Windows: Aprenda a renomear seus arquivos em lotes

1 min de leitura
Imagem de: Windows: Aprenda a renomear seus arquivos em lotes

Você já deve ter passado por uma situação assim: tirou uns dias de folga ou pegou a estrada em um fim de semana, aí na hora de passar as imagens da câmera para o computador os arquivos foram nomeados com alguns caracteres sem sentido, por exemplo, PIC001. Depois de passar todas as fotos, você parte para outra viagem, porém na hora de passar estas fotos para o computador elas também recebem o nome de PIC001! E agora? Provavelmente, as imagens anteriores foram sobrescritas e você pode ter perdido tudo.

Para que isso nunca venha a acontecer com você é possível renomear todos os arquivos (músicas, vídeos, fotos, documentos) a partir de três passos simples. Neste tutorial vamos ensinar como fazer isso usando o Windows Vista, mas se você trabalha com um Sistema Operacional mais antigo não tem problema, pois no XP, por exemplo, os passos são os mesmos.

Dê nome aos bois

O processo consiste em apenas três passos, portanto vamos a eles. Em primeiro lugar abra a pasta que contém seus arquivos e selecione os quais deseja renomear.

Selecione os arquivos que deseja renomear.

Na sequência, clique com o botão direito do mouse sobre o primeiro arquivo da seleção e vá até a opção “Renomear”. Em seguida, renomeie o primeiro arquivo com um assunto compatível ao conteúdo dos arquivos, ou seja, se eles são correspondentes aos textos que você produz no seu trabalho é interessante renomear tudo assim, mas não se esqueça de colocar um número entre parênteses para que o Windows siga a sequência numérica.

Renomeie tudo de acordo com o assunto.

Assim que renomear o primeiro arquivo, clique ao lado do nome dele e automaticamente o Windows inicia o processo de renomeamento dos demais.

Aguarde o processo ser concluído.

Pronto! Agora seus arquivos estão renomeados, organizados e você não gastou mais de 2 minutos realizando estes passos.

Em pouco minutos seus arquivos foram renomeados.

Caso você queira desfazer as alterações, basta clicar em Ctrl+Z até que tudo tenha voltado ao estado inicial. Se você não conseguiu acompanhar os passos através das imagens não se preocupe, confira o vídeo abaixo e veja como fazer.

Agora que você já sabe usar mais esta ferramenta oferecida pelo Windows, não corra o risco de ter seus arquivos sobrescritos renomeando-os de forma rápida e eficiente.

Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.