10 dicas que podem ajudar a sua carreira como Mestre Pokémon em treinamento

8 min de leitura
Imagem de: 10 dicas que podem ajudar a sua carreira como Mestre Pokémon em treinamento

Como a maioria das pessoas já sabe, Pokémon GO finalmente chegou ao Brasil na última quarta-feira (3) no final da tarde e obviamente já conquistou milhares de jogadores, causando a mesma febre que tem sido desde seu lançamento em outros países. Com a enorme quantidade de pessoas tomando as ruas das cidades para capturar as criaturas virtuais, é bom lembrar que a falta de atenção pode ser perigosa para os mestres em treinamento.

Vamos listar para vocês algumas dicas boas que devemos sempre ter em mente para evitar qualquer problema ao jogar Pokémon GO. Sejam orientações com foco na segurança do usuário ao andar por aí, cuidados com o trânsito ou mesmo lembretes úteis em relação à capacidade de funcionamento dos celulares e tablets usados, é bom dar uma boa lida neste guia para não ficar na mão e sem seus queridos pokémons. Dê só uma olhada:

Cuidado com furtos e assaltos

Andar por aí com o celular caro na mão, dando sopa, para todo mundo ver, talvez não seja uma boa ideia, principalmente em grandes cidades, onde os índices de roubos e furtos são altos. Um dos locais com maior concentração de PokéStops em São Paulo, por exemplo, é a região da Avenida Paulista, exatamente onde foram registrados, em média, 37 furtos diários no último mês de maio.

Prefira locais fechados, seguros, movimentados e que você conheça bem

Portanto, sempre que for sair à caça de pokémons, tome cuidado com onde anda. Prefira locais fechados, seguros, movimentados e que você conheça bem. Sabemos que ladrões podem usar um Lure Module em um PokéStop remoto para atrair mestres descuidados. Assim, evite ir a locais estranhos para você, onde você não iria normalmente.

A versão brasileira da Equipe Rocket pode estar à espreita para te pegar

Preste sempre atenção ao seu redor

Imagine que você está andando por aí, de olho no smartphone, quando aquele pokémon raríssimo resolve aparecer. Na hora de disparar através da criatura, observe sempre os arredores para evitar sofrer algum acidente. Muitos locais das cidades possuem calçadas esburacadas, obstáculos discretos no seu caminho ou qualquer outra coisa onde você possa tropeçar e se machucar feio.

Muitos locais das cidades possuem calçadas esburacadas, obstáculos discretos no seu caminho ou qualquer outra coisa onde você possa tropeçar

Como ninguém quer topar com um poste e ganhar um Spearow – ou melhor, um galo – no meio da testa, fique sempre de olho no que está ao seu redor, principalmente no chão e na sua frente, para não ter nenhuma surpresa desagradável e não dar de cara com qualquer obstáculo que possa te ferir. Temos que pegar todos os pokémons, claro, mas sempre tomando cuidado.

Você não querer acabar assim ao jogar Pokémon GO

Tome cuidado ao atravessar ruas e avenidas

Um dos maiores perigos que um mestre em busca de seus pokémons pode enfrentar são as vias supermovimentadas das grandes e médias cidades, onde qualquer descuido pode acabar em um terrível acidente. Após um garoto ter sido atropelado na manhã da última quinta-feira (4) em Curitiba enquanto jogava Pokémon GO, os Detrans do Rio de Janeiro e de São Paulo emitiram alertas para que os usuários do app tomem cuidado quando estiverem próximos de ruas e avenidas e para que joguem em locais distantes de vias cheias de veículos em alta velocidade.

Os usuários do app devem tomar cuidado quando estiverem próximos de ruas e avenidas

Segundo os Departamentos de Trânsito, “colisões e choques são os tipos de acidentes mais frequentes no trânsito, muitos deles graves ou até mesmo fatais. E a distração é um dos principais motivos para essas batidas. Por isso, se quiser sair à caça de Pokémon no trânsito, procure alternativas. No Estado de São Paulo, um em cada quatro mortos por acidente de trânsito são pedestres, segundo dados do Observatório Paulista de Trânsito, do Detran-SP. No Brasil, a proporção é de um em cada cinco”.

Cuidado ao atravessar ruas e avenidas enquanto joga Pokémon GO

Atenção com crianças e animais

Essa dica, na verdade, tem duas funções: serve para os pais de crianças pequenas que também querem entrar na onda do jogo e para os “marmanjos” que já estão jogando e devem tomar cuidado com os pequenos ao redor. Pais ou responsáveis devem sempre acompanhar os mais jovens em suas caçadas, prestando bastante atenção. Vale lembrar que as crianças não possuem o discernimento sobre o que pode ou não fazer mal para elas, portanto muito cuidado.

Pais ou responsáveis devem sempre acompanhar os mais jovens em suas caçadas, prestando bastante atenção

Quanto aos mestres já crescidinhos, fiquem sempre atentos com os coleguinhas pequenos: a falta de atenção de vocês pode ser um problema para eles que, por serem menores, podem ser “atropelados” por jogadores mais empolgados. Vale a pena também ficar de olho se algum deles estiver com jeito de que pode aprontar alguma – afinal, a segurança de todos ao nosso redor é sempre muito importante.

Crianças também estão adorando o Pokémon GO

Não jogue enquanto estiver dirigindo

Jogar Pokémon GO e dirigir é uma mistura letal! Na verdade, qualquer prática que envolva o uso ativo de um celular na direção de um veículo é extremamente perigosa. Capturar pokémon exige uma atenção considerável que não é compatível com dirigir um carro. Você precisa ficar de olho nas criaturas que aparecem, prestar atenção nos PokéStops em seu caminho e atirar pokébolas com precisão para capturar os monstrinhos.

Capturar pokémon exige uma atenção considerável que não é compatível com dirigir um carro

Caso você queira usar um carro para se locomover mais rapidamente, peça para que um amigo conduza o veículo enquanto você faz o papel de Mestre Pokémon. Contanto que seu motorista fique sempre atento ao trânsito, você – como passageiro – pode ficar despreocupado para prestar atenção total no aplicativo em seu celular.

Usar o celular no volante é sempre perigoso

Cuidado com vírus e outras ameaças

A grande expectativa pelo lançamento de Pokémon GO no Brasil causou uma busca desenfreada por versões alternativas do jogo. Armazenados em sites especializados para downloads de arquivos, os pacotes do game em APK foram baixados por milhares de usuários na tentativa de ter um gostinho dessa febre antes da hora certa.

Muitos desses arquivos eram, na verdade, vírus ou outras ameaças que infectavam os celulares de quem os tentava instalar

Acontece que muitos desses arquivos eram, na verdade, vírus ou outras ameaças que infectavam os celulares de quem os tentava instalar e roubavam informações e outros dados pessoais confidenciais. Alguns danificavam os aparelhos de maneira que ficavam totalmente inutilizados e o dono acabava perdendo o smartphone. Para que você não corra nenhum risco desse tipo, utilize apenas as versões de Pokémon GO baixadas através das lojas oficiais de seu sistema operacional (iOS ou Android).

Versões não oficiais de Pokémon GO podem acabar com o seu celular (e sua tranquilidade)

Evite jogar à noite em lugares desconhecidos

Se você estiver realmente por dentro de como Pokémon GO funciona, já deve saber que alguns pokémons fantasmas e psíquicos, por exemplo, como Gastly, Haunter, Hypnos ou Drowzee, têm uma tendência maior de aparecer durante períodos noturnos. Porém, é justamente quando escurece que os aproveitadores de plantão podem subtrair seu celular ou te causar um mal ainda maior.

Sempre que quiser caçar pokémons sob a luz do luar, procure locais que você tem certeza que são seguros, de preferência lugares fechados

Assim, sempre que quiser caçar pokémons sob a luz do luar, procure locais que você tem certeza que são seguros, de preferência lugares fechados, onde não é qualquer desconhecido que pode acessar. Fazendo isso, você poderá caçar os seus pokémons sem a menor preocupação de ser incomodado ou correr riscos.

Não saia para procurar pokémons sozinho em um lugar como esse

Cuidado com os gastos de dinheiro

Essa dica pode não estar necessariamente ligada à segurança, como a maioria das anteriores, mas mesmo assim é de grande importância: tome cuidado com gastos exagerados na compra de itens em Pokémon GO. É claro que é tentador dar aquele boost no jogo adquirindo vários Incenses – que atraem mais criaturas para perto de você – ou mesmo os Lure Modules – que transformam PokéStops em “ímãs” para as criaturas –, mas cuidado para não torrar o cartão de crédito sem perceber.

Uma boa dica é anotar sempre o que você comprar na loja do jogo para manter o controle do que está sendo gasto

É muito comum acontecerem gastos demasiados em jogos para dispositivos móveis, especialmente porque eles acontecem de pouco em pouco, em pequenos pacotes baratos, mas que no final somam um montante considerável. Uma boa dica é anotar sempre o que você comprar na loja do jogo para manter o controle do que está sendo gasto; assim, você evita ter uma desagradável surpresa quando a fatura do cartão chegar.

Cuidado para não gastar demais sem perceber em transações com dinheiro real em Pokémon GO

Atenção para a duração da bateria

Infelizmente, ainda dependemos muito da duração da bateria de nossos smartphones, e geralmente, quando os utilizamos com muita frequência, eles acabam descarregando bastante rápido. Com o Pokémon GO não é diferente: como ele deve permanecer ligado e usa constantemente o sistema de GPS do aparelho, não há muito o que fazer – a bateria acaba rapidinho.

Se a bateria estiver quase se esgotando, avise às pessoas que você pode ficar incomunicável até conseguir carregá-la

Para você não ficar na mão por aí sem celular, sem ter como ligar para casa ou mandar alguma mensagem para que as pessoas próximas saibam onde você está e que está tudo bem, fique sempre atento à duração da bateria. Se ela estiver quase se esgotando, avise às pessoas que você pode ficar incomunicável até conseguir carregá-la. Uma boa saída é adquirir um power bank, para que seja possível manter o celular funcionando por mais tempo durante a caçada.

Não fique na mão por aí ao jogar Pokémon GO

Cuidado com sua franquia de internet móvel

Pokémon GO utiliza dados de internet móvel em seu celular para acessar as informações do servidor do jogo e disponibilizar tudo para você. Calcula-se que o uso intensivo do game durante uma hora pode consumir de 6 a 10 MB. Para você não se perder, utilize contadores de consumo de dados para saber se a jogatina não vai acabar com o seu pacote antes da hora.

Para você não se perder, utilize contadores de consumo de dados para saber se a jogatina não vai acabar com o seu pacote antes da hora

Outra alternativa boa é utilizar pontos públicos de WiFi, como acontece em muitos locais de grandes cidades no Brasil. Em São Paulo, diversas praças oferecem conexão gratuita com a internet e são lugares ótimos para a captura de pokémons. Vale a pena dar uma conferida.

Algumas praças públicas possuem WiFi gratuito para você economizar o seu 3G/4G

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.