6 editores de imagem online para você não depender do Photoshop

5 min de leitura
Imagem de: 6 editores de imagem online para você não depender do Photoshop

O Photoshop é a ferramenta mais completa e famosa de edição de imagens, tendo o seu nome inclusive se tornado um sinônimo de retoques em fotografias. Falar que alguma imagem está "photoshopada" é o mesmo que dizer que ela foi modificada, não importando o software que foi usado para isso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A quantidade de ferramentas que esse aplicativo possui, para as mais diversas finalidades, faz com que encontrar um substituto completo para ele seja uma tarefa dificílima — se não impossível. No entanto, a verdade é que  grande parte dos usuários não chega a utilizar todas as funções do Photoshop, principalmente as mais avançadas.

Dessa forma, achar um substituto para o editor da Adobe pode não ser um desafio tão grande, visto que muitos softwares — e até, no caso dessa lista, serviços online — compartilham várias das ferramentas principais do Photoshop e permitem que você edite as suas fotografias gratuitamente ou pagando bem pouco.

Veja nessa lista uma seleção de serviços online que permitem trabalhar com layers, aplicar filtros, fazer edições localizadas e muito mais!

Pixlr

É impossível falar de substitutos online para o Photoshop sem citar o Pixlr, que é uma das melhores ferramentas gratuitas de edição de imagens. Ele tem um visual que lembra bastante as primeiras versões do editor da Adobe, inclusive com os botões separados em caixas, que podem ser movidas por toda a janela.

Com este programa, você pode fazer edições diversas e até bem complexas. Ele permite o uso de várias camadas, tem modos de mesclagem, máscaras de edição e tem muitas outras ferramentas que o tornam um dos preferidos de quem edita fotografias no navegador.

Uma das únicas grandes faltas do Pixlr é não contar com métodos efetivos e mais simples de seleção manual, como a caneta do Photoshop ou uma ferramenta semelhante ao laço magnético. Fora isso, ele permite mexer nos níveis, curvas, balanço de cor e muito mais!

Fotor

O Fotor pode até ser considerado menos completo do que o Pixlr, porém ao começar a usá-lo dá para perceber que são serviços bem diferentes e com propósitos distintos. Por exemplo, o Fotor é mais voltado para a edição automática, com ferramentas que precisam de poucos ajustes extras.

Porém, mesmo assim é possível criar resultados incríveis usando esse editor, especialmente em retratos. O diferencial do Fotor é que ele tem uma área especialmente voltada para a edição de retratos, com ajustes específicos para maquiagem, remoção de espinhas e imperfeições e até aplicação de batom!

Algumas funções do Fotor estão disponíveis apenas para assinantes, porém esse serviço de cobranças ainda está em Beta e, por enquanto, não tem nem valores fixos. Eventualmente, ele vai passar a cobrar por essas ferramentas extras, porém atualmente basta fazer o login no site e aproveitar!

Sumo.Fm

O Sumo.Fm tem uma característica muito interessante: ele tem um conjunto de formas e traçados diferentes para criar ilustrações e gradientes sobre as suas imagens. Além disso, é possível editar usando layers, criar seleções que você pode distorcer, ajustar níveis, curvas, cores e muito mais!

Você também encontra filtros de diferentes tipos, entre eles 3D, desfoque, distorção, detecção de arestas, efeitos de luz, ruído, conversão em pixel e textura. Todos eles estão disponíveis no menu “Filtros”, na parte de cima da janela. Se você quiser, pode combinar esses efeitos em vários layers diferentes com a ajuda dos diferentes modos de mesclagem.

Além de editar fotografias, ele tem opções interessantes de desenho e pintura e permite a criação de verdadeiras obras de arte utilizando ilustração e fotos. O Sumo.Fm é um serviço que está em constante atualização, portanto você pode esperar novas funcionalidades em breve!

PicMonkey

De todos os serviços dessa lista, é muito possível que esse seja o mais simples de todos, principalmente para quem não quer pagar pela utilização de um editor online. Ele é inteiro baseado na edição por filtros e ajustes de um clique só, mas permite que você trabalhe com máscaras de ajuste para aplicar os efeitos de maneira seletiva.

O serviço lembra bastante o Picnik, um antigo editor nesses modelos que foi posteriormente comprado pela Google. Portanto, se você sente falta desse serviço, o PicMonkey pode ser de grande ajuda! Além dos efeitos de um clique, você pode aplicar maquiagem e fazer retoques estéticos em retratos, fazer colagens com textos, usar elementos de design e muito mais.

O PicMonkey é gratuito, mas alguns efeitos, stickers, fontes e ferramentas são reservados para usuários Premium. Você pode assinar por mês ou por ano — pagando 4,99 ou 33 dólares, respectivamente.

Adobe Photoshop Express

Quando o assunto é edição de imagens, poucas empresas são tão especializadas quanto a Adobe. O Photoshop Express é um exemplo disso, sendo uma ferramenta extremamente simples, mas com uma qualidade final que impressiona bastante.

Este serviço é baseado em filtros de texturas e efeitos automáticos, mas é bem diferente dos outros da lista. Você escolhe um tipo de ajuste e ele dá várias possibilidades de configuração para aquela ferramenta; dessa forma, quem não sabe configurar esses ajustes manualmente tem a possibilidade de usá-los de maneira simples.

Não é preciso pagar para usar este serviço e nem ter uma conta da Adobe — mas, se você já tiver uma assinatura dos produtos da marca, pode fazer login e abrir as suas imagens salvas na nuvem, em qualquer computador.

iPiccy

Esse serviço se destaca pela quantidade de opções de ajuste personalizado que ele traz. São dezenas de ferramentas separadas para controlar o balanço de cor, os tons, a equalização, os níveis e curvas, a saturação e muito mais. Dessa forma, você não precisa depender só de filtros prontos, sendo possível criar o seu visual próprio.

Ele traz filtros e efeitos de um clique também, mas esse não é o forte do serviço — esses ajustes são mais simples e não possuem máscara de edição, como acontece com o PicMonkey, por exemplo. Dessa forma, o iPiccy se destaca pelas ferramentas mais avançadas, permitindo inclusive o uso de layers para criar fotos que simulam dupla exposição.

Vale a pena fuçar nos efeitos de mesclagem do iPiccy e em todas as opções avançadas que ele possui; você vai se surpreender com o que é possível fazer com os vetores, máscaras e camadas. Misture edição de foto e elementos de design e crie cartazes, cartões e fotografias com um visual profissional!

ADOBE SPARK

A ideia do Adobe Spark não é substituir o Photoshop, mas disponibilizar o acesso ao processo criativo de maneira intuitiva, sobretudo às pessoas que não possuem o domínio de sofisticadas técnicas de edição de imagem.

A plataforma é bastante simples, mas completa, quando se trata de aplicar filtros e efeitos em fotos, escolher paletas de cores, girar, espelhar, fazer montagens. Você ainda pode  redimensionar as imagens, deixando-as adequadas para qualquer mídia social - sem cortes ou perda de qualidade -, além dos tradicionais ajustes de brilho, nitidez, saturação.>

O Adobe Spark é gratuito, pode ser acessado do seu computador pessoal, tablet e smartphone Android ou iOS."

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.