Pokémon GO: Claro pode estar restringindo dados do jogo; veja como resolver

3 min de leitura
Imagem de: Pokémon GO: Claro pode estar restringindo dados do jogo; veja como resolver

Desde ontem à noite, muitos usuários têm reportado problemas de conexão com Pokémon GO. Em suma, o mapa fica vazio e sem nenhum pokémon, ginásio ou PokéStop nas redondezas. Em outras palavras: impossível de jogar. O ocorrido foi relatado em diversos aparelhos das mais variadas marcas, mas que tem um aspecto em comum: utilizam chips 4G da Claro.

Em alguns raros casos isolados, consumidores que têm pacotes da Tim, Vivo e Oi também tiveram algumas dificuldades técnicas que, na maioria das vezes, são esporádicas e acontecem vez ou outra. Se você está com este tipo de dor de cabeça, confira a melhor forma de resolver o seu problema.

Tem visto este tipo de problema em Pokémon GO?

A única solução: troque a sua rede 4G para 3G

Antes de mais nada, precisamos frisar que muitos funcionários do TecMundo tiveram esse problema e, em 100% dos casos, realizar os próximos passos resolveu a situação. Portanto, esse método com certeza funciona com a operadora Claro, mas não é garantido em dificuldades técnicas semelhantes de outras operadoras.

A única forma de resolver a dificuldade técnica é trocar a sua rede 4G para a 3G, algo que é muito rápido e simples de se fazer, mas que deixará a internet do seu smartphone mais lenta para as demais tarefas.

Android

O primeiro passo é ir nas configurações do aparelho e procurar por “Redes Móveis”, “Mais” ou “Cartões SIM”. O nome pode variar em cada fabricante de celular, mas a opção existe. Abaixo você confere algumas imagens que podem auxiliá-lo. Em seguida, procure pela opção de banda ou frequência e troque para “3G” ou “WCDMA/GSM” para que Pokémon GO volte a funcionar.

iPhones

Nos dispositivos iOS, o procedimento é quase o mesmo, mas a ordem e nomes dos elementos mudam. Vá em “Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > Voz e Dados” e troque a rede “4G” para “3G”.

Procedimento no iPhone

Bug ou Traffic Shaping? Entenda como isso pode ser um caso para a Justiça

Você já ouviu falar de Traffic Shaping? Trata-se da prática que uma operadora pode empregar para bloquear ou restringir o acesso ou conexão de um aplicativo, programa ou serviço para evitar o congestionamento da rede. Em outras palavras: é a empresa que fornece a internet bloqueando certos sites ou executáveis que consomem muita banda.

Como você deve imaginar, isso não é permitido pela lei. O Marco Civil da Internet não permite que as operadoras, sejam elas provedoras móveis ou fixas, limite o seu acesso de forma alguma. Independente do conteúdo ou do horário. Em outras palavras, trata-se da neutralidade da rede, que não pode ser interferida ou controlada.

Este é o caso da Claro com Pokémon GO? Não há como dar certezas, pois é difícil provar que a prática abusiva está em vigor. Contudo, há muitos fatos que poderiam comprovar o problema. Se a sua internet móvel 4G está funcionando bem para quaisquer outros aplicativos, como YouTube, Facebook e até mesmo o Netflix, mas não funciona com Pokémon GO, isso pode ser um indicador de Traffic Shaping.

Se levarmos em conta que a rede 3G consegue se conectar ao game, a hipótese fica ainda mais próxima da realidade, pois indicaria que a operadora está restringindo a frequência da banda 4G para evitar congestionamentos. Contudo, ressaltamos mais uma vez: trata-se de uma teoria, e não de um fato, pois não é possível comprovar com 100% de certeza a atitude ilegal por parte da companhia.

TecMundo entrou em contato com a Claro para ouvir o posicionamento da empresa em relação ao assunto, mas ainda não obtivemos resposta. Assim que tivermos mais informações, voltaremos a atualizar esta matéria.

Esse problema técnico foi descoberto por conta da sugestão do leitor Artur Cini. Se você tiver mais colaborações, envie para nós com o botão "Sugerir notícia", que fica no canto superior direito da home do TecMundo ou TecMundo Games.

Atualização: 11/08, às 12:05

A Claro acaba de nos enviar um comunicado oficial a respeito do assunto. Confira na íntegra o posicionamento da companhia:

A Claro informa que seus clientes estão acessando normalmente o jogo Pokémon GO. Notamos que alguns usuários tiveram dificuldades para acessar o aplicativo, após a atualização disponibilizada, recentemente, pelo desenvolvedor do game. A operadora reforça que a questão já está solucionada e que não implementou qualquer restrição de acesso ao jogo aos seus clientes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.