Como saber se você comprou cartucho pirata para sua impressora

2 min de leitura
Imagem de: Como saber se você comprou cartucho pirata para sua impressora
Imagem: TecMundo

Segundo a HP, 90% das pessoas que compram cartuchos de impressão piratas são enganadas. Ou seja, não sabem que estão “levando gato por lebre”. Isso acontece pelo fato de os falsificadores estarem usando técnicas avançadas para tornar seus produtos cada vez mais parecidos com os originais.

Sendo assim, apenas 10% de consumidores sabem que estão adquirindo itens piratas e o fazem pelos mais variados motivos, e o maior deles nem sempre é o preço. Segundo verificou a fabricante, muitos dos produtos falsificados têm valor igual ou muito similar ao dos originais. Isso porque, em muitos casos, são vendidos por lojas conhecidas e são infiltrados nas prateleiras por distribuidoras não confiáveis. Nesse caso, manter um preço similar ao oficial é um disfarce e também rende mais lucro.

Mas como é possível saber se o cartucho que você comprou é ou não original? Essa pergunta é muito válida, até porque quem paga o preço cobrado pelas fabricantes de impressora pelos suprimentos quer um produto de qualidade. A HP nos ensinou a verificar alguns detalhes na hora de comprar um cartucho, e nós vamos repassar esse conhecimento para você.

Passo 1

A primeira coisa a ser observada é o selo de segurança. Atualmente, há duas gerações desse selo nos cartuchos da HP à venda (o do meio e o da direita), e ambos contam com efeitos holográficos: incline o selo da caixa na vertical e verifique se os ícones estão se movendo em direções opostas. Faça a inclinação agora na horizontal e veja se eles se movem na mesma direção desta vez. Se os movimentos não baterem com esse esquema, o cartucho é falso.

Selos com efeitos holográficos em movimento na vertical

Passo 2

É possível ainda verificar o código alfanumérico do selo em http://hp.com/go/ok ou escanear o QR Code (quando houver) no seu smartphone. Se o cartucho for falso, o site vai avisar.

Passo 3

É interessante observar a qualidade da caixa em que o cartucho vem. A HP confirmou ao TecMundo que faz o envio desses suprimentos para suas distribuidoras com muito cuidado para que as embalagens cheguem intactas ao consumidor. Portanto, se elas estiverem amassadas, rasgadas, com cola ou com cor das imagens fraca ou “embaçada”, não compre essa unidade. É provável que ela tenha sido infiltrada em um carregamento de originais. Se a caixa for feita em um papel muito mole, também desconfie.

***

Esses procedimentos são válidos apenas para os cartuchos da HP, uma vez que cada marca possui seus próprios métodos de segurança. Sendo assim, fique de olho nesses itens quando for a uma loja física e, quando comprar online, só o faça em sites confiáveis para não correr riscos de ser enganado.

O TecMundo viajou à cidade de Puebla, no México, a convite da HP para o Fórum Antipirataria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.