Game of Thrones bate recorde de pirataria

1 min de leitura
Imagem de: Game of Thrones bate recorde de pirataria

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Game of Thrones detém atualmente um recorde mundial não exatamente lisonjeiro. O primeiro episódio da nova temporada da série conseguiu a “façanha” de ser baixado mais de 1 milhão de vezes por piratas mundo afora — e isso apenas dois dias após a sua exibição na HBO.

De acordo com o site Torrent Freak — que rastreia downloads e uploads do BitTorrent —, algumas horas após o primeiro arquivo ser disponibilizado no site, mais de 163 mil pessoas já compartilhavam o mesmo torrent. De fato, o “enxame” de pessoas compartilhando o episódio conseguiu bater o recordista anterior, Heroes, que havia mantido mais de 144 mil fontes simultâneas de um único arquivo.

Ainda segundo o site, outras 110,3 mil pessoas compartilhavam uma cópia do episódio, enquanto 52,8 mil baixavam. Além disso, a publicação também destacou que os EUA são a fonte mais “pródiga” de downloads, com 12,9% de todos os episódios baixados. Reino Unido e Austrália aparecem, respectivamente, em segundo e terceiro lugar, com 11,5% e 9,9%.

“A pirataria não nos atrapalha”

Game of Thrones é uma série particularmente afeita aos recordes pouco lisonjeiros da pirataria. De fato, a série foi também a mais pirateada de 2012. Os produtores do programa, entretanto, não parecem demonstrar muita preocupação.

Embora nenhum dos responsáveis pela série tenha se manifestado em relação ao novo recorde, vale lembrar que, há pouco mais de um mês, o diretor da adaptação, David Petrarca, afirmou que a pirataria não chega a ser um problema. Na verdade, além de garantir que os downloads ilegais não afetam o sucesso de Game of Thrones, Petrarca ainda insinuou que a exposição pode até mesmo ser benéfica para a marca, criando um “buzz cultural”.

Game of Thrones tornou-se rapidamente um dos programas televisivos mais populares da atualidade — sendo um sucesso praticamente sem precedentes para a tradição “capa e espada”. O programa se baseia na série de livros “A Song of Ice and Fire”, de George R. R. Martin, e encontra-se atualmente em sua terceira temporada no canal HBO.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.