Pensava que Jumpers eram os caras do filme jumper onde os cara pode se teleporta no espaço #TROLLFACE
As placas e demais componentes presente em um computador possuem centenas de circuitos, soldas, parafusos e peças pequenas que muitas vezes nem notamos, mas sem as quais o computador não funcionaria corretamente.
Os jumpers são um exemplo destas pecinhas minúsculas, mas necessárias. Um jumper é uma peça plástica que contém um pequeno filamento de metal responsável pela condução de eletricidade. De acordo com a disposição destas peças nos chamados pinos, o fluxo de eletricidade é desviado, ativando configurações distintas.
Este é o tipo de configuração que ocorre por meio físico, e não utilizando um software como é o mais comum.
Em computadores mais antigos, as voltagem e velocidade da CPU eram totalmente configuradas por meio de jumpers. Caso algum pino fosse configurado de maneira errada, as placas queimavam ou o computador ficava muito lento.
Ainda existem placas com Jumpers?
Ainda é possível encontrar alguns jumpers em placas-mãe e algumas placas de vídeo. Na placa-mãe, o controle da bateria interna, utilizada para manter data, horário e configurações em
funcionamento, ainda é feito por jumper. Assim também acontece com algumas opções de voltagem, clock e placas de vídeo, que ainda mantém sua configuração por meio destas pequenas peças.
Além das placas, os HDs, também possuem jumpers, os quais permitem configurar o disco como principal (master) ou secundário (slave) em um computador.
Por essa razão é possível ter mais de um HD conectado na máquina, pois o sistema reconhece um disco como padrão (que deve ser o que possui o sistema operacional instalado) e os demais como secundários através da posição dos jumpers.
Todo cuidado é pouco
Quando o assunto é configuração física de algum componente, é preciso ter muito cuidado. Qualquer erro que seja cometido pode prejudicar o desempenho do computador ou até mesmo danificar o componente.
Nada impede que você abra o gabinete (com o computador desligado) para observar e identificar as peças, mas só altere alguma coisa se souber exatamente o que está fazendo. Na dúvida, é melhor não arriscar!
Pensava que Jumpers eram os caras do filme jumper onde os cara pode se teleporta no espaço #TROLLFACE
Legal o artigo tirou algumas dúvidas !!não gosto muito desses Jumpers não eles são muito ruins de serem configurados por mim nenhuma placa teria essas peças !!
Vwl baixaki ja sabia do que se tratava eles tambem gavam a configuração da bios se voce aperta lo reseta a bios.
Nas placas-mãe mais antigas os jumpers tinham funções pre-definidas de acordo com a cor dos mesmos: White (branco)configura o tipo de CPU (processador) que será conectado na placa; Yellow (amarelo) seleciona a velocidade do Barramento externo (FSB), como 50, 60, 66 MHz; Red (vermelho) seleciona a voltagem interna (core) utilizada pela CPU, como 2.8 volts, voltagem esta utilizada pelo processador Pentium MMX, por exemplo. Já em muitas placas-mãe modernas o jumper de cor "red" tem como função limpar configurações gravadas na pequena memória RAM que armazena o CMOS Setup.
JUmpers?? é o Nome de um filme!!! muito interessante este tutorial me despertou a curiosidade Sobre minha Cpu,Abri e Não Encontrei nemhum Jumper talvez não tenha visto.Muito interessante oque o Gabriel Falo sobre As Entradas USB 1.0 e 2.0 Estive lendo outro tutorial no baixaki que falava sobre a entrada 3.0 que concerteza permitirá Uma Velocidade maoir na hora de passar arquivos para os dispositivos portáteis.
Informação útil para quem se interessa por hardware e não é técnico. Baixaki que tal um tutorial pra otimização de notebooks? Melhorar desempenho em jogos e outras aplicações, como utilizar todo o poder do processador e etc. Vlw Baixaki!
Muito bom esse artigo, aprendi sobre Jumpers no curso de manutenção de micros... E agora aqui! Esses Jumpers também regulam a voltagem de dispositivos USB... Dependendo do modelo o USB pode ser 2.0 (mais comuns) e 1.0 (mais antigos), o jumper regula a voltagem, 1.0 é maior que 2.0, sendo assim se não estiver configurado corretamente pode até queimar, ou trabalhar com menor velocidade.Até
Eu fiquei usando meu HD como slave durante um tempão. Depois que fui descobrir que atras dele tinha esse tal de jumper. Pesquisei e descobrir que modificando sua posição varia com que o HD trabalhasse como master. Muito bom o artigo, baixaki está de parabéns; é o top em todos os sentidos. Abraço!