ASUS apresenta edição especial da GTX 980: 'a mais rápida de todas'

3 min de leitura
Imagem de: ASUS apresenta edição especial da GTX 980: 'a mais rápida de todas'

No começo dessa semana, a ASUS havia surpreendido o mundo todo – especialmente os fãs da marca e entusiastas por placas de vídeo – com a revelação de uma edição especial de aniversário de sua GeForce GTX 980 Matrix Platinum. Esse “monstro”, recentemente analisado pelo TecMundo, é considerado o modelo top das placas de vídeo top e recebeu um tratamento especial para brilhar em competições de overclock.

É exatamente aí que reside o aspecto que mais espantou os consumidores. Uma placa já turbinada pela ASUS vai receber uma edição ainda mais especial? Dá para entender a reação daqueles que ficaram surpresos com o anúncio abaixo, que ainda provoca: “advinha só o clock do núcleo?”.

Edição especial da ASUS da GTX 980.

“ASUS GOLD20TH-GTX980-P-4GD5”

Acabando com todo o mistério, a ASUS revelou a edição de 20º aniversário do primeiro chip gráfico produzido pela companhia. De nome técnico “ASUS GOLD20TH-GTX980-P-4GD5”, a empresa garante que essa placa traz a GTX 980 mais rápida que existe.

Os destaques dela são o clock base de 1.317 MHz, o sistema de refrigeração DirectCU II com tecnologia 0dB, o sistema para descongelamento das memórias em casos extremos de overclocking e a tecnologia para regulação de voltagem digital (DIGI+ VRM) e capacitores sólidos para aguentar temperaturas extremas.

Edição especial da ASUS da GTX 980.

Especificações técnicas

  • Arquitetura: Maxwell GM204
  • Processo de fabricação: 28 nm
  • Clock base: 1.317 MHz
  • Clock turbo: 1.431 MHz
  • Núcleos CUDA: 2.048
  • Memória: 4 GB GDDR5
  • Clock de memória: 7.010 MHz
  • Interface de memória: 256 bits
  • Dimensões: 29,72 cm x 15,24 cm x 4,06 cm
  • Consumo: 375 W

Edição especial da ASUS da GTX 980.

“A GTX 980 mais rápida que existe”

O verdadeiro destaque da edição especial de 20º anos da ASUS é o clock base: 1.317 MHz. A velocidade de um GTX 980 padrão (de acordo com a própria NVIDIA) é de 1.126 MHz. No caso da Matrix Platinum, placa da ASUS analisada recentemente pelo TecMundo, esse valor sobe para 1.241 MHz. Outro número interessante para ser citado é o da GTX 980 da GALAX1.304 MHz (base) e 1.418 (boost).

O clock turbo chama ainda mais atenção: 1.431 MHz. Segundo a companhia, todos esses números são capazes de oferecer uma melhora de desempenho significativa, especialmente na execução de jogos. Os gráficos a seguir foram disponibilizados pela própria ASUS.

Diferença de desempenho da edição especial da ASUS.

DirectCUII com tecnologia 0dB

Longe de ser uma exclusividade dessa placa, o sistema de refrigeração com a tecnologia de 0 dB é algo que é lembrado pela ASUS como um destaque dessa placa. O mecanismo desliga as ventoinhas do componente em jogos menos exigentes, conseguindo manter a temperatura na casa dos 60 °C. Para games mais exigentes, os coolers trabalham, conseguindo manter a GPU dentro de temperaturas aceitáveis.

No comparativo, a ASUS compara a edição de aniversário com uma placa de referência da série AMD Radeon R9 290X. Segundo as estatísticas da empresa, a placa obtém um índice de arrefecimento 15% melhor e é até 3 vezes mais silenciosa.

DirectCUII com tecnologia 0dB.

Memory Defroster

Outro destaque da edição de aniversário da ASUS, também presente na Matrix Platinum, é o sistema Memory Defroster. Aqueles que fazem overclock em competições costumam usar nitrogênio líquido para refrigerar a placa. Isso acaba congelando o componente e causando os chamados “cold bugs”.

A temperatura extremamente baixa nos chips faz com que eles parem de funcionar, comprometendo o bom funcionamento da placa. Um switch presente nela ajuda no descongelamento, evitando os problemas dos “cold bugs”. O Safe Mode é outro recurso muito bem-vindo, permitindo restaurar as configurações de fábrica de placa ao pressionar de um botão.

Funcionamento do Memory Defroster.

Bem alimentada

Visando atender também os overclockers, essa edição de aniversário da ASUS precisa oferecer segurança e estabilidade no fornecimento de energia para a GPU. Para isso, a um sistema de 14 fases (12+2) é usado para fornecer energia para o chipset da placa, que pode consumir até 375 W.

A ASUS também dá destaque para o material utilizado na construção dos capacitores e bobinas, ressaltando que essa qualidade é capaz de oferecer uma estabilidade gráfica ideal para quem quer praticar overclocking extremo.

Edição especial da ASUS da GTX 980.

ASUS GPU Tweak

Assim como todas as outras placas da NVIDIA, essa edição de aniversário da ASUS traz o painel de controle padrão para ajuste de diversos itens diretamente nos drivers de vídeo. Entretanto, essa placa oferece um software extra para quem quer extrair um pouco mais de seu equipamento.

Esse é o ASUS GPU Tweak, software que serve tanto para monitoramento quanto para justes precisos, como no caso dos overclocks. Além disso, o programa também permite aos usuários transmitir os jogos ao vivo pela internet.

ASUS GPU Tweak.

.....

Ainda não foram divulgadas informações como preço e data de lançamento dessa belíssima placa da ASUS. O componente apresentou uma melhora significativa em relação ao modelo “tradicional” – que já bastante parrudo –, o que nos faz pensar que essa será uma edição bem limitada. Alguém ficou interessado?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.