Use o Flash para apresentações em PowerPoint

3 min de leitura
Imagem de: Use o Flash para apresentações em PowerPoint

Apresentações no aplicativo PowerPoint da Microsoft já viraram sinônimo de trabalhos bem feitos, pois desde os famosos slides que vem por email através de correntes, até empresas multinacionais, aderiram ao formato de sucesso da ferramenta do pacote Office. A cada versão do aplicativo, podemos contar com mais ferramentas, efeitos e opções para não deixar as apresentações se tornarem o sonífero mais eficiente da Terra, já que é difícil se manter acordado quando não há o cuidado em montar uma apresentação dinâmica.

Um problema que dificulta a utilização do PowerPoint é o fato de nem sempre haver uma máquina com o aplicativo instalado, mas infelizmente você só vai saber disso quando a hora da apresentação chegar. Como os slides são ótimas ferramentas, que tal aliá-los à outra ferramenta indispensável quando se fala em conteúdo online: o Flash. A ferramenta para a construção de animações da Adobe Palestra dá sono!deixou de ser útil apenas para a publicidade online e está invadindo diversos setores da área de comunicação, como: vídeos, jogos e, claro, o PowerPoint!

Do seu PC para o mundo

Como o risco de montar uma apresentação em PPT (formato padrão do PowerPoint) e não ter o aplicativo instalado no computador onde você rodará seus slides é grande, uma ótima saída é transformá-los em Flash e usar a Internet para dar show de modernidade. Hoje você vai aprender como fazer essa conversão usando um complemento inserido dentro da janela do PowerPoint.

iSpring

O aplicativo escolhido para esta tarefa foi o iSpring. Você pode não concordar, mas ele é fácil de usar, leve e, de quebra, possibilita o compartilhamento das apresentações rapidamente. Para começar, realize o download do programa clicando aqui. Assim que o download acabar, instale seu conversor normalmente, vale lembrar que o PowerPoint deve estar fechado e que estamos usando a versão 2007.

Uma aba a mais

Assim que você abrir o PowerPoint, repare que há uma aba a mais depois de “Exibição” chamada iSpring.

Aba iSpring

Agora você decide: abre uma apresentação pronta ou inicia a montagem de uma. Isso fica ao seu critério, pois isso não influencia na utilização das ferramentas do iSpring. Publicando para o mundo

Depois de finalizar, vá até a aba do conversor e use a opção “Quick Publish” para publicar a apresentação usando as configurações padrão ou “Publish” para definir opções avançadas. Na janela de configurações avançadas é possível definir o nome da Apresentação, o intervalo entre os slides e opções pessoais (clique na imagem para aumentar).

Cadastre-se

A parte interessante do iSpring é o fato dele oferecer um serviço online chamado Slideboom para o compartilhamento de apresentações. Este serviço funciona como um portfólio e é possível postar tudo o que você produziu. O cadastro é simples, já que basta preencher alguns dados e confirmá-los após receber um email.

Esta é a sua página pessoal e nela, será possível conferir todas as suas apresentações:

Seu portfólioInteração a mil

A grande vantagem de compartilhar seus PPTs em Flash é o fato de ser possível interagir muito mais com eles. Clicando no nome da sua apresentação, uma janela com várias opções de edição, compartilhamento, marcadores e muito mais é disponibilizada. Utilize-a para dar um toque dinâmico nos seus slides e evitar muitos bocejos.

Confira no vídeo abaixo o que você pode usar:

Agora que você sabe como funciona o serviço, aproveite para mandar para as nuvens seus slides e sempre ter certeza de que eles serão visualizados em qualquer PC - desde que haja conexão com a Internet. Veja um exemplo de apresentação em Flash feita com o iSpring:

Se você não gostou do iSpring, experimente outros aplicativos gratuitos, como o E.M. Free PowerPoint Video Converter ou o Authorstream Beta. Os dois são ótimas opções de programas para transformar suas apresentações e tirar seus slides da monotonia. Use o Flash para inovar, ter segurança ou simplesmente para compartilhar seu trabalho e tornar suas apresentações referências no mercado de trabalho, faculdade ou até nas odiadas correntes de email.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.