PowerPoint: Padronize seus slides através do slide mestre

Facilite sua vida na hora de padronizar os slides usando o slide mestre para isso.
  • Visualizações72.220 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 19 de Novembro de 2008

Atualmente, qualquer apresentação seja na escola, na faculdade, no trabalho ou em palestras, é cada vez mais comum o uso de apresentações de slides. O programa mais utilizado para isto, com certeza, é o Microsoft PowerPoint.

Quando você inicia uma nova apresentação, os slides estão brancos e normais, e você pode alterá-los ao seu gosto, deixando mais de acordo com os seus gostos.

É possível fazer isto de duas maneiras: uma é na mão, em cada slide, outra é editando o slide mestre, que é quem “dita as regras” para os demais slides de uma apresentação. Ou seja, tudo o que você alterar no mestre, será seguido pelos demais.

Editando o slide mestre

Este processo é todo muito simples e poderá ser realizado por usuários iniciantes e avançados. Primeiramente, clique na guia Exibição e depois dê um duplo clique no botão Slide Mestre. Neste momento, surgirá na tela uma aba lateral como miniaturas de slides, clique sobre o primeiro deles, este é o mestre.

Editando o slide mestre

Agora, todas as alterações a respeito de cor, corpo e estilo de fonte e imagem ou cor sólida em plano de fundo, enfim, toda mudança relacionada com a cara dos seus slides, será aplicada em todos eles.

Mudar layout

Outra forma de editar seus slides é criando seu próprio layout. Muitas vezes, os modelos já prontos não correspondem à sua necessidade, e então você pode mudá-los à mão ou então alterar um layout para adaptá-lo ao que você precisa. Para isso, clique no slide anterior ao espaço em que ele será inserido, clique em Inserir Layout no grupo Editar Mestre.

Insira um novo layout

Informe o novo título do layout e então edite, deixando-o do jeito que mais lhe convier, arrastando os elementos para mudar sua posição, alterando cor, fonte e as demais características de seu layout.

Aplicar Tema

Para personalizar sua apresentação, é possível alterar o tema dos slides. Para isso, selecione a miniatura em que deseja aplicar o novo tema, clique no botão Tema e então escolha aquele que mais lhe agradar. Desta forma, o mesmo tema será aplicado a todos os slides de sua apresentação.

Altere o tema de seus slides

Salvar Modelo

Caso você não queira perder o modelo criado, é possível salvá-lo para carregá-lo posteriormente. Para isso, depois de terminadas as suas alterações, clique com o botão direito do mouse sobre a miniatura do slide e escolha a opção para renomeá-lo.

Renomei-e o modelo para então salvá-los

Depois de escolher o novo nome, salve o arquivo normalmente e no menu Tipo, escolha a extensão Modelo do PowerPoint (POTX) e então clique em salvar.  A partir de agora, sempre que acessar a galeria de layouts, esta estrutura estará lá, disponível para escolha.

Mais de um slide mestre no PowerPoint 2007

Na versão 2007 do PowerPoint, é possível criar mais de um slide mestre em suas apresentações, podendo assim dividi-las em diversas partes, cada uma com seu padrão próprio. Para isso, clique no botão Inserir Slide Mestre.

Insira mais slides mestres

Alterando folheto mestre

Folheto mestre é a versão para impressão de seus slides. Você pode mudá-lo, alterando a sua posição ou então escolher um novo plano de fundo. Para isso, clique na guia Exibição e então em Folheto Mestre.

Na guia Orientação do Folheto, você poderá escolher a posição (retrato ou paisagem) e em Slides por Página é possível escolher quantos slides aparecerão em cada página impressa. Na seção Espaço reservado, escolha quais itens devem ou não aparecer (Cabeçalho, Rodapé, Data e Número da Página).

Alterando o folheto mestre

Para escolher um novo tema, clique em Estilos de Plano de Fundo e selecione o de sua preferência. É importante tomar cuidado para que o fundo não atrapalhe na hora de ler a folha impressa.

Modifique o estilo do plano de fundo dos folhetos

Depois de todas as alterações, clique em Fechar Modo de Exibição Mestre para sair da edição do slide mestre.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!