Pokémon GO: você sabe o que é IV e como calculá-lo? [Atualizado]

3 min de leitura
Imagem de: Pokémon GO: você sabe o que é IV e como calculá-lo? [Atualizado]
Imagem: YouTube

Atualização: com o lançamento do botão "Appraise", há uma nova maneira de confirma com 100% de certeza o número de IV de um pokémon. Portanto, colocamos mais uma etapa do tutorial no final da matéria.

-----

[Original] Em Pokémon GO, temos um atributo muito simples para representar a força de cada pokémon: o CP (Combat Power ou Força de Combate). Esse valor é único justamente para não confundir a cabeça dos novatos e não complicar muito o que deve ser, na teoria, um jogo de fácil acesso para qualquer jogador. Entretanto, há muito mais do que apenas isso quando o assunto é batalha.

Conforme noticiamos há um bom tempo, muitos usuários descobriram que há três status escondidos no game: stamina (valor que determina o quão rápido a barra de especial se enche), ataque e defesa. Certamente, isso muda alguns aspectos da jogatina, mas existe algo ainda maior: o IV, também conhecido como “Individual Value” ou Valor Individual. Confira o que ele é e como isso pode ajudá-lo nos combates.

IV Calculator

Afinal: o que é o IV de um pokémon?

Conforme supracitado, trata-se do valor individual de cada pokémon, que significa as particularidades que cada um deles tem. Ficou confuso? Vamos explicar. Cada monstrinho conta com características diferentes, como peso, tamanho, HP e CP. Contudo, os três atributos escondidos também podem variar, algo que pode torná-lo acima ou abaixo da média.

O Combat Power é, na verdade, uma conta maluca dos status “defesa”, “stamina” e “ataque”. Portanto, o mesmo pokémon com o CP idêntico ao de outro pode ser mais forte ou até mais fraco, pois o potencial de evolução de um deles pode ser diferente, ou seja, nenhuma criatura é idêntica à outra.

Por que ter um IV ideal é bom para batalhas?

Ter um IV considerado “bom” pode ajudá-lo apenas durante os combates de ginásio.  Portanto, se o seu objetivo no game é apenas capturar os pokémons da primeira geração, não é preciso se preocupar com isso. Contudo, se você realmente quiser ser o mestre das batalhas, é recomendável que você saiba os atributos dos seus monstrinhos – detalharemos em breve como fazer isso.

Em suma, você pode ter uma vantagem de até 14% sobre um oponente idêntico. Uma criatura pode ter um IV padrão (50%), um IV ruim (que beira o 0) e um IV excelente (que beira os 100%). Este atributo pode melhorar todos os status (stamina, defesa e ataque) em 7% acima da média ou piorar 7% abaixo da média. Por exemplo: se dois Ratticates com o mesmo level e CP batalharem, um deles pode ser 14% mais forte que o oponente, algo que pode ser uma grande vantagem em certas situações (considerando que temos um cenário de luta do pior cenário possível contra o melhor cenário possível).

Batalhas

Como calcular um IV?

Não há nenhuma ferramenta embutida no próprio jogo que sirva para calcular o IV de um Pokémon. Portanto, são necessários sites de terceiros, como o Pokémon IV Calculator. Pode ficar tranquilo, pois os dados inseridos na página não vêm da sua conta ou do servidor, ou seja, não é trapaça e não há nada que vá contra os termos da Niantic.

IV

O processo é simples: basta informar o valor de CP, de HP e o preço de Stardusts necessários para aprimorar a sua criatura. Nas caixas adicionais, você deve informar se o pokémon está no estado natural, ou seja, nunca foi aprimorado, ou se você já aumentou os status dele alguma vez.

Atualização: como saber o número (quase) exato do IV

Depois da atualização do botão "Appraise", as calculadoras de IV conseguiram refinar ainda mais o resultado. Na grande maioria das vezes, o valor final vem com uma precisão exata, sem a faixa de variação de porcentagem. Para conseguir um valor mais confiável, basta seguir os passos listados acima e realizar algumas etapas adicionais.

No site, clique em "Advanced Options" e preencha tudo, conforme supracitado. Depois de informar se o pokémon é recém-capturado e os atributos dele, clique no ícone da sua equipe. Agora, você deve voltar ao aplicativo de Pokémon GO e seleciona o botão "Appraise" no canto inferior direito da criatura que você deseja saber o IV.

O líder da sua equipe avaliará os atributos do monstrinho com algumas frases, que varia de time para time. Basta clicar nos campos correspondetes às frases ditas pelo personagem e clicar em calcular. Dessa forma, você terá uma precisão muito maior no valor do IV do seu pokémon.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.