Office: Como abrir documentos do BrOffice no Microsoft Office

2 min de leitura
Imagem de: Office: Como abrir documentos do BrOffice no Microsoft Office

O Microsoft Office é a suíte de aplicativos para escritório mais utilizada no mundo todo e apesar de não ter sua fatia de mercado ameaçada por outros produtos, o uso de programas alternativos é bastante comum.

Destes programas, destaca-se a suíte BrOffice.org (que na verdade é a versão brasileira do OpenOffice), que além de ser completamente gratuita – a suíte é um software livre – também oferece programas de qualidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Deste modo, é bastante comum que pessoas que não têm condições de adquirir uma licença do Microsoft Office acabem por se utilizar do BrOffice, o maior concorrente do pacote da empresa de Bill Gates no Brasil. Contudo, o formato original dos arquivos do BrOffice é chamado OpenDocument Format ou ODF, não é suportado pelos programas da Microsoft.

Abrindo arquivos do BrOffice no MS Office

Para resolver este problema você tem duas opções: a primeira é salvar os arquivos no BrOffice em um formato suportado pelo Microsoft Office, como DOC (Word), XLS (Excel) e PPT (PowetPoint). Faça isso clicando em Arquivo > Salvar Como.

Contudo, se você já salvou seus arquivos nos formados ODT (Writter – texto), ODS (Calc – planilha) e ODP (Impress – apresentação de slides) e agora deseja abrir estes arquivos nos programas do Microsoft Office, você terá que optar pela segunda opção, que será apresentada agora.

Ela consiste em baixar e instalar complementos que permitirão que programas d Microsoft Office suportem arquivos do BrOffice. Estes aplicativos são o ODF Add-in for Microsoft Word, ODF Add-in for Microsoft Excel e ODF Add-in for Microsoft PowerPoint.

Abra documentos do BrOffice no MS Office

Depois de instalar estes complementos, você não precisará fazer mais nada além de abrir os arquivos com extensões do BrOffice e eles serão automaticamente abertos pelos programas da suíte da Microsoft. Simples assim, você resolve este problema de compatibilidade e recupera o conteúdo de seus arquivos. Estes aplicativos são compatíveis com as versões 2000, XP, 2003 e 2007 fo Microsoft Office.

Novo corretor ortográfico do BrOffice

No dia 01 de janeiro de 2009, entrou em vigor o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que pretende ser um passo à unificação ortográfica de todos os países lusófonos. Ao todo, somos mais de 240 milhões de falantes nativos de português, nos quatro continentes, o que constitui a 5ª língua nativa mais falada no mundo.

Muitas dúvidas pairam sobre todos os falantes do português sobre as novas regras, mas o BrOffice.org já saiu na frente lançando seu novo corretor ortográfico, o VERO, já adaptado às novas alterações de nossa língua materna. Assim, se você é um dos milhares utilizadores desta excelente suíte de aplicativos e quer deixar seus escritos de acordo com a nova ortografia, usar o corretor atualizado é indispensável.

E aí, curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Microsoft 365 e baixar na hora na loja oficial da Microsoft? Clique aqui e conheça já a Microsoft Store! 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.