Apresentações no PowerPoint 2007 de forma inédita

Aprenda a criar apresentações inovadoras de forma fácil.
  • Visualizações19.056 visualizações
Por Elaine Martins em 10 de Novembro de 2008

Quem está sempre preparando e apresentando palestras sabe que o que mantém o público atento e ligado é a uma apresentação diferenciada, que permite a interação dos ouvintes com quem está apresentando. Quem nunca se deparou com um palestrante ou professor totalmente perdido em meio à vasta quantidade de slides? Ou com slides que possuem um gráfico ou uma imagem que não é possível entender?

Uma ferramenta muito útil para evitar situações como essas é o pptPlex, um plugin para o PowerPoint que torna as apresentações muito mais interativas e livres, permitindo ao palestrante passear livremente pelos slides. Tudo funciona através de poucos cliques com o mouse, de um modo muito intuitivo.

Você pode, por exemplo, dar zoom em imagens e gráficos de forma que o público consiga enxergar e entender. Outra vantagem em utilizar a ferramenta é a possibilidade de exibir vários slides ao mesmo.

 

 

COMO FAZER?
Após instalar o pptPlex, uma nova aba surgirá no Microsoft PowerPoint 2007 exibindo o nome do aplicativo. É através desta aba que você realizará todas as tarefas, edições e criações referentes ao programa.

Nova aba criada.

Para poder visualizar a apresentação criada com o pptPlex basta definir a maneira que começará a visualização,   entre visão geral (overview), primeiro slide (first slide) e current slide (slide exibido na tela). Talvez seja preciso fazer download de outro plugin do PowerPoint para que a exibição ocorra corretamente. Você pode encontrar o plugin clicando aqui.

Para aumentar o zoom nos slides durante a apresentação, utilize o botão direito do mouse e para diminuir, use o botão esquerdo.

Começando...Escolhendo modelo.

Para dar início à criação das apresentações dinâmicas, é preciso escolher o layout com o qual essa será exibida. Para isso, clique em “Canvas Background”, presente na barra de tarefas e escolha um modelo. Como exemplo, irei usar o terceiro modelo localizado na segunda fileira de modelos.

Feito isso, note que a tela agora está dividida em várias partes, cada uma contendo um texto. Em “Slides before 1st Section Divider” todos os slides presentes antes do modelo serão exibidos, como na figura abaixo.

Exibição da apresentação.

Trabalhando com seções

A melhor forma tirar o maior proveito do aplicativo é trabalhar com seções. Isso significa quebrar uma apresentação grande em várias pequenas, o famoso “Dividir para conquistar”.

Por exemplo, suponha que você queira criar uma apresentação falando sobre a uma empresa que possui diversos setores. Cada setor da empresa pode ser colocado como uma seção da apresentação.

As seções podem ser criadas utilizando o botão “Insert New Section” presente na barra de tarefas. É importante dar um nome à cada seção criada, o que facilitará o correta colocação delas na apresentação.

Vamos criar uma seção chamada “Baixaki.com.br”. O nome da seção deverá ficar entre chaves ([ ]) e deverá ser colocado na posição que você deseja que ele apareça na apresentação. Por exemplo, a seção criada anteriormente irá aparecer no canto direito da tela.

Os slides que vierem abaixo da seção pertencerão a essa. Por exemplo, abaixo da seção “Baixaki.com.br” estão os slides titulados “O MELHOR” e “A empresa”, assim ao clicar no modo de exibição, na área reservada para a seção em questão terá os slides “O MELHOR” e “A empresa” sendo exibidos.

Criando seção

 

 

Você pode criar quantas seções o modelo escolhido suportar, sá cuidado para não ser perder em meio a elas.

O pptPlex pode parecer complicado à primeira vista, mas logo nota-se que é só uma questão de prática. Mostre que você tem talento e apresente suas palestras de forma muito mais dinâmica e interessante.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!