Pokémon GO: como resolver os principais problemas e bugs

5 min de leitura
Imagem de: Pokémon GO: como resolver os principais problemas e bugs

O sonho é real: Pokémon GO foi lançado no Brasil nesta quarta-feira (3), e todo mundo já está aproveitando por aí. Bom, ou quase todo mundo. O aplicativo ainda não chegou na versão final e está recheado de problemas técnicos. Muitos deles são graves e atrapalham o funcionamento do utilitário, tornando impossível a diversão de muitas pessoas.

Para ajudar a vida de vocês, compilamos os obstáculos mais chatos e recorrentes em Pokémon GO para que você saiba o que fazer na hora do aperto. Se você está enfrentando algum perrengue, confira abaixo alguns dos principais obstáculos que os mestres pokémon podem enfrentar e as possíveis soluções (quando houver).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O modo AR não funciona

Essa talvez seja a principal dúvida de muitos jogadores, mas é a mais fácil de explicar. Ao iniciar o game, muitos usuários estão relatando o problema de “Cannot detect your phone’s orientation”, impossibilitando o uso da câmera.

Em aparelhos Android: se você não tem esse recurso, é porque o seu celular (há muitos modelos das mais variadas marcas) não conta com o sensor de giroscópio, um componente essencial para o funcionamento do modo realidade aumentada. Você pode conferir no manual do seu aparelho se ele conta com essa especificação técnica.

Em iPhones: usuários que estão usando as versões Beta 1 ou 2 do iOS 10 contam com esse problema. Se possível, volte à versão anterior do sistema ou espere pelo lançamento oficial do OS.

Modo AR

O app está com uma tela preta

Este é um dos piores erros com os quais você pode se deparar. Se isso ocorrer desde a primeira vez que você abrir o app, possivelmente não há o que fazer. É necessário desinstalar e instalar o utilitário novamente, mas não há garantias. Possivelmente, este problema ocorre por conta do seu celular não ser compatível (caso tenha instalado via APK externo).

A tela está preta?

Eu tenho giroscópio, mas a câmera não funciona

Caso o seu smartphone tenha o giroscópio, mas mesmo assim a câmera não funcione, possivelmente é algum bug do aplicativo, que pode ser resolvido ao abrir e fechar o game (ou em casos drásticos, desinstalar e instalar o app). Se mesmo assim não funcionar, possivelmente o seu aparelho conta com uma tecnologia mais antiga e não compatível.

Ainda está sem a câmera?

O mais famoso: GPS não localizado ou falha de detecção

Este problema tem sido reportado por muitos jogadores e é o mais chato de todos. Sem GPS, é impossível jogar, infelizmente. Portanto, o que fazer quando você receber a mensagem “GPS signal can’t be found” ou “Failed to detect location”? Há algumas dicas básicas e outras mais avançadas.

Pode parecer simples, mas há três recursos que você deve prestar atenção: o seu GPS (sim, é uma sugestão boba, mas muitas pessoas acham que ele fica ligado por padrão) está ligado? A opção pode ser encontrada nos atalhos da barra de tarefa. O modo de Alta Precisão está ativo? Você pode achá-lo em “Configurações > Privacidade” ou “Configurações > Localização”, depende de cada Android. O seu WiFi e Rede Móvel estão ativos? Deixá-los ligados aumenta a precisão – em alguns celulares, é possível ligar o Bluetooth para isso também.

Vá nas configurações do aplicativo

Mesmo assim não foi possível ser identificado no mapa? Você pode estar em algum local onde o sinal é fraco demais. Estações de metrô, túneis, e cidades muito afastadas podem ter esse tipo de problema. Além disso, deixar o app aberto em segundo plano pode causar erros de conexão. Abra e feche o aplicativo para ver se o problema é resolvido.

Se nenhuma das alternativas acima resolver o seu problema, pode ser que haja alguma incompatibilidade do seu aparelho com o jogo ou um problema técnico do seu dispositivo (afinal, smartphones também quebram). Desinstale e instale novamente o utilitário e teste-o em locais mais movimentados – de preferência onde outros jogadores já conseguiram brincar.

Problemas de GPS?

O jogo fecha de vez em quando ou ao abrir um ginásio/PokéStop

Muitos usuários têm reportado este tipo de problema técnico: de tempos em tempos ou ao realizar certas ações (como abrir um ginásio, uma PokéStop ou a lista de pokémons), o jogo fecha sozinho. Esse tipo de crash ocorre por conta das limitações de hardware (memória RAM).

Portanto, ao se deparar com situações que exigem mais recursos, o game trava. O melhor conselho é: se você tem um smartphone mais simples, utilize um app de terceiros – ou o gerenciador de memória do próprio celular – para liberar RAM e feche todos os outros utilitários abertos em segundo plano antes de começar a jogar. Mesmo assim, eventuais mensagens de WhatsApp podem atrapalhar a experiência.

O jogo fechou?

A sua conta foi removida/deletada

Este é um dos problemas técnicos mais novos e talvez o mais preocupante. Afinal, já pensou perder a sua conta level 20 com diversos pokémons fortes? Há dois principais motivos: o primeiro é que por algum bug, o jogo pode ter deslogado a sua conta temporariamente. Tente se conectar novamente e lembre se foi por um login Google ou por uma Pokémon Account. O segundo (e mais grave) é um possível banimento por burlar os termos de uso do aplicativo – o que inclui usar o Fake GPS.

Problemas na conta

O seu progresso foi perdido

De repente, a sua conta voltou para o level 1? Fique tranquilo, possivelmente é um problema de login similar ao do item acima. Você provavelmente tem duas contas registradas: uma com o Google e outra pela Pokémon Account. Basta sair em “Settings > Logout” e entrar novamente, mas dessa vez com a conta correta.

Vá nas configurações

Mensagem “você já possui este item”

Você pode se deparar com este problema enquanto compra Pokécoins e perde a conexão de internet. Para conseguir comprar itens, basta reiniciar o seu aparelho para tirar essa dor de cabeça e gastar o seu dinheiro à vontade.

Problemas com os itens

O jogo travou enquanto você capturava um Pokémon

Pense na seguinte situação: você encontrou um pokémon bem legal (como um Haunter ou um Onyx) e lançou a pokébola. Quando a captura estava prestes a ser concluída, a internet parou e você é deixado com uma imagem estática do item parado. Em iPhones, desligar e ligar a rede móvel pode ajudar a voltar a conexão, enquanto no Android você precisará fechar e abrir o jogo novamente (geralmente, o pokémon é capturado e você pode encontrá-lo na sua lista).

Travou? Fique tranquilo

Áudio e efeitos sonoros distorcidos

Se você tem ouvido sons estranhos e distorcidos, não se assuste. Provavelmente, o motivo é ter conectado o seu smartphone a algum aparelho Bluetooth, algo que gera um pequeno bug. Basta reiniciar o jogo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.