cuja análise você pode conferir neste link, o Nokia N85 conta com o programa QuickOffice, no qual você pode iniciar a produção de documentos de textos, planilhas ou apresentações de slides. Além disso, é possível exportar arquivos presentes em um computador pessoal para realizar a leitura no celular, o que apesar de não ser uma opção ideal, facilita a vida de quem precisa ler algum documento importante enquanto se locomove de um lugar a outro.

No entanto, utilizar esses programas não é tarefa fácil, devido à falta de um teclado QWERTY no aparelho. Assim como a navegação pela internet, digitar novas informações é um processo pouco intuitivo e que leva boa quantidade de tempo. Portanto, dificilmente você utilizará qualquer dos programas disponíveis para compor documentos longos ou que precisem de muitos detalhes. O usuário doméstico será até capaz de ignorar totalmente estas funções ou tratá-las como mera curiosidade.

Uma opção mais atrativa é o Adobe PDF Reader, que permite a leitura de documentos no formato PDF na tela do aparelho. Embora não seja capaz de editar ou criar novos documentos, o programa é uma boa adição para quem deseja realizar a leitura de documentos em lugares onde não tenha acesso a um computador portátil ou desktop.

Reprodução de músicas e vídeos

O N85 é capaz de reproduzir uma boa variedade de arquivos de áudio e vídeo, com suporte aparaformatos bem difundidos como MP3, AAC, WMA, MP4, 3GP e H264. É possível enviar arquivos para o aparelho de diversas formas, seja através de download direto, sinal Bluetooth ou por transferência direta através do cabo USB que acompanha o pacote.

Tanto a reprodução de áudio quanto vídeo é feita de forma competente, porém a utilização de fones de ouvido se torna praticamente obrigatória em ambientes com alguma interferência sonora. O principal problema está relacionado às caixas de som do aparelho: embora a qualidade de reprodução seja boa nos volumes mais baixos, acima de 50% do volume começam a aparecer ruídos e interferências que prejudicam em muito a experiência, mesmo quando são utilizados arquivos codificados em alta qualidade.

Uma das vantagens do aparelho é que ele detecta automaticamente quando o usuário baixa novas músicas e vídeos ou altera manualmente o conteúdo das pastas gravadas no cartão de memória - processo que pode levar um tempo considerável dependendo do número de arquivos novos adicionados.

Câmera digital

Apesar de ter uma câmera com alta resolução, com qualidade de até 5 megapixels, o Nokia N85 está longe de ser perfeito neste quesito. O principal motivo disso está no foco fixo da lente utilizada, que praticamente exige que as fotos sejam tiradas bem próximas ao objeto de interesse.

Da mesma forma, o desempenho da câmera cai muito em ambientes escuros, por mais que esteja equipada com dois flashes LED. O efeito de iluminação obtido não é muito bom, e é comum obter resultados em que somente um ponto está visível, com contraste grande entre as áreas iluminadas e as escuras. Acima você confere dois exemplos de fotos tiradas com a câmera, uma em ambiente iluminado e outra em um local sem luz.

Bateria

A bateria do Nokia N85 apresentou um bom tempo de duração durante os testes realizados pelo Baixaki. Com a carga total realizada foi possível utilizar o celular durante quatro dias ininterruptos realizando ligações, acessando a internet e com o reprodutor de músicas e vídeos utilizados constantemente. Recarregar o aparelho é um processo rápido, e ainda há a vantagem de poder utilizar o cabo USB conectado ao computador como forma de recuperar a energia: desta forma não é preciso ficar levando o carregador que acompanha o aparelho de um lado para o outro.

Preço

O preço médio do Nokia N85 é um dos aspectos que mais devem pesar na hora de optar pelo aparelhou ou por um concorrente. Atualmente é possível encontrar o celular por uma média de R$ 1500 em pacotes que acompanham um cartão microSD de 8 GB e conteúdo exclusivo de algum filme de sucesso. O modelo testado pelo Baixaki acompanhava o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas na integra, mas é possível encontrar o aparelho com conteúdo baseado nos filme da trilogia Matrix.

Conclusão

É difícil encontrar algum motivo que não justifique a compra do Nokia N85. O aparelho tem várias funções tanto para quem procura um capaz de realizar ações básicas como ligar e receber mensagens quanto para quem procura uma opção multimídia capaz de reproduzir vídeos e músicas com alta qualidade.

O ponto principal que depõe contra a compra do aparelho é um só: a falta de um teclado QWERTY. Caso você seja alguém que precisa acessar constantemente páginas da internet em qualquer lugar em que esteja ou precise de um aparelho capaz de realizar atividades básicas de escritórios, vai encontrar uma série de dificuldades na hora de digitar informações utilizando o teclado numérico do aparelho. Nestes casos existem aparelhos da própria Nokia que são mais recomendados para esta tarefa, como o já citado E71 ou o modelo N97.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.