Instalar drivers da placa de vídeo sem tirar os antigos dá pau?

2 min de leitura
Imagem de: Instalar drivers da placa de vídeo sem tirar os antigos dá pau?

Encontrar problemas ao usar uma placa gráfica offboard é algo comum para os jogadores que costumam usar sempre o mesmo driver. Os softwares que garantem a compatibilidade entre o sistema operacional e o hardware precisam ser atualizados sempre, pois eles trazem correções e melhorias para os novos jogos que são liberados mensalmente.

Acontece que até mesmo esse simples processo gera algumas dúvidas para os usuários. É comum ver tópicos em diversos fóruns questionando se a instalação de um novo driver requer a desinstalação antecipada da versão antiga. Nem a AMD, tampouco a NVIDIA comentam a respeito disso, pois os procedimentos são simples e não deveriam gerar tantas dúvidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Novas placas requerem novos drivers (Fonte da imagem: Reprodução/AMD)

Como poucos se pronunciam, o Tecmundo entra em cena para desvendar mais uma questão intrigante. Afinal, instalar drivers da placa de vídeo sem tirar os antigos dá pau?

Quando devo instalar uma nova versão dos drivers?

De preferência, sempre! Não importa se sua placa gráfica é do tipo onboard ou offboard, pois as atualizações de drivers garantem o melhor funcionamento do hardware tanto na execução de jogos quanto no uso do sistema operacional no cotidiano.

AmpliarMelhorias em diversos jogos (Fonte da imagem: Reprodução/AMD)

As correções lançadas a todo instante garantem melhorias no uso de múltiplos monitores, no suporte às diversas resoluções e em diversos outros pequenos problemas que podem aparecer aleatoriamente. Claro, muitas vezes, você não vê necessidade em atualizar os drivers, ainda mais se a placa gráfica está trabalhando bem. Porém, vale lembrar que a simples instalação de um novo software pode garantir melhor desempenho em games e outros aplicativos.

O que acontece se eu não desinstalar o antigo?

Partindo do pressuposto que você vai instalar os drivers na pasta padrão que a fabricante indica, nada deve acontecer se você não desinstalar o software antigo. Os gerenciadores de instalação da AMD e da NVIDIA vêm configurados para substituir todos os arquivos que estão presentes nas pastas de destino.

Assim, você pode ter problemas apenas se decidir inventar moda. Alterar a pasta-padrão do driver pode fazer com que dois softwares fiquem instalados simultaneamente. Isso não seria um problema se estivéssemos tratando de um aplicativo qualquer. Porém, não deve haver múltiplos drivers da placa de vídeo, pois se executados simultaneamente eles podem gerar problemas diversos no uso do sistema operacional e na execução de games.

Desinstale nas seguintes situações

Em alguns casos, é preciso desinstalar os drivers antigos. A instalação de softwares em versão Beta, por exemplo, requer a desinstalação do atual programa da placa de vídeo. Isso porque os drivers em fase de testes podem conter arquivos extras ou com outros nomes que entrarão em conflito quando executados simultaneamente com o aplicativo anterior da placa gráfica.

AmpliarDriver em fase de testes (Fonte da imagem: Reprodução/NVIDIA)

Outra situação que exige a desinstalação é quando você precisa instalar um driver específico para executar determinado jogo. Nesses casos, é importante você guardar o arquivo de instalação do driver atual da placa de vídeo, desinstalar o driver por completo e, por fim, instalar o software especial para o game que você tanto quer jogar.

Resumindo...

Enfim, não é necessário desinstalar o driver da placa gráfica para instalar um novo. A remoção da versão antiga pode ser útil, mas, na maioria das vezes, é um processo dispensável. Caso você vá remover o software, lembramos que é preciso excluir também pastas temporárias e outras sujeiras. Para isso, vale usar um aplicativo como o Revo Uninstaller.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.