PowerPoint: adicione 165 templates gratuitos

2 min de leitura
Imagem de: PowerPoint: adicione 165 templates gratuitos

O PowerPoint é uma das ferramentas mais utilizadas por estudantes e profissionais para a realização de apresentações e palestras. A aplicação, em suas versões mais recentes, que faz parte do pacote Office da Microsoft, trouxe diversas novidades para seus usuários, entre elas a possibilidade de baixar e adicionar novos templates para os slides.

A equipe do Office.com liberou gratuitamente 165 templates para os usuários do PowerPoint 2010. Aproveitando essa oportunidade, o Baixaki preparou um rápido tutorial ensinando como adicionar os novos modelos às apresentações.

Pré-requisitos

Os templates disponibilizados para download podem ser utilizados apenas com o pacote do Office 2010, independente da versão ou do idioma em que ele se encontre. Por isso, antes de baixar qualquer tema, certifique-se de que o PowerPoint instalado em seu computador é o mais recente.

Todos os templates disponibilizados gratuitamente pela Microsoft podem ser encontrados no próprio site do Office. Clique aqui para acessar a galeria de templates. Infelizmente, não existe um pacote pronto com todos os temas para baixar. Por isso é necessário fazer o download de cada um dos modelos separadamente.

O download dos temas é bem simples. Clique em cima do template escolhido e aguarde até a abertura da página com os detalhes a respeito do modelo. Em seguida, clique no botão “Download” presente no canto superior esquerdo da tela. Um pequeno termo de utilização será exibido.

Fazendo o download do modelo

Uma vez que você aceite o que está escrito no termo, o download do tema será iniciado. Algumas vezes pode acontecer de o arquivo não ser baixado automaticamente. Quando isso acontecer uma tela será exibida e mostrará um segundo link para que você possa realizar o download do template manualmente.

Hora de trabalhar

Depois que você já instalou a versão mais recente do PowerPoint e fez o download dos templates desejados, é hora de adicioná-los à lista de modelos da aplicação da Microsoft. Você deve ter notado que existem dois tipos de arquivos, o POTX e o PPTX.

A forma de instalar os dois é diferente. Enquanto que para usar o primeiro bastar clicar duas vezes sobre o arquivo, o segundo requer um pouco mais de trabalho para que possam ser facilmente acessados na barra de acesso rápido do PowerPoint.

Para começar, é preciso abrir a pasta de modelos que a aplicação do Office utiliza para carregar os arquivos. Isso pode ser feito abrindo a janela “Executar” do Windows (utilize o atalho Ctrl+R) e digitando o seguinte caminho:

C:\Users\USUÁRIO\AppData\Roaming\Microsoft\Modelos

Onde USUÁRIO deve ser substituído pelo seu nome de usuário no computador.

Com o PowerPoint fechado, copie os arquivos POTX para dentro do diretório executado acima. Você pode renomear os arquivos a fim de tornar mais fácil a identificação dos modelos na hora de acessá-los.

Como utilizar os modelos

Uma vez que os arquivos sejam copiados para a pasta indicada, é hora de aplicá-los nas apresentações. Para isso, clique menu “Arquivo” e escolha a opção “Novo”. Em seguida, na tela à direita, selecione “Meus Modelos” e procure pelo modelo desejado.

Procure pelo modelo desejado

Em alguns casos, pode ser necessário habilitar o modelo para edição. Uma pequena barra de alerta será exibida no topo da tela, contendo a opção “Habilitar para edição...”. Basta clicar no botão e aproveitar os novos templates baixados.

.....

Vale lembrar que nem todos os modelos disponíveis contam com fontes, cores e efeitos como os demais templates apresentados pelo PowerPoint. Por isso, preste atenção e veja se o modelo escolhido atende às suas necessidades antes de baixá-lo.

Agora é só aumentar a sua coleção templates e tornar as apresentações e palestras mais elegantes e dinâmicas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.