Quais são as diferenças entre o DirectX 9.0c e o DirectX 10?

3 min de leitura
Imagem de: Quais são as diferenças entre o DirectX 9.0c e o DirectX 10?

Alguns pensam não haver grande diferença, outros garantem que os gráficos são idênticos, porém usuários e profissionais que realmente entendem do assunto sabem apontar tudo o que muda com última versão do DirectX. Se você é novo na área da informática e sempre teve algumas dúvidas referentes à tecnologia mais aprimorada para jogos de computador, talvez seja a hora de conhecer os destaques da nova versão.

Partículas mais realistas

Você já percebeu que os jogos mais recentes trazem muito mais além dos cenários simples e dos personagens com pouca quantidade de detalhes? Pois é, os cenários que antes eram compostos por objetos sem acabamentos e elementos longe da realidade, agora estão ganhando uma enorme quantidade de aspectos que aproxima os gráficos do que se vê no mundo real.

Um bom modo de exemplificar a grande mudança do DirectX é observar os pequenos detalhes, aos quais os desenvolvedores se apegaram. Nos novos cenários, os jogos trazem efeitos de iluminação realistas (como a luz irradiada pelo Sol que atravessa as nuvens), partículas minúsculas que estão presentes no ar (em Assassin’s Creed é possível visualizar até mesmo a poeira que o vento espalha).

Comparação de Age of Conan: Luminosidade impressionante

Legenda: Jogo rodando com DirectX 9.0c à esquerda e com DirectX 10 à direita.

Simulações quase perfeitas da água são fatores cruciais em muitos games atuais. Em jogos como Crysis, a água diminui a velocidade de tudo que tenta atravessá-la, seja luz, tiros, ou até mesmo o personagem.

Diferença notável na comparação do jogo Flight Simulator X

Legenda: Jogo rodando com DirectX 9.0c à esquerda e com DirectX 10 à direita.

Os personagens também sofreram grandes mudanças. Atualmente os rostos dos protagonistas trazem uma quantidade de detalhes impressionantes. Rugas, sardas, pintas, um grande número de fios de cabelo, movimentos dos olhos e muitos outros detalhes levam o jogador a crer que tudo é quase real.

Texturas foram aprimoradas

As texturas que compõe os diversos objetos dos jogos são criadas separadamente, para posteriormente serem aplicadas por sua placa de vídeo. O DirectX é o grande responsável por interpretar de que maneira determinadas texturas devem ser aplicadas. No entanto, com a chegada da nova versão do DirectX, as texturas parecem mais reais, isto porque, as novas instruções que o aplicativo traz incluem modos diferentes — e aprimorados — para processar as texturas. Confira o vídeo abaixo para ter uma idéia da diferença entre as versões de DirectX.

Falando em linguagem técnica

Evidentemente, os exemplos supracitados são apenas para mostrar com clareza as novidades da nova versão do DirectX. Todavia, para quem entende, termos como Shader Model, DirectDraw, Direct3D e muitos outros parecem estar faltando nesse texto. Na verdade, esse nomes esquisitos realmente fazem parte do pacote DirectX e a grande maioria sofreu alterações, porém, não há necessidade de explicar tudo isso neste artigo, visto que muitos jogadores não entendem bem do funcionamento dos games, e tudo isso só confundiria a cabeça da grande maioria.

Games e placas que suportam o DirectX 10

Vários títulos já vem com suporte a nova versão do DirectX, alguns deles são: Crysis, Gears of War, Assassin’s Creed, Devil May Cry 4, BioShock, Crysis Warhead, Far Cry 2, Lost Planet, Unreal Tournament 3, World in Conflict (veja o vídeo abaixo que mostra o que o game pode reproduzir utilizando o DirectX 10) e muitos outros.

Placas de vídeo das duas principais fabricantes possuem suporte total ao DirectX 10, porém,apenas as versões mais recentes de placas conseguem executar os jogos com essa tecnologia. Veja quais placas vem equipadas para atuar com o novo DirectX: Placas NVIDIA GeForce série 8, 9 e GTX e placas AMD ATI Radeon série HD2000, HD3000 e HD4000.

Como instalar o DirectX 10?

Não é necessário instalar o DirectX 10, pois ele já vem instalado junto com o Windows Vista. Para os usuários do Windows XP, somente o DirectX 9.0c está disponível, e ao que tudo indica, não será lançada versões mais recentes para o sistema, visto que a Microsoft pretende descontinuar a venda do sistema. Apesar da Microsoft não lançar uma atualização para o Windows XP, muitos usuários conseguem burlar o bloqueio criado pela empresa e instalam a versão 10, contudo, tal tarefa é ilícita e ainda arriscada — pois pode causar danos ao seu sistema.

O futuro do DirectX

Talvez alguns já saibam, mas para quem ainda não leu as novidades, a Microsoft lançou junto com o Service Pack 1 (do Windows Vista) a versão 10.1 do DirectX. Isso mesmo, novos aprimoramentos estão disponíveis nesta versão, entretanto, não há jogos ou softwares que utilizem a nova tecnologia.

O futuro real do DirectX deve chegar junto com o Windows Seven. A versão 11 está em desenvolvimento pela Microsoft e, segundo especulações, estará disponível na versão final do sistema, entretanto, tudo isso ainda está longe de acontecer, visto que nem mesmo há placas que ofereçam suporte a nova versão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.