Política e games? Candidato quer reconhecimento nacional para eSports

3 min de leitura
Imagem de: Política e games? Candidato quer reconhecimento nacional para eSports

“Educação é assunto sério, lazer também”. Esse é o slogan da candidatura para o Partido Verde (PV) de Eddy Antonini, cidadão que quer se eleger como deputado federal pelo estado de São Paulo. Mas por que o BJ está falando sobre política se este é um site dedicado exclusivamente aos games?

Acontece que este candidato tem um perfil e propostas diferenciadas para atrair o voto do povo. E não é nenhuma palhaçada ou jingle viciante que vai ficar na sua cabeça até as urnas (e depois dela, muitas vezes). Veja as propostas iniciais de Antonini e entenda sobre o que estamos falando:

  • Games na educação;
  • Incentivo à produção nacional;
  • Readequação tributária dos jogos;
  • Reconhecimento nacional dos eSports.

Aí fica fácil entender porque Antonini virou notícia por aqui.

Mas quem é ele?

Rubens Eduardo Docampo Antonini tem 32 anos, é casado e professor na cidade de São Paulo. Esta é a primeira tentativa do candidato para entrar na carreira política e a maioria de suas propostas tem relação com os games. Porém, apesar de ser “iniciante” no meio político, Antonini já tem certa bagagem quando se trata de jogos e educação.

Na instituição onde leciona, o candidato criou um time de eSports no qual só alunos com boas notas poderiam participar. Os participantes resolveram optar por defender o título League of Legends, escolha definida por eles mesmos, segundo Antonini.

O candidato também mantém um canal no YouTube, no qual divulga vários vídeos sobre suas propostas. Através da plataforma da Google, Antonini conversa com os eleitores sobre inúmeros assuntos e também responde perguntas e esclarece dúvidas.

Porém, o que chama mais atenção é o seu canal no Twitch TV: o candidato abre transmissões para responder perguntas dos eleitores sobre suas propostas enquanto faz o gameplay de algum jogo. É isso mesmo que você leu: enquanto assiste a uma jogatina de Mario Kart, Streets of Rage, New Super Mario World ou a trilogia de Sonic você pode fazer perguntas e conhecer mais sobre as ideias de Antonini.

Os gameplays acontecem cinco vezes por semana e em dias variados, mas no domingo é sagrado para ele: sempre há jogatina e respostas aos eleitores que o estão assistindo. Na realidade, o que tem é “Jogatona”, nome dado pelo candidato para a essa série de vídeos que mistura games e eleições.

Principais propostas

A intenção desta matéria não é fazer divulgação do candidato, mas suas propostas para o público gamer são interessantes demais para deixar de comentar. Uma das principais bandeiras de sua candidatura é a defesa do eSport como esporte nacionalmente reconhecido. Antonini quer que o Cyber Atleta tenha os mesmos direitos e deveres que qualquer atleta e também trabalhe com carteira assinada.

O candidato também apoia a adequação da carga tributário nos video games, sugerindo que os jogos de console sejam tributados da mesma forma que títulos de PC. Além disso, Antonini também propõe um maior incentivo aos desenvolvedores de jogos no país, além do uso e produção de games voltados para a educação.

Antonini também tem propostas para melhorar a internet, incentivo à acessibilidade, simplificação dos impostos, defesa da liberdade de expressão, melhoria dos sites do governo e incentivo ao carro elétrico.

Campanha: algumas das frases ÉPICAS

Para a realização das campanhas pelo Facebook, o candidato abusa na utilização de frases muito conhecidas do público jovem. Confira algumas mais engraças e épicas já utilizadas por Antonini

  • Chega de HUE na Câmara
  • Atualize seu voto para Eddy Antonini
  • GG para os políticos desatualizados
  • A solução épica para a educação
  • Eddy Antonini vai além do hype
  • Eddy Antonini vai para o X1 contra a corrupção
  • Eddy Antonini: dedicação mais de oito mil
  • Eddy Antonini: porque o inverno está chegando
  • Eddy Antonini: porque eSports são importantes
  • Eddy Antonini: propostas LEN... DÁRIAS

O que a gente acha sobre isso?

As propostas de Antonini, a principio, parecem muito interessantes para qualquer gamer do nosso país. Porém, como cidadãos, é nossa responsabilidade pesquisar a vida política do candidato antes de depositarmos nossa confiança nele. Além das propostas, será necessário acompanhar o candidato mesmo após eleito. Apenas dessa forma estaremos cumprindo com nossos deveres e poderemos exigir nossos direitos.

Deixamos claro que o BJ não está apoiando a candidatura de Eddy Antonini. Esta matéria é puramente informativa e não tem como intenção incentivar os eleitores a votar em um ou outro candidato. Se estiver interessado e quiser conhecer melhor este candidato, visite sua página oficial para saber mais detalhes.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.