Review: smartphone Positivo Octa X800 Limited Edition [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Positivo Octa X800 Limited Edition [vídeo]

A Positivo Informática anunciou no mês de fevereiro aquele que pode ser considerado o primeiro smartphone octa-core fabricado no Brasil. O modelo em questão é o Positivo Octa X800, que chega às lojas com três opções de cores: branca, preta e dourada, em edição limitada.

Neste aparelho, a empresa decidiu dar uma atenção especial ao design, e o modelo se destaca pelo seu acabamento de qualidade, com proteção Gorilla Glass tanto no display quanto na parte traseira. Caminhando entre os modelos intermediários e os tops de linha, o Positivo Octa X800 terá versões com 8 GB e 16 GB de armazenamento.

Será que vale a pena apostar suas fichas no mais novo lançamento da empresa brasileira Positivo Informática? Isso é o que nós vamos descobrir agora nesta análise.

Testes de benchmark

Para a realização desta análise, submetemos o Positivo Octa X800 Limited Edition a três aplicativos de benchmark. São eles:AnTuTu Benchmark 5GFX Bench (T-Rex HD Offscreen) e Vellamo Mobile Benchmark (HTML 5 e Metal).

AnTuTu Benchmark 5

Um dos aplicativos de benchmark mais conceituados em sua categoria, o AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Os resultados são somados e geram uma pontuação final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

GFX Bench (Offscreen)

O GFX Bench é voltado para mensurar a qualidade gráfica. Isso inclui itens como estabilidade de desempenho, qualidade de renderização e consumo de energia. Os resultados são revelados em média de frames por segundo (FPS). Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

Vellamo Mobile Benchmark

O Vellamo Mobile Benchmark aplica dois testes ao aparelho: HTML5 e Metal. No primeiro deles é avaliado o desempenho do smartphone no acesso direto à internet via browser. Já no teste Metal, o número final indica a performance do processador. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

HTML5

Metal

Design

A Positivo caprichou no design do modelo Octa X800 e, certamente, esse é um dos modelos mais bonitos e elegantes já lançados pela empresa. O visual lembra um pouco o do Xperia Z3, da Sony. Disponível nas cores branca, preta e dourada, o aparelho conta com uma traseira de vidro com Gorilla Glass.

Nas laterais há uma gaveta para dois SIM cards e outra para o cartão micro SD. A entrada para fone de ouvido está localizada na parte superior. A tampa traseira não é removível, e nas laterais há detalhes angulares, que tornam a pegada mais firme. A versão dourada será vendida no Brasil em edição limitada.

Embora não seja inovador em nenhum aspecto, é nítida a preocupação da empresa em oferecer um produto final com visual de maior qualidade para os consumidores. Dessa forma, a Positivo destaca aquele que hoje pode ser considerado o celular mais potente em seu portfólio.

Tela

A nova geração de aparelhos da Positivo parece ter corrigido de uma vez por todas um problemas crônico que atingia os produtos da empresa no passado: as telas ruins. Para o Octa X800, a companhia apostou em um display IPS com resolução de 1280x720 pixels. A densidade de pixels se mostra bem adequada à proposta do aparelho.

Mesmo em ambiente com alta luminosidade, não notamos nenhum problema no que diz respeito ao ângulo de visão ou à intensidade de brilho. A resposta aos toques na tela é precisa e sem atrasos que impactem em um mau desempenho.

Interface

Diferente do que fazia até um tempo atrás, no Octa X800 a Positivo optou por incluir menos aplicativos pré-instalados no aparelho. Assim, além dos tradicionais apps da Google, temos no máximo quatro aplicativos específicos da empresa, o que é benéfico para o consumidor em especial na versão de 8 GB, na qual há pouco mais de 4 GB disponíveis para armazenamento.

A versão do sistema operacional embarcada no aparelho é a 4.4, mas a Positivo garante que ainda no primeiro semestre de 2015 será disponibilizada a atualização para o Android 5.0. Em termos de modificações, praticamente não há mudanças. Assim, você pode esperar um Android praticamente puro, o que garante transições de tela mais rápidas e um desempenho bastante agradável.

Desempenho

Em nossos testes, o Positivo Octa X800 não nos deixou na mão em nenhum momento. O processador de oito núcleos se mostrou suficiente para todas as tarefas a que o submetemos. Aplicativos de redes sociais, Netflix e Spotify rodaram sem problemas. A transição entre eles se mostrou rápida e sem atrasos no tempo de resposta.

No que diz respeito aos jogos, o resultado também foi favorável. Títulos como Velozes e Furiosos: Legado, por exemplo, que exigem um pouco mais da capacidade de processamento gráfico, rodaram sem travamentos ou queda de frames. Nesse quesito, o ponto negativo fica por conta do espaço de armazenamento, já que 8 GB acabam sendo pouco para armazenar jogos desse porte.

Câmera

Esperávamos um pouco mais câmera traseira de 13 megapixels do smartphone Positivo Octa X800. Na prática, seus sensores não são suficientes para entregar imagens com uma qualidade acima da média. Notamos ruídos e distorções nas fotos, mesmo quando as condições de luminosidade do ambiente eram favoráveis. Dá para conseguir fotos melhores com câmeras de aparelhos com resolução mais baixa.

Na câmera frontal temos uma situação bastante similar, apesar de ela ter 5 megapixels de resolução. O índice de granulação nas imagens é bastante alto e pode comprometer a qualidade final das suas selfies. Aliás, falando em imagens como essa, é possível ativar a captura de autorretratos por meio de gestos: basta fazer um sinal de “V” diante da câmera para que o timer seja ativado.

Bateria

A duração de bateria é um dos pontos que mais nos deixou decepcionados no novo smartphone da Positivo. Em nossos testes, usando o software PC Mark, o tempo de uso em estresse foi de apenas 3 horas e 52 minutos, a pior marca já alcançada por um aparelho testado pela redação do TecMundo.

A Positivo afirma ainda em seu material de divulgação que a bateria do smartphone é capaz de aguentar até 17 horas de duração. Na nossa avaliação, somente em uso bastante moderado foi possível chegar próximo a essa marca – cerca de 15 horas e 30 minutos, para ser mais exato. Mesmo para um usuário comum, que mantenha dois SIM cards habilitados, por exemplo, é altamente recomendável manter o carregador sempre por perto.

Claramente, os 2.000 mAh não são o valor ideal para suprir tudo aquilo que o aparelho oferece, como a tela HD, por exemplo. O tempo de recarga não foge da média dos demais aparelhos de sua categoria, mas o smartphone vem acompanhado por um carregador de 1ª, o que significa que será preciso cerca de duas horas na tomada para que a carga seja completada.

Áudio

Embora com volume alto, há um índice considerável de distorção no áudio do Positivo Octa X800. Os alto-falantes estão localizados na parte de baixo do aparelho e propagam um som com boa amplitude. Porém, com o volume no máximo, os ruídos se tornam perceptíveis e incômodos.

O posicionamento dos speakers pode ainda ser um incômodo durante jogos, uma vez que praticamente não há como não cobri-los com as mãos. A situação é melhor com os fones de ouvido intra-auriculares que acompanham o aparelho. Eles são simples, mas garantem uma boa qualidade sonora. Além disso, eles vêm acompanhado por quatro capinhas de silicone sobressalentes, uma garantia de que os usuários poderão desfrutar deles por mais tempo.

Vale a pena?

É inegável que houve evolução na linha de smartphones da Positivo, mas ainda há alguns pontos que merecem atenção. O modelo Octa X800, por exemplo, capricha no design, apresenta uma tela de qualidade e entrega um bom desempenho para o usuário final. Entretanto, as câmeras e, principalmente, a duração de bateria decepcionam bastante.

O preço final sugerido pela Positivo, de R$ 899 , é razoável para o que o aparelho oferece. Comparando o modelo nacional com os de outras marcas, dá para considerar o smartphone Octa X800 em suas pesquisas antes de comprar um celular. Entretanto, o conselho vale apenas para aqueles que buscam um aparelho funcional.

Se você é mais detalhista ou faz questão de ter o melhor em determinados quesitos, certamente vai ficar desapontado com algumas características. Se seu perfil é o de alguém que usa muito o celular, já separe o carregador de bateria, pois certamente você vai precisar dele ao longo do dia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.