Baixar álbuns via torrent aumenta as vendas da indústria musical

Estudo de universidade norte-americana demonstra que o compartilhamento de arquivos de música pela internet pode aumentar a venda de álbuns.
  • Visualizações9.919 visualizações
Por Felipe Arruda em 17 de Maio de 2012

Diferentemente do que imaginávamos, a pirataria pode ser benéfica

Apesar de tudo, a pirataria pode ser benéfica (Fonte da imagem: iStock)

Diferentemente do que muitos esperam, a pirataria pode estar ajudando a indústria musical. De acordo com o site Torrent Freak, o compartilhamento não autorizado de arquivos via BitTorrent influencia, diretamente, no aumento dos números de venda dos álbuns oficiais. Quem afirma é um dos pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, que realizou um estudo sobre o assunto.

Durante o período de maio de 2010 a janeiro de 2011, o professor assistente Robert Hammond monitorou as estatísticas de download de discos que vazaram antes de seus lançamentos. Depois, ele comparou os índices de venda dos mesmos álbuns e encontrou o que pode ser uma relação entre as duas atividades.

“As descobertas sugerem que o compartilhamento de um álbum beneficia a sua venda. Não encontrei qualquer evidência de efeitos negativos, com qualquer instrumento ou especificação”, diz Hammond. O artigo, intitulado “Profit Leak? Pre-Release File Sharing and the Music Industry”, pode ser lido pelo Scribd. No total, foram consultados 1.095 álbuns de 1.075 artistas.

Fonte: Torrent Freak



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!