Rumor: nova linha de chips da AMD pode incluir sucessor da Radeon R9 295X2

1 min de leitura
Imagem de: Rumor: nova linha de chips da AMD pode incluir sucessor da Radeon R9 295X2

Mais novidades a respeito da próxima linha de placas de vídeo da AMD surgiram na internet. O site 3DCenter conseguiu algumas informações que, se forem comprovadas, certamente são ótimas notícias para o mercado de GPUs.

O site afirma que os dados foram repassados por uma montadora que, é claro, não pode identificar. As informações dizem comprovar rumores mais antigos e outras novidades sobre a linha 300. Entre os principais destaques está o número de núcleos dos chips Fiji e a nova tecnologia de memória HBM.

Radeon R9 395X2 “Bermuda”

Esse modelo já foi citado antes, mas ainda não se sabe se será um novo chip ou uma versão “dual” desenvolvida para substituir o Vesuvius presente na R9 295X2;

Radeon R9 390(X) “Fiji”

Esse nome já surgiu em outras notícias e tudo indica que, se for confirmado, será a próxima placa top da AMD. Os modelos baseados nessa arquitetura podem trazer memória do tipo HBM – High Bandwidth Memory para o mercado.

Caso isso aconteça, a AMD estará com uma grande vantagem em relação à concorrência. Isso porque a NVIDIA só deve implementar esse tipo de memória na arquitetura Pascal, que deve chegar ao mercado apenas em 2016.

Radeon R9 380(X) “Grenada”

Segundo os rumores, esse chip seria uma versão aprimorada do Hawaii, lançado em 2013. Entre as melhorias estaria um gerenciamento de energia mais eficiente, além de outras otimizações internas.

Radeon R9 370(X) “Tonga”

O chip Tonga chegou na R9 285 e a AMD já tem planos de lançar a R9 285X com uma versão mais poderosa do chip. Além disso, a chegada das novas placas da NVIDIA pode ter incentivado a chegada de uma R9 370X com 3 GB de memória rodando a 384 bits.

Radeon R7 360(X) “Trinidad”

Essa arquitetura chega para substituir a Pitcairn na linha da AMD, mas até o momento tudo o que se sabe sobre o chip é que ele terá 2 GB RAM rodando a 256 bits.

O site Videocardz também aproveitou esse e outros rumores para montar uma tabela de especificações das novas placas de vídeo da AMD. Vale lembrar que nada disso foi confirmado oficialmente, porém, em lançamentos passados já pudemos conferir que muitas dessas informações costumam passar bem perto da realidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.