Crie um álbum com as suas fotografias no PowerPoint 2007!

3 min de leitura
Imagem de: Crie um álbum com as suas fotografias no PowerPoint 2007!

Se você pensava que o Power Point só servia para fazer apresentações de trabalhos acadêmicos ou de relatórios para o seu chefe, está muito enganado! O editor de apresentações do pacote Office 2007 permite que você crie e edite uma quantidade grande de recursos visuais, inclusive um álbum de fotografias. Neste breve tutorial você vai ficar sabendo como criar o seu em poucos minutos e impressionar seus amigos!

Primeiro, antes de qualquer coisa, você precisa ter a versão 2007 do programa, do contrário não será possível criar o álbum com tanta precisão. Uma vez com o seu Power Point 2007 aberto, clique na aba “Inserir”. Você verá uma série de opções, clique na metade inferior do botão (aquela que contém uma seta para baixo) e clique em “Novo Álbum de Fotografias”.

Feito isso, é hora de escolher as fotos. Você verá uma janela com vários botões e menus para configuração como a imagem abaixo. Clique no botão “Arquivo/Disco” para abrir o local em que as suas imagens estão. Não existe um número máximo para inserir suas imagens, mas não precisa exagerar! Todos nós sabemos o quanto é desagradável insistir para que os outros vejam nossas fotos. Portanto, use o bom senso! Quando estiver selecionando suas imagens, pressione CTRL no teclado enquanto escolhe as imagens com um clique apenas. Isto fará com que você selecione várias imagens ao mesmo tempo.

Você pode configurar o seu álbum de fotografias da maneira que achar melhor. O Power Point oferece diversas opções de quantidade de imagens e posicionamentos. Clique no primeiro menu dropdown para ver quais são estas opções. É possível exibir uma, duas, três ou mais imagens em um único slide. Além disso, você também pode inserir efeitos como bordas, molduras e sombras nas suas fotos escolhidas. O álbum de fotos do Power Point ainda permite que todas as fotos fiquem em preto e branco ou com legendas – inclusive as duas coisas ao mesmo tempo! Basta marcar as duas caixas com estas opções logo abaixo dos botões de inserção de imagem e caixa de texto.

Seguindo mais para baixo, repare que o seu álbum pode ficar mais bonito se você inserir um tema, ou seja, um layout com imagens de fundo e cores de fontes e suas formatações. No campo em que está escrito “Tema”, clique no botão “Procurar...” e veja qual dos temas que o Power Point oferece que estão de acordo com o seu gosto. Se a resposta for “nenhum”, você pode mudar a cor, fonte, estilos e muito mais dos textos inseridos no seu álbum.


Uma informação muito importante é aquela da organização das suas fotos. Você não precisa inseri-las na ordem em que elas devem aparecer. Depois que as selecionar, note que existem dois botões logo abaixo da lista com os nomes das imagens. Selecione uma delas e coloque-a uma posição a cima ou abaixo, dependendo de como você quer que o seu álbum fique.

Logo mais à direita, você encontra outros botões que são muito úteis na criação do seu álbum. Às vezes, acontece de termos tirado uma fotografia com a câmera em pé e a foto acaba saindo virada. Isso pode ser corrigido com a ferramenta de álbuns do Power Point. Clique em um dos botões de rotação que ficam logo abaixo do visualizador de imagem desta janela de edição. Os próximos dois botões aumentam e diminuem o contraste da sua foto, enquanto os dois últimos botões desta sequência são responsáveis pelo brilho.

Agora você já pode clicar em “Criar”. Note que o Power Point gera uma capa para o seu álbum, você pode editá-la normalmente como qualquer objeto de slide comum. Nos próximos slides, ou as suas páginas do álbum, clique no nome da foto caso queira editar a legenda – acontece como qualquer texto comum. Ao final de tudo, salve seu projeto da maneira que preferir e mande para quem quiser!

Não se desespere caso o seu álbum não tenha ficado como você queria após clicar em “Criar”. Você sempre pode clicar na parte inferior do botão e selecionar “Editar álbum” para repara alguma coisa. Mas não foi exatamente assim que os programadores da Microsoft pensaram enquanto faziam esta versão do Power Point. O recurso de importação de fotos e vídeos direto da câmera não faz mais parte do programa. Desconhece-se a razão, mas o recurso não está mais lá. Portanto, a importação de imagens precisará ser feita à mão. Ainda bem que existe o CTRL para ser pressionado enquanto clicamos!

Muito bem, leitores do Baixaki! Este foi mais um tutorial sobre recursos do Office 2007! Não percam os próximos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.