Deputados aprovam aumento de impostos sobre produtos importados

1 min de leitura
Imagem de: Deputados aprovam aumento de impostos sobre produtos importados

Ficou sabendo que a Câmara dos Deputados aprovou, sem nenhuma resistência, a primeira etapa que permite a construção de um shopping (em um complexo avaliado em R$ 1 bilhão) para os parlamentares? Mesmo que isso pareça uma piada pensada pelos integrantes do Monty Python, tamanha a megalomania, ela é real. Agora, para fechar bem a semana, 323 deputados aprovaram um texto que aumenta o IPI sobre produtos importados.

A votação do texto-base da medida provisória 668 foi de 323 a favor e 125 contra. Caso o Senado dê o aval e sacramente o aumento, veremos mudanças nos valores de produtos de diferentes áreas, como farmacêuticos, cosméticos e maquinários. Além disso, extrato para refrigerantes, água e cerveja também vão ficar mais caros.

Para nós, aficionados em tecnologia, smartphones, tablets, notebooks e desktops que não são fabricados aqui vão ficar ainda mais caros. Para você entender: a alíquota do PIS-Pasep para a entrada de bens importados no Brasil vai de 1,6% para 2,1%. Já a Cofins vai passar de 7,6% para 9,6%. Agora, imagine quanto será que vai ficar aquele MacPro de R$ 20 mil.

Segundo os excelentíssimos deputados que votaram a favor, a medida serve para proteger a indústria nacional, que “concorre” com os produtos internacionais. E você, cai nessa?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.