GeForce série 400, conheça os novos monstros da Nvidia

4 min de leitura
Imagem de: GeForce série 400, conheça os novos monstros da Nvidia

Os games e os gráficos 3D evoluem e aqui estamos diante de mais um salto na qualidade de ambos. Enfim são lançadas as placas gráficas GeForce com suporte para o DirectX 11 e a vários outros recursos para extrair o máximo da próxima geração de jogos eletrônicos. Especificações técnicas, detalhes sobre o lançamento e prévias do seu desempenho, conheça todos os detalhes destas feras que já são um verdadeiro sonho de consumo para qualquer gamer hardcore.

A nova geração

Não se trata apenas de uma série dentre tantas outras placas de vídeo, a linha 400 da GeForce estreia a Nvidia na arquitetura DirectX 11. Segundo a empresa, a geração “Fermi” promete no mínimo surpreender o mercado com seus avantajados dotes de processamento gráfico, físicas realistas e tomadas cinematográficas de tirar o fôlego.

GeForce GTX 470.

No quesito DirectX 11 a concorrente ATI saiu na frente, lançando modelos com suporte integral para a tecnologia no final do ano passado passado. Para correr atrás do tempo perdido, a Nvidia aposta em novos recursos físicos e em um considerável ganho em performance quando comparado aos modelos concorrentes. Agora os games mais exigentes rodarão a velocidades incríveis e acabamento impecável.

GeForce GTX 480.

Entre os principais atrativos do DX 11 estão os novos efeitos que simulam interações e movimentação física e a tesselagem. Esta é a capacidade de subdividir texturas em polígonos menores para ampliar o detalhamento e diminuir as arestas. Ao se aproximar de um determinado objeto, sua complexidade se multiplica para aprimorar o realismo. Clique aqui para saber mais das novidades do DirectX 11.

A fera mostra suas garras!

Motor NVIDIA PolyMorph

A nova geração de placas GeForce implementa a primeira arquitetura de geometria escalável do mundo com até 16 motores de tesselagem em uma única GPU. Esses motores oferecem um desempenho revolucionário no mais importante dos recursos gráficos do DirectX 11, a tesselagem acelerada pela GPU. As arestas dos blocos são suavizadas e os principais elementos ganham um acabamento fantástico à medida que a câmera se aproxima do objeto.

Tesselagem

Anti-Aliasing de 32x

Outra novidade da geração Fermi é o maior nível de antisserrilhamento da história dos games. A técnica de Anti-Aliasing (que divide o serrilhado dos pixels em partes menores) subiu de 16x das gerações anteriores para 32x na atual, resultando em imagens de altíssima qualidade sem comprometer a taxa de quadros do jogo (FPS).

Anti-Aliasing de 32x

Arquitetura de última geração

Física em tempo real

Graças ao novo NVIDIA GigaThreadTM, as trocas entre o processamento gráfico e as interações físicas ocorrem 10 vezes mais rápido. Isso permite que efeitos avançados de partículas, fluidos e turbulência sejam renderizados em tempo real. Com isso o realismo proporcionado pelo NVIDIA PhysX é elevando a um novo patamar.

A GPU ajuda na física do game.

Imagens cinematográficas

A tendência dos games é utilizar cada vez mais o visual cinematográfico proporcionado pelos efeitos de transparência, blur, sombras leves e profundidade de campo. Pois tais processos são executados até 20 vezes mais rapidamente na geração Fermi do que na anterior.

Efeitos realistas.

Traçado de raios luminosos

O futuro dos jogos digitais está no dinamismo da luz e, para tal, seguir o caminho dos raios luminosos é essencial. A série 400 traz pela primeira vez ao mercado o traçado de raios interativos, oferecendo uma ideia do que será o realismo visual dos games em alguns anos. Graças a este recurso é possível criar imagens fotorrealistas com qualidade espetacular.

Simulação do traçado da luz.

Imersão 3D

Para os jogadores que não estão de brincadeira quando o assunto é máxima performance, o NVIDIA 3D Vision Surround é uma forma de prolongar uma experiência 3D estéreo ao longo de três monitores. Em uma configuração NVIDIA SLI e com ajuda de óculos especiais, a sensação de imersão dentro do ambiente 3D promete ser espetacular.

Amplie sua área de game em 3D.

Especificações e performance

Alguns meses de atraso em relação aos modelos equivalentes da ATI valeram a pena, as configurações da GeForce GTX 470 e da GeForce GTX 480 impõem respeito:

GeForce GTX 470

É inevitável a comparação da 470 com o modelo Radeon HD 5850 da ATI. Perceba que o consumo de energia dos modelos Nvidia está um pouco acima dos concorrentes (37 W a mais). Por outro lado, testes em benchmarks revelam uma performance de 5% a 10% superior para a GeForce GTX 470.

GeForce GTX 480

Já o consumo de energia da GeForce GTX 480 deve variar entre os 250 a 295 watts, praticamente a mesma do modelo HD 5970 da ATI. A exemplo da potência energética, o desempenho da 480 promete ser equivalente a 5970, resta saber como os games que fazem uso do NVIDIA PhysX vão se comportar com a nova plataforma.

Prepare o bolso!

Os preços das novas placas parecem até convidativos, lembrando que o valor anunciado está em dólar e no território norte-americano. O jogador brasileiro que pretende adquirir uma destas pode reservar R$ 1.300 para uma GTX 470, ou algo em torno de R$ 2.000 para o modelo GTX 480.

Além do valor atribuído pelos impostos e custos de importação, os primeiros modelos a serem comercializados agregam os custos de desenvolvimento do produto, comuns a todo lançamento em hardware.

Nvidia ou ATI

“Tecnologia vs. preço”, esse deve ser o lema da disputa pelo mercado atual de placas gráficas. Se por um lado a data de lançamento tardia dos modelos Nvidia contribui para seu elevado preço de estreia, por outro deu à empresa tempo necessário para desenvolver tecnologias diferenciais.

O desempenho dos modelos de ambas as marcas é bastante similar, mas testes aprofundados ainda não foram divulgados. Em pouco tempo a poeira da largada deve baixar e revelar quem leva a melhor na disputa. O mínimo que se pode afirmar é que a nova série da GeForce é capaz de uma performance monstruosa e que a briga não vai ser fácil.

Boatos falam a respeito de placas GeForce da série 400 com dois chipsets, multiplicando a potência e os custos do hardware. Será que uma destas daria conta de rodar seu game favorito?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.