Especificações e benchmarks das novas placas da NVIDIA e AMD pintam na web

2 min de leitura
Imagem de: Especificações e benchmarks das novas placas da NVIDIA e AMD pintam na web
Imagem: Reprodução/WCCFTech

Não é surpresa alguma que a AMD e a NVIDIA estejam trabalhando em novas unidades de processamento gráfico, já que ambas atualizam suas placas de vídeo com certa periodicidade, mas não esperávamos vislumbrar novidades tão cedo.

Graças aos participantes do fórum Chiphell, alguns benchmarks, especificações e até mesmo imagens dos próximos chips das duas fabricantes já apareceram na web.

Não dá para confiar muito nos resultados, já que não se tratam de informações oficiais, porém os números impressionam e podem animar aos que não fizeram upgrades recentes em suas máquinas.

AMD

Primeiro, temos a informação de que as placas AMD Fiji (R9 380X) e Bermuda (R9 390X) serão fabricadas com o processo de 20 nanômetros pela Global Foundries. É válido ressaltar ainda que, por incrível que pareça, a placa mais robusta (a Bermuda XT) é que deve ser a principal da fabricante, algo que não ocorreu em gerações anteriores.

Quanto ao desempenho, as informações são de que a R9 390X (Bermuda XT) será até 65% mais rápida do que a R9 290X. A ideia é passar a concorrente (GTX 980) e ter uma boa folga de desempenho para enfrentar a próxima placa da NVIDIA. Essa nova placa da AMD ainda trará um sistema de refrigeração líquida.

NVIDIA

Quanto à NVIDIA, o que se sabe até agora é que haverá duas versões do chip GM200 (Titan 2). O primeiro será uma versão mais simples com 21 SMM (multiprocessadores de transmissão) 2.688 núcleos CUDA. Um modelo mais robusto está em desenvolvimento, mas nenhuma especificação sobre ele foi liberada.

Apesar de não haver informações reveladoras sobre o produto top de linha, o pessoal do Chiphell disse que este chip deve ser até 34% mais rápido do que a GTX 980, o que significa que ele pode ter cerca de 3072 núcleos CUDA, conforme indica o site WCCF Tech.

Benchmarks

Bom, se os números acima não falam muito, os gráficos de benchmark podem ser reveladores. Considerando os resultados obtidos a partir de 20 jogos (não foram especificados os nomes de todos os títulos), o chip gráfico GM200 em sua versão mais fraca supera por pouco o processador R9 380X. Nesta imagem, não há resultados da R9 390X e da placa top da NVIDIA.

Entretanto, nos gráficos detalhados de Battlefield 4, CoD: Advanced Warfare, Dragon Age: Inquisition, Ryse: Son of Rome e Watch Dogs: Bad Blood — todos rodando em resolução 4K —, podemos conferir que a AMD R9 390X supera a placa mais robusta da NVIDIA. Nestes cinco cenários, a placa mais simples derivada do chip GM200 supera a R9 380X.

Por ora, não podemos ter a certeza de que a AMD ficará na frente na próxima geração, até porque, mesmo que esses resultados sejam verdadeiros, estamos tratando de chips que ainda estão em desenvolvimento.

Também não é possível dizer se os nomes citados nessa matéria serão utilizados pelas fabricantes, já que elas podem tomar diferentes decisões nas nomenclaturas. Não há data específica para lançamentos, mas é possível que mais especificações e informações sobre esses produtos surjam nas próximas semanas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.