Eleições SP: Doria pode estar usando robôs para ganhar votos no Twitter

1 min de leitura
Imagem de: Eleições SP: Doria pode estar usando robôs para ganhar votos no Twitter

A prática de usar bots para replicar mensagens e ganhar seguidores no Twitter é algo, infelizmente, mais comum do que você imagina. Acontece que, quando descoberta, ela não costuma ser vista com bons olhos — e nem deveria. De acordo com o pessoal do Buzzfeed BR, parece que o candidato João Doria, do PSDB-SP, está usando esta artimanha para ganhar apoio e votos dentro da rede social.

"Há um grupo de perfis no Twitter que postaram exatamente a mesma frase para criticar o Haddad (nota: candidato do PT-SP) e usam fotos que poderiam ser de bancos de imagens", comentou a publicação. "Encontramos quatro perfis tuitando a mesma frase. Dois deles são os mesmos do print do ontem".

Um dos perfis envolvidos teve a conta apagada após a publicação

Diversas fotos utilizadas em perfis foram encontradas em serviços de bancos de imagens gratuitas. Ou seja, indicações de que não são pessoas reais utilizando as contas. Os perfis envolvidos também contam com outras semelhanças: mudanças nos nomes e criação de usuário realizada no mesmo dia.

Outros "@s" envolvidos foram criados em 2012. Isso não levantaria suspeitas, contudo, eles se mantiveram inativos nos últimos 4 anos e apenas se manifestaram em setembro de 2016 — todos no mesmo mês.

A publicação ainda nota que "a timeline desses perfis é exatamente igual, com quase todos os retuítes repetidos. Como essa sequência de tweets contra a Erundina (PSOL-SP), a favor de Doria e contra Marta Suplicy (PMDB-SP)".

A diferença de tempo entre mensagens de diferentes perfis também foi notada, dando indicação de que as postagens foram programadas anteriormente. Um dos perfis envolvidos teve a conta apagada após a publicação desta denúncia.

Será?

A prática de usar robôs, ou bots, para divulgar ou difundir um assunto é comum, como dissemos. Acontece que, quando alguma pessoa contrata ou desenvolve esse serviço/plataforma, normalmente, ela utiliza dezenas ou até centenas de robôs.

No caso, foram encontradas, até o momento, apenas quatro perfis no Twitter, o que deixa um pouco difícil de afirmar qualquer coisa. Pode ser um caso de robôs? Sim. Porém, é mais provável que os perfis envolvidos entrem na categoria "fake".

A assessoria de imprensa do candidato João Doria já foi contatada. Com mais informações, atualizaremos a notícia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.