Tira-dúvidas: qual a diferença entre DivX e XviD?

1 min de leitura
Imagem de: Tira-dúvidas: qual a diferença entre DivX e XviD?

Muito mais do que um simples site de downloads, o Baixaki se preocupa em esclarecer as dúvidas de seus usuários para que eles fiquem cada dia mais inteirados de tudo que se refere à informática, internet e tecnologia. Os tira-dúvidas do site agora focam uma pergunta de cada vez, confira a dúvida do usuário e descubra a diferença entre XviD e DivX.

A pergunta:

Queria saber qual é a diferença de Divx e Xvid, porque todos os programas que tenho para  conversão de vídeo possuem estes dois formatos, por sinal, o nome de um é o contrario do outro.

Guilherme Silva


Como surgiram?Ambos os formatos tem a mesma função: comprimir filmes.

Caro Guilherme, ambos os termos se referem a formatos de codificação de vídeo, ou seja, codecs. Um codec é uma linguagem utilizada para “traduzir” o vídeo de uma determinada extensão para outra. Os vídeos no formato padrão dos aparelhos de DVD (MPEG) possuem uma grande qualidade, mas o tamanho de seus arquivos também é bastante elevado.

Buscando uma alternativa para tornar os filmes mais leves sem comprometer sua qualidade, a empresa DivXNetworks desenvolveu o formato DivX. Leve e eficiente, o codec foi o grande responsável pela popularização de grandes filmes pela internet, infelizmente, o código deste formato era privado. Logo, era necessário comprar o DivX Player ou programas similares, para reproduzir estes formatos.

Foi desenvolvido então outro formato similar ao primeiro com código aberto: o XviD. Desta maneira ninguém mais precisaria comprar players específicos para assistir a filmes leves e com boa qualidade, este codec seria distribuído de forma gratuita. Atualmente o formato DivX também teve seu código aberto e ambos os formatos são encontrados em players e conversores gratuitos.

Resumindo...

A diferença entre eles: muito pouca, sua função é essencialmente a mesma. As mudanças são os meios utilizados para a compressão do filme.

A similaridade do nome:
não se trata de uma coincidência. XviD foi desenvolvido para ter a mesma função do DivX, logo, seu nome também foi inspirado neste formato.

Sua aplicação: ambos os formatos têm uma função nobre e fazem com que um filme de boa qualidade ocupe uma pequena fração do tamanho original, tornando-os populares entre os conversores e players de vídeo.

A equipe Baixaki agradece as dúvidas dos usuários, afinal, elas são a matéria prima para artigos como este. Caso você também possua uma dúvida sobre computadores, internet, programas, tecnologia ou qualquer outro assunto similar, assim como o Guilherme, deixe o Baixaki lhe ajudar:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.