7 serviços gratuitos alternativos ao PowerPoint

O Baixaki criou uma lista de opções para você criar apresentações em slide sem precisar utilizar a ferramenta do Microsoft Office.
  • Visualizações44.950 visualizações
Por Daniele Starck em 8 de Dezembro de 2010

Trabalhos de faculdade, apresentações na escola, palestras, lançamento de produtos e exibição em festas. Estas são apenas algumas das utilidades das apresentações em slide, tão fáceis de criar e que dão ao evento um aspecto superprofissional.

A principal ferramenta para criação de slideshows é, ainda hoje, o PowerPoint, da Microsoft. No entanto, é essencial lembrar que este é um software pago, que vem dentro de um pacote que custa cerca de R$ 200.

Por esta razão, o Baixaki selecionou uma lista de serviços que podem substituir a utilização do PowerPoint gratuitamente, sem diminuir a qualidade do seu trabalho.

Prezi

Prezi é um dos serviços mais fáceis de utilizar. Ele transformou a ideia de slideshows em uma tela grande, em branco, onde sua apresentação pode ser feita utilizando a hierarquia de tamanhos e cores para os textos.

Prezi

É possível colocar palavras, alterar sua orientação, inserir imagens e formas geométricas. Além de ser gratuito, ele ainda faz com que sua apresentação fique diferente e possa se destacar entre tantas outras.

Existe ainda uma versão desktop e mais completa, além de ser possível pagar para ter mais opções de configuração. A apresentação gratuita só pode ser criada online, traz uma marca d’água do serviço e é publicada no site – o que pode não ser o ideal para alguns usuários.

Ashampoo Presentations

Se você é mais tradicional, pode optar pelo Ashampoo Presentations, concorrente do PowerPoint que é distribuído gratuitamente. Seu formato é semelhante ao aplicativo da Microsoft, com modelos de slide pré-definidos para facilitar o trabalho. Além disso, a interface também é muito parecida.

Ashampoo Presentations

Acrobat Presentations

Um dos melhores serviços disponíveis gratuitamente para criar apresentações é o Acrobat Presentations. Além de ser fácil de utilizar, ele está disponível online. Ou seja: não é necessário baixar e instalar nada pesado em seu computador.

Acrobat Presentations

Acrobat Presentations tem a qualidade dos produtos da Adobe, com excelentes layouts, fontes, estilos e cores para seus slides. Ao terminar, basta salvar tudo em PDF e seguir para sua apresentação.

Isso significa que você pode exibir o conteúdo em formato de imagem, sem ser prejudicado por configurações de computadores diferentes ou fontes escolhidas não instaladas na máquina que você vai utilizar.

Google Docs

De longe, o serviço mais prático. Além de ser online, tudo que você precisa é uma conta do Google para acessar o Docs e criar sua apresentação. No entanto, esta praticidade se traduz também em simplicidade.

Google Docs

As apresentações do Google Docs não possuem vários layouts e temas para você escolher. No entanto, são rápidas de criar e podem ajudar e casos de emergência.

SlideRocket

Outra alternativa completa e online é o SlideRocket. Para utilizá-lo, é necessário criar um cadastro no site, a exemplo do Acrobat Presentations. Sua interface é intuitiva e ele possui inúmeras formas de configuração para sua apresentação.

SlideRocket

Além disso, SlideRocket pode enviar os arquivos criados por você para o próprio PowerPoint, caso queria realizar algum ajuste. Infelizmente, a versão gratuita não permite que você salve o arquivo, mas a apresentação pode ser visualizada de qualquer computador através da internet.

280Slides

Seguindo a linha da praticidade de criar apresentações online, temos o 280Slides.  Ele possui três opções de layout e nove temas de cores variadas para aplicar aos slides. Ainda é possível adicionar imagens, formas e vídeos.

280slides

Para salvar o arquivo online, é necessário criar um login no site. No entanto, ao terminar sua apresentação, você pode clicar em “Download” e baixar o arquivo em extensão PPT (a mesma do PowerPoint).

Zoho Work

A última ferramenta desta lista que também pode ser acessada online, é o Zoho Work. Clicando na opção Zoho Show, é possível começar a criar sua nova apresentação. O serviço oferece muitos temas para você desenvolver slides.

Zoho

Sua interface é um pouco confusa, pois tem muitos itens. Mas, ao mesmo tempo, você possui inúmeras opções de configuração – principalmente com imagens, formas e cliparts para inserir no slide.

...

Alguns destes serviços podem criar apresentações em slide com o mesmo estilo do PowerPoint. Outros têm slides e layouts diferenciados, enquanto algumas opções são mais simplificadas.

Então, procure nesta lista a ferramenta gratuita que mais combina com você e que pode tornar suas apresentações ainda mais práticas, bonitas e criativas!



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!