Office: Exibição: os modos de leitura da página

2 min de leitura
Imagem de: Office: Exibição: os modos de leitura da página

O Word, desenvolvido pela Microsoft, é um dos editores de texto mais utilizados por usuários de computador. Dentre os recursos mais importantes do aplicativo, os modos de leitura de página são muito importantes, mas quase ninguém presta muito atenção.

A importância do recurso dá-se pela possibilidade de o usuário ajustar a exibição dos documentos de uma maneira que fique confortável para este ler e trabalhar.

Como acessar

Para ter acesso aos modos de exibição do Word, acesse a guia “Exibição”. No grupo de opções “Modos de Exibição de Documento”, os cinco layouts estão disponíveis. Para aplicá-los ao documento, basta clicar uma vez sobre o modo de exibição escolhido.

Barra do Office com os modos de Exibição

Tipos de exibição

Existem, ao todo, cinco modos de exibição. São eles: Layout de Impressão, Leitura em Tela Inteira, Layout da Web, Estrutura de Tópicos e Rascunho. Cada um destes é indicado para diferentes atividades. Leia logo abaixo uma breve explicação sobre cada um dos modos e veja qual dos layouts é mais indicado para você.

Layout de Impressão: provavelmente um dos modos de exibição mais utilizados pelos usuários, o Layout de Impressão dá uma visão mais ampla do texto e de todo o conteúdo do documento aberto. Modos de exibição como este são mais utilizados para editar e criar documentos.

Modo de Visualização

Leitura em Tela Inteira: como o próprio nome sugere, esse modo de exibição é muito indicado quando um usuário precisa ler um documento mais longo, com várias páginas. Este layout exibe o documento como um livro, com duas páginas sendo exibidas de cada vez, dispostas lado a lado e com o texto em um ótimo tamanho para longas leituras.

Layout da Web: este modo de exibição mostra o documento aberto com um layout que lembra muito uma página da Web, com o texto ocupando toda a tela (horizontalmente falando) do computador. Arquivos de texto que possuem parágrafos muito grandes podem ser lidos de maneira mais agradável com este layout.

Estrutura de Tópicos: o modo de exibição preferido dos formatadores de texto, pois diferentes símbolos para indicar títulos, subtítulos, parágrafos, etc. Com ele, a reestruturação de documentos é muito mais fácil.

Rascunho: muito parecido com o modo de exibição Layout da Web, o Rascunho permite que o usuário tenha uma visão bem ampla do arquivo, sem a quebra de página característico do editor de texto da Microsoft. O que marca a troca de página é uma discreta linha pontilhada.

Agora que você já conhece as cinco principais maneiras de visualizar seus documentos no Word e quando utilizar cada uma dessas, não fique mais se batendo para ler ou editar os arquivos de texto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.