Rejeitado por Microsoft, desenvolvedor cria Pokémon GO para Windows Phone

4 min de leitura
Imagem de: Rejeitado por Microsoft, desenvolvedor cria Pokémon GO para Windows Phone

A febre causada pelo lançamento de Pokémon GO mexeu com a cabeça de usuários de dispositivos com Android e iOS, mas deixou de fora da brincadeira os poucos e fiéis fãs do sistema operacional móvel da Microsoft.

Como se sabe, menos de 1% dos usuários de smartphones optam pelas versões do Windows Phone e o número vem caindo velozmente, o que nos leva a acreditar que é quase certo que a Niantic – desenvolvedora de Pokémon GO – não tenha planos de levá-lo para os aparelhos com SO da empresa fundada por Bill Gates.

É aí que entra um desenvolvedor que foi rejeitado pela Microsoft ao buscar um emprego na empresa sob a justificativa de que o potencial funcionário não demonstrava “paixão” suficiente para fazer parte da equipe da companhia. Stefano Tenuta usou a recusa da companhia à sua oferta de trabalho como incentivo para continuar se dedicando o máximo possível à sua atividade como desenvolvedor e mostrar que talvez ele fosse melhor do que o julgaram anteriormente.

Superando a rejeição

Assim, para a alegria dos poucos usuários do Windows 10 Mobile e suas edições anteriores, Tenuta criou o PoGo-UWP, uma versão não oficial e não autorizada de Pokémon GO para o sistema operacional mobile da Microsoft. Segundo ele, o desenvolvimento desse aplicativo se deu por três motivos principais: primeiramente, “porque aprender coisas novas é legal”; segundo, “porque podia ser feito”; e, por último, para provar para a Microsoft que estavam errados quando disseram não para ele.

A versão ainda não é perfeita e não possui diversos recursos que o app oficial oferece. Apenas a última atualização de PoGo-UWP trouxe a Pokédex e a capacidade de o jogador ver os itens que está carregando

O desenvolvedor conversou com a Business Insider e contou que seu aplicativo já tem cerca de 50 mil usuários únicos e mais de 1,5 milhão de acessos mensais. A versão ainda não é perfeita e não possui diversos recursos que o app oficial oferece. Apenas a última atualização de PoGo-UWP trouxe a Pokédex e a capacidade de o jogador ver os itens que está carregando.

Como funciona?

PoGo-UWP utiliza os próprios servidores de Pokémon GO para mostrar a localização tanto de Pokéstops e ginásios quanto dos monstrinhos que surgem eventualmente na tela de seu celular. Assim, você tem a mesma experiência de jogo e de realidade aumentada que seus amigos que usam dispositivos com Android ou iOS.

Quanto ao “UWP” que acompanha o nome do aplicativo, a explicação é interessante: trata-se da sigla para “Universal Windows Plataform” e significa que o aplicativo pode ser rodado em smartphones, tablets e desktops. Se você pensou que isso quer dizer que PoGo-UWP pode ser jogado em um computador desktop com Windows 10, você está totalmente correto. Confira no vídeo a seguir como o aplicativo funciona:

Lado ruim

Como tudo que é feito extraoficialmente, o aplicativo que leva Pokémon GO para o seu Windows Phone pode fazer sua conta no game ser banida com a acusação de trapaça. A chance de isso ocorrer é grande, pois a Niantic vem conduzindo uma prática de desativar apps não autorizados relativos ao jogo dos monstrinhos e de deletar as contas de quem fizer uso desses recursos paralelos.

Equipe de voluntários

A primeiríssima versão de Po-Go UWP veio ao mundo no final do último mês de julho ainda sem a maioria dos recursos que posteriormente foram (e ainda estão sendo) implantados. Tenuta, o criador, inspirou-se em um abaixo-assinado online com mais de 80 mil assinaturas que pedia Pokémon GO no Windows Phone. Após o lançamento, Tenuta ficou impressionado com o feedback que teve, com usuários fazendo perguntas e pedidos e sugerindo melhorias para o app.

O ideal do grupo, agora, é fazer o app ser o mais parecido possível com Pokémon GO para a alegria dos usuários de Windows Phone

Para sua sorte, uma equipe de voluntários interessados no projeto se disponibilizou para ajudá-lo a melhorar Po-Go UWP. Após ter passado três dias seguidos trabalhando quase 24 horas por dia, Tenuta não poderia ficar mais feliz com a colaboração. O ideal do grupo, agora, é fazer o app ser o mais parecido possível com Pokémon GO para a alegria dos usuários de Windows Phone.

Futuro

Apesar da animação com sua criação, o desenvolvedor sabe dos riscos que corre. A Niantic poderia (e teria direito de) acabar com o Po-Go UWP por não se tratar, obviamente, de um app oficial. Tenuta afirma, em sua defesa, que, ao contrário de outros aplicativos relacionados a Pokémon GO, que facilitariam o jogo ou serviriam como “trapaça”, a sua versão do game para Windows Phone apenas colabora para o aumento de jogadores.

A Niantic poderia (e teria direito de) acabar com o Po-Go UWP por não se tratar, obviamente, de um app oficial

O desenvolvedor também enxerga essa situação toda como um cenário positivo para ambas as partes: caso a Niantic venha a desenvolver sua versão oficial, todos que baixaram Po-Go UWP se tornam clientes em potencial da empresa. Já ele quer apenas se divertir e aprender cada vez mais enquanto pode dar a chance de mais pessoas acessarem Pokémon GO de alguma maneira.

Para acessar o conteúdo de Po-Go UWP desenvolvido para sistemas operacionais Windows, clique neste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.