Atenção! A pirataria acabou de chegar aos processadores para PCs desktop

1 min de leitura
Imagem de: Atenção! A pirataria acabou de chegar aos processadores para PCs desktop

A pirataria é um mal que assola vários segmentos do mercado há muito tempo. No entanto, parece que essa prática acaba de chegar a uma categoria pouco provável e que dificilmente imaginaríamos ser possível: processadores para computadores desktop.

Segundo relata o site WCCFTech, chips antigos da AMD estão sendo comercializados como se fossem novos, enganando vários consumidores com preços atraentes e ótimas condições de pagamento. A aparência, infelizmente, não consegue entregar a fraude, mas a quantidade de pinos e o tipo de encaixe – também chamado de socket –, detalhes que geralmente só são verificados depois da entrega do produto, acabam denunciado a pirataria.

Processador original e falsificado e a diferença nos pinos.

Como são os processadores piratas?

Ao contrário do que alguns podem pensar, os casos de pirataria envolvendo processadores não é fruto de mal entendido na hora compra. Os consumidores realmente escolhem determinado modelo conscientes de suas necessidades, mas recebem algo que apenas “parece ser” o que precisam.

Toda a carcaça do chip, inclusive o dissipador de calor, é confeccionada para imitar o modelo escolhido pelo consumidor. Além disso, até mesmo o selo holográfico impresso no processador está sendo imitado, o que passa ainda mais a impressão de ser um produto original.

A fraude pode ser identificada por causa da diferença no socket, o encaixe do processador.

Como identificar a fraude?

Segundo a fonte, por enquanto os processadores piratas podem ser identificados por causa da incompatibilidade de socket e quantidade de pinos. No final das contas, o chip falso simplesmente não vai encaixar na placa-mãe do consumidor, revelando imediatamente a inconsistência. Nesses casos, a recomendação é não forçar o encaixe para evitar possíveis danos nos componentes envolvidos.

A AMD já foi informada, mas ainda não se manifestou sobre o assunto. Portanto, se você estiver pensando em comprar processadores pela internet, recomendamos o máximo de cuidado, além da leitura das nossas dicas de segurança para compras na web.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.