Aprenda como colocar capas de álbuns no iTunes

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda como colocar capas de álbuns no iTunes

O iTunes há muito tempo deixou de ser o jukebox exclusivo dos donos de aparelhos Apple. Depois de algum tempo na rede, o tocador da maçã ganhou seu espaço e hoje é utilizado por diversos usuários como tocador de música.

Além de organizar a biblioteca de músicas, o iTunes também permite a exibição da imagem da capa dos álbuns de todas as músicas presentes na biblioteca. Apesar de fazer esta tarefa automaticamente, às vezes o iTunes deixa passar algumas músicas, e essas ficam sem a imagem do CD ao qual pertencem.

Existem duas maneiras de adicionar a imagem dos CDs às músicas: manualmente ou através de programas. Confira abaixo como você pode realizar esta tarefa simples.

MANUALMENTE

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, o processo manual para inserir as artes de cada CD é mais confiável. Veja abaixo os passos a serem seguidos esta tarefa manual.

Vários arquivos ao mesmo tempo

É possível editar as informações de todas as músicas pertencentes a um mesmo álbum de uma só vez. Para isto, selecione na lista todas as músicas que desejar e utilize o atalho “Ctrl+I” para acessar as informações gerais delas.

Primeiros passos.

Na tela que aparecer você consegue editar qualquer dado das músicas, como nome do artista, álbum ao qual pertencem, Artwork (arte do CD), etc. Mais à direita é possível notar um pequeno quadrado, que diz respeito à Artwork. Clicando duas vezes sobre este quadrinho, você pode adicionar qualquer imagem presente no disco rígido.

Fácil e simples.

Uma vez que você tenha adicionado a imagem e editado as demais informações, agora é só clicar no botão “Ok” e aguarda alguns segundos para que os novos dados sejam adicionados às músicas.

Uma música por vez

Também é possível adicionar a imagem da capa de um CD para cada música individualmente. Para isto, selecione a faixa desejada e utilize o atalho “Ctrl+I” a fim de acessar as informações dessa.

Agora, na janela que surgir, basta acessar a aba “Artwork”, clicar no botão “Add” e procurar no disco rígido pela imagem desejada. Uma vez que isto tenha sido feito, clique no botão “Ok” e aguarde até que as modificações sejam realizadas.

Uma música de cada vez.

PROGRAMAS

Alguns aplicativos, como o iArtwork, localiza automaticamente as imagens do CD das músicas presentes em seu computador e as adiciona ao iTunes sem problema algum. É bem mais fácil do que alterar cada arquivo manualmente, mas a chance do programa errar é maior.

Há ainda alguns serviços que podem ser usados como complementos e facilitam muito a busca por imagens das capas de CDs. Um deles é o AllCDCovers, o qual permite o download de imagens em alta resolução e excelente qualidade.

O Album Cover Art também possui imagens de excelente qualidade, mas sua interface não é tão amigável quanto o concorrente, citado anteriormente.

Este tutorial vai ficando por aqui. Como já foi dito, existem outras maneiras de adicionar a capa dos álbuns ao iTunes, por isso se você conhece um jeito mais simples fazer isto, não deixe de comentar e ensinar aos demais usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.